Pular para o conteúdo principal

O QUE SÃO PROJETOS ESTRATÉGICOS?

criado em - atualizado em

Dentre todas as atividades de governo, alguns projetos e ações têm maior relevância e impacto social e por este motivo são prioridade. Para que estas prioridades sejam efetivamente implementadas é necessário um processo de gerenciamento intensivo. Inovações, novos serviços ou melhoria significativa da qualidade dos serviços existentes, para serem bem-sucedidos, exigem uma atenção especial, dedicação e apoio de patrocinadores dentro da Prefeitura de Belo Horizonte, prioridade orçamentária e monitoramento intensivo da execução. Obstáculos na implementação precisam ser identificados com antecedência e medidas corretivas precisam ser adotadas. Este é o conceito dos projetos estratégicos e transformadores, que traduzem as prioridades da PBH.
 

Os projetos estratégicos são um conjunto de esforços direcionados a um objetivo e que sintetizam as prioridades de cada política pública. Já os projetos transformadores são um subconjunto dos estratégicos e indicam ações que promovem  transformação bastante visível da cidade e demandam monitoramento especial para serem bem-sucedidos.
 

Para cada um dos 46 projetos estratégicos um gerente foi indicado e foram definidas metas para seu monitoramento intensivo. Há uma rotina sistemática de monitoramento, no qual a Secretaria de Planejamento acompanha a evolução das metas juntamente com o gerente de projeto. Os projetos estratégicos estão vinculados a áreas de resultado, conforme a figura abaixo:

 

tabela_projetosestrategicos_v2018_0.png


Da carteira de projetos estratégicos, foram selecionados 15 projetos transformadores – estes, além de estratégicos, possuem um caráter de transformação da cidade e, por este motivo, terão monitoramento ainda mais intensivo. A figura abaixo apresenta os projetos transformadores, com a numeração que os representam na figura acima de projetos estratégicos:

 

tabela_projetostransformadores_v2018.png

** Os projetos transformadores “Belo Horizonte Cidade Inteligente” (BHCI) e “Melhoria do ambiente de negócios” (MAN) são integrados por componentes específicos de mais de um projeto estratégico.