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Avaliação de Desempenho por Competências

atualizado em 19/11/2019 | 11:51

 

Desde 2017 a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, através da Subsecretaria de Gestão de Pessoas – SUGESP/SMPOG vem trabalhando na revisão e modernização dos processos de avaliação de desempenho e, a partir de 2019, implantou um novo modelo de avaliação de desempenho: a Avaliação de Desempenho por Competências.

 

Veja aqui a cartilha com os princípios do novo modelo da Avaliação de Desempenho.

 

Além disso, houve um grande avanço no processo da avaliação de desempenho que será feito por meio eletrônico, através do portal do servidor, garantindo agilidade e segurança em todas as etapas previstas.

 

No novo modelo, serão considerados três tipos de competências:

  • Competências essenciais: são aquelas comuns a todos os servidores e empregados públicos, independente de seu cargo, função ou órgão de lotação.

  • Competências gerenciais: são aquelas que todos os gestores devem possuir para garantir seu alinhamento aos objetivos governamentais.

  • Competências específicas: são aquelas comuns a determinado cargo ou função.

 

O objetivo principal da Avaliação de Desempenho por Competências será a obtenção de um diagnóstico fidedigno das “lacunas" que precisam ser preenchidas pelos servidores, empregados públicos e gestores, no tocante às competências necessárias ao exercício de suas atividades a fim de subsidiar ações de desenvolvimento. Assim, o principal foco da avaliação de desempenho será o desenvolvimento das competências que precisam ser trabalhadas de forma a criar condições concretas para apoiar as transformações organizacionais planejadas.

 

Mais do que apenas avaliar os servidores, empregados públicos e gestores com um novo instrumento, a proposta por traz desse novo modelo pressupõe a prática da Gestão do Desempenho, uma nova forma de gerir pessoas onde o envolvimento e a participação de todos é de fundamental importância para a criação de equipes coesas e de alto desempenho, cada vez mais capazes de oferecer serviços de alta qualidade para a sociedade.

 

A Gestão do Desempenho é um processo contínuo de planejamento do trabalho a ser desenvolvido, acompanhamento do que foi planejado, avaliação e feedbacks.

 

Fazer girar este ciclo contribuirá de forma decisiva, não só para o desenvolvimento dos gestores e suas equipes, como também para garantir o alcance dos resultados traçados para a PBH.

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO AGENTE PÚBLICO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO GESTOR

LEGISLAÇÃO

MANUAIS DO SISTEMA

FORMULÁRIOS