Pular para o conteúdo principal

Qualificação urbana do complexo da Lagoinha

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Política Urbana - SMPU informa sobre a publicação do edital de licitação para a contratação do projeto executivo e outros estudos relativos à proposta do Parque de Integração da Lagoinha, com objetivo de trazer uma nova perspectiva para os espaços públicos da região do Complexo da Lagoinha.

 

Após a aprovação do novo Plano Diretor de Belo Horizonte (Lei nº 11.181 de 2019), a SMPU iniciou os estudos para a elaboração do Parque de Integração da Lagoinha. Os investimentos previstos neste projeto serão destinados principalmente para obras que irão melhorar as condições de mobilidade e a acessibilidade das pessoas e qualificar os espaços públicos. 

 

A implantação do Parque de Integração da Lagoinha busca promover a conexão da Região da Lagoinha com a Área Central, aproveitando as áreas que restaram das obras do Complexo Viário para criar percursos amplos e iluminados, que irão conectar os bairros da região ao Centro e às estações de transporte coletivo: o Terminal Rodoviário, a Estação de Metrô da Lagoinha e uma nova estação de BRT (em inglês: Bus Rapid Transit).

 

O projeto associa uma ação de recuperação de espaços públicos, criando novos usos e espaços de lazer e permanência para a população, além de melhorar as condições de circulação de pedestres; implantar equipamentos relacionados à prática de esportes, lazer e contemplação; melhorar a iluminação, arborização, ajardinamento e o paisagismo. O estudo preliminar está disponível no site da Subsecretaria de Planejamento Urbano - Suplan pelo link.