Pular para o conteúdo principal

Promoção à Saúde

atualizado em 16/07/2019 | 15:58

As intervenções voltadas para a prevenção do adoecimento e promoção da saúde tem aspecto relevante na saúde ocupacional.

Em conformidade com esta premissa, a GESER promove ações de autocuidado e ações educativas, para os servidores e empregados públicos municipais, colaborando para o debate e esclarecimento das inter-relações entre saúde e ambiente de trabalho.

Este processo contribui para que o sujeito desenvolva um juízo crítico e também a capacidade de escolhas e intervenções com maior significado para sua vida e sua saúde.

 

 - Diálogo de Bem-estar: eventos com abordagem de temas variados em consonância com as demandas identificadas e com datas representativas no âmbito da saúde do trabalhador. O objetivo é a promoção do bem-estar, apontando caminhos ao desafio permanente de manter a saúde física e mental no ambiente de trabalho. É realizada uma programação anual.

 

- Biossegurança: abordagem sobre acidentes com material biológico de risco através de realização de palestras nas regionais, de livre agendamento, e orientações à distância. Esta atividade busca instruir os trabalhadores quanto à prevenção de acidentes com material biológico e esclarecer sobre as condutas pós a ocorrência do mesmo. Desenvolvida ao longo do ano, com livre demanda.

 

- Lian Gong em 18 terapias: ginástica terapêutica especialmente desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo e melhorar o funcionamento dos órgãos internos. Atua também em outros tipos de doenças crônicas e na melhoria da qualidade de vida. A prática é realizada duas vezes por semana, no Edifício Del Rey.

 

- Programa Saúde Vocal: ações de promoção, prevenção e conservação da saúde vocal para servidores que fazem uso profissional da voz. É realizado ao longo do ano compreendendo as seguintes modalidades: avaliações fonoaudiológicas, palestras de saúde vocal, grupos de prevenção em saúde vocal, oficinas de saúde vocal, orientações sobre o uso da voz e quanto ao uso de microfone.

 

- Campanha de Vacinação contra Influenza (Gripe): medida efetiva na prevenção de doenças e de promoção e cuidado com a saúde. Esta ação visa atuar na  redução da circulação do vírus e, consequentemente, no controle de riscos de complicações, para a saúde do servidor, devido à gripe.