Pular para o conteúdo principal

Zona Cultural Praça da Estação

criado em - atualizado em
Viaduto Santa Tereza
Foto: Leonardo Almeida/FMCBH

A Zona Cultural Praça da Estação (ZCPE) é uma área de interesse cultural reconhecida pelo Decreto Municipal nº 15.587 de 2014. A iniciativa conjunta entre Prefeitura e Sociedade Civil busca consolidar e fortalecer o território como espaço central, de convergência física e simbólica de toda a cidade, valorizando tanto o conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Cultural Municipal, os diversos espaços e equipamentos culturais, quanto  os inúmeros movimentos artísticos, grupos, coletivos e agentes culturais que ocupam e fazem da ZCPE o “coração da cidade”.

 

A partir do projeto Zona Cultural Praça da Estação, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura promovem a articulação entre poder público, iniciativa privada, equipamentos culturais, artistas, agentes, produtores culturais e sociedade civil na valorização da diversidade cultural da região, potencializando e ampliando as atividades culturais do território e fortalecendo a democratização do acesso à cultura na cidade. 

 

A iniciativa se soma ao Programa intersetorial “Centro de Todo Mundo”, focado na requalificação da região central da cidade.

 

CONHEÇA O PROJETO ZONA CULTURAL PRAÇA DA ESTAÇÃO NO PORTAL BELO HORIZONTE

 

SELO #ZCPE

Foto: Arte FMC BH

 

Para estimular e reconhecer as iniciativas e atividades culturais realizadas na Zona Cultural Praça da Estação, foi criado o Selo #ZCPE, uma ferramenta de certificação e apoio que destaca a relevância e a diversidade das manifestações artísticas e culturais do território. O selo pode ser utilizado por projetos, iniciativas, atividades e equipamentos culturais comprometidos com a vocação cultural do espaço, reforçando as dimensões reais e simbólicas da cultura para o desenvolvimento integral e plural da cidade. 

 

QUERO TER O SELO #ZCPE

 

 

EDITAIS
 

Foto: Leonardo Almeida/FMCBH

Foto: Leonardo Almeida/FMCBH

 

O Edital Zona Cultural Praça da Estação (ZCPE) é um mecanismo de apoio a espaços e   projetos culturais realizados no Território. Anualmente, são selecionados projetos em duas categorias que recebem aporte de até R$50.000,00 para realização de atividades artístico-culturais em diversas linguagens, fortalecendo o calendário anual de eventos na região. 

 

EDITAL ZONA CULTURAL PRAÇA DA ESTAÇÃO 2023


EDITAIS ENCERRADOS:

EDITAL ZONA CULTURAL PRAÇA DA ESTAÇÃO 2022

EDITAL ZONA CULTURAL PRAÇA DA ESTAÇÃO 2021

EDITAL ZONA CULTURAL PRAÇA DA ESTAÇÃO 2019