Pular para o conteúdo principal

Suplan apresenta base de dados urbanos em evento Diálogos Urbanos

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Política Urbana - SMPU, através da Subsecretaria de Planejamento Urbano - Suplan, realizará no dia 27 de setembro, às 14h, no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal, o evento Diálogos Urbanos para apresentar as plataformas de dados públicos sobre a produção do espaço da cidade e o monitoramento da política urbana de Belo Horizonte.

 

O objetivo do evento é divulgar as ferramentas que permitem o acesso e a análise dos dados da política urbana da cidade, bem como estimular a participação da sociedade na produção de conteúdo crítico sobre o tema. As plataformas são: 

 

Portal de Dados Abertos
Site que disponibiliza dados públicos da Prefeitura de Belo Horizonte em formatos abertos e reutilizáveis, como planilhas, tabelas e mapas. O portal conta com mais de 400 conjuntos de dados de diversas áreas, como saúde, educação, transporte, meio ambiente, cultura, entre outras. O portal permite que os usuários façam consultas, filtros, downloads e visualizações dos dados, além de oferecer uma API (Application Programming Interface ou interface de programação de aplicações) para integração com outras aplicações. 

 

IDE BHGEO
A Infraestrutura de Dados Espaciais do município, que reúne informações georreferenciadas sobre o território de Belo Horizonte. A IDE BHGEO permite o acesso a mapas temáticos, ortofotos, imagens de satélite, bases cartográficas, entre outros dados espaciais. A IDE BHGEO também disponibiliza uma API para integração com outras plataformas e sistemas. 

 

Monitoramento da Política Urbana
Conjunto de painéis interativos e boletins que mostram indicadores que retratam a a aplicação das políticas estratégicas adotadas no Plano Diretor (Lei 11.181/19), fundamentadas a partir da Nova Agenda Urbana (NAU) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11). Os indicadores tratam de temas como uso e ocupação do solo, mobilidade urbana, habitação social, desenvolvimento econômico, entre outros.

 

O evento também contará com a apresentação de uma proposta de evento acadêmico para apresentação e publicação de dissertações, teses e trabalhos de graduação, além de artigos científicos, que abordem a produção do espaço urbano de Belo Horizonte a partir das estratégias e desafios propostos pelo Plano Diretor.

 

As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas aqui.