No âmbito da Secretaria e Fundação Municipal de Cultura, são desenvolvidos estudos e pesquisas no sentido de conhecer melhor os elementos culturais do município e também garantir sua proteção e difusão. Existem também publicações relacionadas à Cultura de Belo Horizonte realizadas não só pela Secretaria e Fundação Municipal de Cultura, como por instituições parceiras.
- Memória Festivais Culturais Municipais de Belo Horizonte
Clique AQUI e conheça a história e o acervo dos Festivais Culturais de Belo Horizonte.
- Coleção Conhecendo o Patrimônio Cultural de Belo Horizonte
Na coleção Conhecendo o Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, por meio de uma linguagem direta, simples e objetiva, a Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura (DPCA) apresenta aos moradores, turistas, professores, estudiosos e interessados no tema informações consistentes sobre o Patrimônio Cultural da capital do Estado. A divulgação e o (re)conhecimento da pluralidade e riqueza de nosso patrimônio cultural é umas das ações desenvolvidas pela DPCA, com intuito de auxiliar na preservação das identidades, da história e da memória de diversos grupos formadores da sociedade belo-horizontina. A coleção é justamente a materialização dessa ação, tornando possível que os munícipes se aproximem do processo de implementação e gestão da política de proteção ao patrimônio cultural em Belo Horizonte.
Os oito volumes publicados tem por objetivo apresentar informações sobre os bens culturais protegidos da cidade, permitindo aos leitores que conheçam sua história, características e relevância para a capital mineira. Além disso, ainda está disponível uma publicação que busca contextualizar sobre as ações desenvolvidas pela Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público de Belo Horizonte -, apresentando conceitos como “o que é o patrimônio cultural”, além de informações sobre o início da luta pela preservação dos bens-culturais, o que é tombamento e quais são os instrumentos de incentivo para ampliar a preservação na cidade. Conheça as publicações:
Volumes recém-lançados:
Conjunto Urbano dos bairros Lagoinha, Bonfim e Carlos Prates
Conjunto Arquitetônico da Praça Rui Barbosa (Praça da Estação)
Espaços culturais e turísticos da Pampulha
Volumes lançados em abril de 2021:
Festas de Iemanjá e dos Pretos Velhos - conhecendo os festejos sagrados nas ruas de BH
Ilê Wopo Olojukan - a trajetória histórica do primeiro Terreiro de Candomblé de BH
Ofício de fotógrafo Lambe-lambe - a popularização da fotografia em BH
Pampulha - da Pampulha Velha ao Projeto de JK
Quilombos - a história das Comunidades Quilombolas Luízes, Mangueiras e Manzo Ngunzo Kaiango
Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público de Belo Horizonte- Economia Criativa 2018
Mapeamento e Análises realizados pela Belotur. Clique AQUI para acessar.
- Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte - REAPCBH
A Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (REAPCBH) é um periódico científico anual que contempla artigos, resenhas, ensaios e propostas pedagógicas de uso de documentos em sala de aula para diferentes níveis de ensino. O objetivo da revista é estimular a pesquisa e a reflexão científica sobre a cidade de Belo Horizonte, bem como sobre o campo de estudos arquivísticos, além de divulgar acervos documentais de diversas instituições.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados no periódico continuarão pertencendo aos respectivos autores, mas estes não receberão nenhuma remuneração, pois a REAPCBH não tem fins lucrativos.- Coleção Cultura e Pensamento
A Coleção Cultura e Pensamento inaugura uma política editorial cuja pretensão é divulgar e disponibilizar reflexões produzidas a partir de iniciativas promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Assim, a Coleção Cultura e Pensamento busca fortalecer uma política pública para a cultura que tenha como um de seus pilares a disponibilização gratuita e a democratização do acesso ao conhecimento e à produção artística e cultural de uma forma plural e inclusiva.
Baixe a 1ª edição da Coleção Cultura e Pensamento - Revista Arte, Cultura e Democracia no Século XXI.
- Livro Escola Livre de Artes Arena da Cultura - Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Cultura 21
O livro “Arena da Cultura - Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Cultura 21” apresenta a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, com histórico, diretrizes, e suas 10 áreas artísticas de atuação: Artes Visuais, Audiovisual, Bastidores das Artes, Circo, Dança, Design Popular, Gestão e Produção Cultural, Música, Patrimônio Cultural e Teatro. A publicação, com 340 páginas, inclui versões resumidas do conteúdo nos idiomas inglês e espanhol. Dividida em quatro capítulos, aborda também as ações descentralizadas da Escola, além da importância da iniciativa na formação, na democratização do acesso e na promoção dos Direitos Culturais.
Clique AQUI para acessar o livro completo.
- Pesquisa "Os Impactos da Pandemia nas Culturas de Belo Horizonte"
A pesquisa, realizada entre setembro e outubro de 2021, pela SMC em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG , teve como objetivo mapear o setor cultural em Belo Horizonte, com foco nos impactos sofridos com a pandemia de Covid-19, a fim de diagnosticar as atividades artístico-culturais da cidade, considerando as diversas formas de organização (autônomos, grupos, coletivos, empresas, equipamentos), antes e durante a pandemia.
Clique AQUI para acessar a pesquisa completa