Pular para o conteúdo principal

Movimenta PBH

criado em - atualizado em

O PROGRAMA

Programa de valorização e qualidade de vida para os servidores da PBH, que visa promover ações de entretenimento, saúde, segurança, bem estar e qualidade de vida, com reflexos na valorização, na saúde e na motivação dos servidores.

O Movimenta PBH realiza entre suas propostas, ações de prevenção e promoção da saúde, sempre abordando temas pertinentes, com profissionais convidados. 

 

O Programa é coordenado pela SUGESP/DGEP/GESDE, que, nos termos do Decreto nº DECRETO Nº 16.682, DE 31 DE AGOSTO DE 2017, possui a competência de conduzir ações de saúde do servidor:

 

“Art. 13 – A Subsecretaria de Gestão de Pessoas tem como competência atuar na gestão de pessoas visando ao desenvolvimento humano e organizacional do Poder Executivo, por intermédio da coordenação, regulamentação e avaliação da política de recursos humanos no âmbito do Poder Executivo, com atribuições de:

(...)

VII – planejar e coordenar a gestão de saúde do servidor, engenharia e segurança do trabalho;

(...)

Art. 19 – A Gerência de Gestão do Desenvolvimento tem como competência implementar a política de desenvolvimento dos servidores, com atribuições de:

(...)

IV – realizar ações referentes aos programas de valorização e qualidade de vida dos servidores;

(...)

Art. 21 – A Gerência de Saúde do Servidor tem como competência gerir a implementação da Política de Saúde do Trabalhador, no âmbito da administração direta do Poder Executivo, com atribuições de:

II – controlar e executar as ações de promoção à saúde, de prevenção de agravos e de intervenção em saúde funcional;

  

Além da condução central do Programa pela SUGESP, os órgãos e entidades possuem autonomia para instituírem comissões internas para intensificarem as ações em suas instituições, à exemplo da SMSA que publicou a PORTARIA SMSA/SUS-BH Nº 0660/2021, que cria comissão responsável pela coordenação e implementação do Programa Movimenta PBH no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde.
 

INTERSETORIALIDADE

Sempre que as ações organizadas pelo Movimenta PBH tiverem correlação com as temáticas de competência de outras Secretarias, como Saúde, Políticas Sociais, Esporte e Lazer, entre outras, a equipe responsável pelo Programa enviará para a pessoa de referência do órgão temático a proposta da ação, com o objetivo geral e os tópicos abordados, para conhecimento e confirmação de que o objetivo da abordagem do tema não sobrepõe a política gerida pelo órgão temático.
A Secretaria temática deverá avaliar se os objetivos estão coerentes e validar ou sugerir adaptações em até 03 dias úteis, contados a partir do recebimento da proposta. 
 


Desta forma, é de competência da SUGESP, enquanto coordenação do Programa Movimenta PBH, definir os temas das ações, priorizando atividade de maior interesse dos servidores, organizar toda a ação, definir público-alvo, palestrantes, formato de realização e promoção do evento.

Caberá ao órgão temático avaliar os objetivos da ação proposta, verificando a coerência com suas políticas e da PBH. 

 

ATIVIDADES/PROJETOS

PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE

O Movimenta PBH realiza ações virtuais de prevenção e promoção da saúde, sempre abordando temas pertinentes, com profissionais convidados. Os encontros acontecem pela plataforma Vimeo.

As inscrições para participação acontecem, por meio do formulário google, e são divulgados por e-mail aos servidores e empregados públicos da Administração direta e indireta da Prefeitura. Após a realização on line, a gravação dos encontros ficam disponíveis na plataforma EAD. Para acessar, basta clicar no link a seguir:  EAD MOVIMENTA PBH

 

ATIVIDADE FÍSICA 

O Movimenta PBH incentiva a prática de atividades físicas, de forma regular e segura.
Convidamos vocês, servidores e empregados públicos, a praticar conosco. Ficou interessado? Clique no link abaixo e faça sua inscrição.

Prática de Atividades Físicas - Movimenta PBH

 

Programação Movimente-se
Programação Movimente-se

As aulas ficam gravadas na plataforma EAD da Prefeitura: EAD MOVIMENTA PBH

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 

Buscando a aquisição de hábitos saudáveis, o Movimenta PBH realiza, mensalmente, encontro virtual sobre alimentação saudável, onde a nutricionista dá dicas sobre diversos temas. O evento de maio será sobre ansiedade e alimentação. 

Outros encontros já realizados: 

Abril - Lanches saudáveis
Março - Leitura de rótulos
Fevereiro - Hidratação

Perdeu algum encontro?
Visite nossa página no EAD da Prefeitura, por meio do link abaixo. Os encontros gravados ficam lá: EAD MOVIMENTA PBH
 

NOTÍCIAS


Prefeitura oferece aulas online de funcional, ioga e ginastica laboral

Cuidado com a pele é tema de palestra para servidores da PBH

Segurança psicológica é tema de palestra para servidores municipais

Mudança de hábitos é tema de palestra online para servidores

Teletrabalho é tema de palestra para servidores da prefeitura de Belo Horizonte

Prefeitura realiza palestra sobre os distúrbios do sono

Saúde mental em tempos de pandemia é tema de palestra para servidores

Movimenta PBH promove palestra virtual sobre saúde da mulher

 

AVALIAÇÃO/SUGESTÃO DE AÇÕES

Espaço para comunicação sugestão de ações para o Programa Movimenta PBH. Aqui você pode avaliar alguma ação da qual tenha participado e ainda sugerir alguma atividade que gostaria que acontecesse.