Pular para o conteúdo principal

Tornar o centro da cidade mais bonito, amigável e aprazível. Aumentar e qualificar as oportunidades de moradia, trabalho e lazer. Melhorar a acessibilidade e as opções de mobilidade.

Esses são alguns dos principais objetivos do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, o “Centro de Todo Mundo”, lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Conheça todos os detalhes desse Programa, que está estruturado em eixos de atuação. No total, o Centro de Todo Mundo contempla dez eixos, reunindo cultura e turismo, lazer e mobilidade, passando por requalificação urbana, mobiliário, segurança, população em situação de rua e inclusão produtiva.

As ações do Programa já estão em pleno vapor. Você pode conhecer o conjunto de tudo o que foi feito até agora na listagem abaixo ou pode utilizar o filtro para cada um dos eixos, clicando nos ícones abaixo. Você também pode fazer sua pesquisa, usando o mecanismo de busca.

Para conhecer todas as realizações de um mesmo assunto, digite um termo exemplo "Rua Sapucaí" no campo PESQUISAR e em seguida, clique em Buscar

A SLU promove neste sábado (26), de 8h às 15h, mais uma grande ação de limpeza no Novo Anel, com serviços de capina e roçada nas áreas em torno das alças do Viaduto Otto Lara Resende, que dão acesso à Avenida Cristiano Machado, na região Nordeste da cidade (veja localização).

Vão participar da limpeza 96 garis e 12 caminhões básculas. Todos os resíduos gerados serão destinados ao aterro sanitário de Macaúbas, em Sabará. A iniciativa tem como objetivo a melhoria da visibilidade,

Para ajudar a impulsionar o setor e promover a diversificação da oferta de programação, a PBH, por meio da Belotur, lançou um edital de patrocínio, o Belo Horizonte - Cidade dos Eventos. O objetivo é selecionar projetos que promovam e valorizem os espaços urbanos, as experiências dos moradores e turistas, a cultura, a gastronomia, os atrativos e serviços locais, indo ao encontro da política da Belotur de incentivo a eventos de potencial turístico. Acompanhe no link que segue, o  

Entre setembro de 2024 e agosto de 2025, foram realizadas obras de melhorias nas rotas de caminhamento de pedestres na Avenida do Contorno nas regiões da Floresta e do Santa Efigênia:

Av. do Contorno, entre as Avenidas Assis Chateaubriand e Getúlio Vargas:
• esquina com Rua Churchil - concluída
• esquina com Rua Niquelina - concluída
• esquina com Rua Grão Pará - concluída
• esquina com Rua do Ouro - em obras - previsão de entrega: 2ª quinzena de agosto/25
 

Trechos da ciclovia da Rua Rio de Janeiro entre abril de 2024 e maio de 2025:

- Entre Avs. Álvares Cabral e A. de Lima - 400m - concluído
- Entre Ruas Fernando Tourinho e Alvarenga Peixoto - 690m - concluído
- Entre Avs. Bias Fortes e Álvares Cabral - 110m - concluído
- Entre Rua Alvarenga Peixoto e Av. Bias Fortes - 250m - concluído

A rua Sapucaí, local de grande valor cultural e histórico de Belo Horizonte, passou por um projeto de revitalização com o objetivo de fortalecer a sua importância, impulsionar o turismo, a gastronomia e a economia da região, ao mesmo tempo em que valoriza sua beleza, seus elementos culturais, sua paisagem e sua arquitetura. Visa também aproveitar melhor o mirante, melhorar a estrutura da rua e aumentar os espaços para moradores e turistas.

 

A reestruturação do

Jardins de chuva são espaços ajardinados instalados nas ruas com o propósito de absorver parte da água das chuvas, reduzindo o volume que escoam por elas. Desta forma, auxiliam no controle das inundações, reduzindo os alagamentos que causam tantos danos à cidade. Para tanto, estes jardins possuem solo artificialmente modificado, com acréscimo de camada mais porosa de brita, que acabam por aumentar o armazenamento de água.
As espécies vegetais plantadas são especialmente escolhidas para

Avaliação do portal
Média dos votos: 3.5 (19 votos)