Pular para o conteúdo principal

Jornada Cultaa

criado em - atualizado em

 

Crédito - Maira Gomes

Foto: Maiara Gomes

 

A Jornada CULTAA, integra o Programa CULTAA - Cultura e Articulação de Aprendizagens, que tem como foco as diversas aprendizagens fomentadas a partir das capacidades culturais e como elas se relacionam com outros direitos sociais, a fim de contribuir para o desenvolvimento integral do cidadão e da própria cidade.

 

A Jornada consiste na realização de atividades  temáticas, e busca divulgar, fortalecer, ampliar e articular as políticas e os processos formativos presentes em todo Sistema Municipal de Cultura, promovendo a coordenação interna dos projetos desenvolvidos pela Fundação Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura. Ela se projeta a fim de garantir o fomento da Cultura e dos direitos culturais na capital mineira, por meio de diálogos, articulações e parcerias entre diferentes esferas. Ademais, com a promoção de espaços de aprendizagens, o programa visa estimular a materialização dos saberes e vivências, contribuir para a formação artística e com o incremento dos projetos culturais já presentes na cidade, assim como a implementação de novos projetos e ações.


 

II JORNADA CULTAA (2023)


 

A II JORNADA CULTAA, Fortalecendo Identidades: Lançamento do livro Jardins do Sagrado, é um conjunto de atividades temáticas que tem como centralidade o lançamento da obra desenvolvida pela PBH, em parceria com a UFMG, que busca divulgar e apoiar a preservação dos saberes ancestrais dos povos tradicionais, além de dar visibilidade aos modos de vida e práticas cotidianas das tradições afro-brasileiras e indígenas.
 


 

Igor Cerquira

Foto: Igor Cerqueira

 

A Jornada CULTAA  é uma ação do Programa CULTAA - Cultura e Articulação de Aprendizagens, criado pela Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional, da Secretaria Municipal de Cultura, em 2021, para promover a articulação intersetorial, baseando-se no desenvolvimento de capacidades culturais que dialoguem com processos formais e não formais de aprendizagens. 

 

A segunda edição do evento,  propõe a interlocução entre as práticas acadêmicas e as sabedorias populares e tradicionais, ampliando as discussões sobre a relação entre a escrita e a oralidade e as formas de elaboração dos saberes nas comunidades de terreiros e povos indígenas, por meio do lançamento do Livro Jardins do Sagrado, um dos desdobramentos do  Projeto “Jardins do Sagrado: cultivando insabas que curam” idealizado, em 2019, pela Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal  de Cultura,  junto ao Programa Saberes Transversais da UFMG. 

 

Além do lançamento da publicação, que tem como autores mestres e mestras de comunidades reconhecidas como patrimônio cultural de Belo Horizonte e referências indígenas na capital e no estado, haverá rodas de conversa, palestras e oficinas. 

 

A RodaBH de Poesia, conduzida pela poeta Nívea Sabino e com participação de poetas convidados, encerra a programação em um encontro performático em torno da poesia falada, a oralidade/corpo/vivência.

 

Igor Cerquira

Foto: Igor Cerqueira

 

A II Jornada CULTAA - Fortalecendo Identidades: Lançamento do livro Jardins do Sagrado aconteceu nos dias 17 e 18 de Novembro de 9h às 21h, na FUNARTE MG - Rua Januária, 68 - Centro, Belo Horizonte - MG

 


 

I JORNADA CULTAA (2022)

 

Foto: Selo Jornada Cultaa

 

A I Jornada CULTAA, realizada em novembro de 2022 no Teatro Marília, teve por objetivo fomentar os diálogos e articulações realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura com a sociedade civil, organizações públicas, privadas e do terceiro setor de Belo Horizonte, a fim de estimular e reforçar maiores vínculos entre processos de aprendizagens, as políticas culturais e demais direitos sociais, levando-se em consideração o papel central da Cultura na promoção do desenvolvimento estratégico, integral e plural dos cidadãos.

 

Foram três dias de encontro que se estruturaram em dois eixos principais: Diversidade Cultural e Promoção de Direitos e Direitos Culturais, Saberes Acadêmicos e Saberes Praticados. A partir desses eixos, buscou-se estreitar as relações da Cultura com demais direitos sociais e políticas públicas setoriais de Belo Horizonte, como também reforçar o entendimento de que a cidade é um processo educativo, na qual as atividades culturais contribuem para a transformação das experiências em significados, que reforçam as identidades dos indivíduos e dos próprios centros urbanos.

 

Em 2022, foram 109 participantes entre Professores(as), Diretores(as), agentes educativos, técnicos, analistas, arte educadores, agentes públicos(as) e pessoas interessadas nos campos da educação, cultura, assistência social ou ainda interessados(as) na construção da política pública municipal.

 

ROTA HISTÓRICO PATRIMONIAL ZONA CULTURAL PRAÇA DA ESTAÇÃO NA I JORNADA CULTAA

 

Foto:Teodora Velloso - Escadaria de acesso à Estação Central do Metrô - Rota Histórico Patrimonial 2022

Foto:Teodora Velloso 
 

Como parte da programação da I Jornada CULTAA, foi realizada a “Vivência de Encerramento da Jornada CULTAA:  Rota Histórico Patrimonial ZCPE e Vivências de Novas Aprendizagens”.

 

A Rota Histórico Patrimonial ZCPE foi inspirada na conexão entre as narrativas vividas e imaginadas desse território de interesse cultural que guarda parte da formação histórica e da memória de Belo Horizonte. A Praça Rui Barbosa, popularmente conhecida como Praça da Estação, é parte do conjunto urbano protegido por tombamento pela política pública de proteção ao Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Entretanto, a importância patrimonial do Território Zona Cultural Praça da Estação, está diretamente vinculada à história e importância dos sujeitos, que vivem, sentem, experimentam e fazem uso deste espaço.

 

Assim, a Rota Histórico Patrimonial volta-se para a história das edificações e dos sujeitos, em que o material e o imaterial são portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos grupos formadores da ZCPE.

 

Assista ao vídeo e conheça mais! 

CLIQUE PARA ASSISTIR

 

Saiba mais também no site Zona Cultural Praça da Estação: portalbelohorizonte.com.br/zonaculturalpracadaestacao
 

 

Mais informações e contato:  

  • Secretaria Municipal de Cultura - SMC
  • Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional - DDAI
  • Tel.: 3277 46- 30
  • E-mail: dai.smc@pbh.gov.br