No dia 13 de setembro aconteceu presencialmente a 22º reunião do Fórum de Acompanhamento de Modernização e Simplificação do Licenciamento de Projetos e Obras no Município. Dessa vez, foi organizado um seminário pela Secretaria Municipal de Política Urbana, ministrado por militares especializados em segurança aérea do Comando da Aeronáutica pertencentes ao 1º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - Cindacta I em visita técnica a Belo Horizonte.
Na oportunidade, a equipe do Comando da Aeronáutica, coordenada pelo Capitão Henrique Lima, explanou sobre as normas de segurança aeronáutica e respondeu a perguntas.
Esta edição foi assistida pela comunidade técnica representante das entidades de classe da Construção Civil, Arquitetura e Engenharia assim como pelos técnicos (arquitetos e engenheiros) da PBH. Foram quase 200 participantes presentes.
O evento marca uma aproximação da Prefeitura de Belo Horizonte com o Comando da Aeronáutica, sediado em Brasília, em busca de um objetivo comum: Informar e esclarecer a comunidade técnica de Belo Horizonte a respeito das normas previstas na legislação do Comando da Aeronáutica que impactam no uso e ocupação do solo urbano, em conformidade com a segurança à navegação aérea no município.
A visita dos militares a Belo Horizonte cumpriu o objetivo proposto, trazendo maior segurança aos projetistas e equipe de técnicos da administração, na elaboração e análise de projetos de edificação, respeitando as normas previstas na legislação sobre objetos projetados no espaço aéreo.
A Secretaria de Política Urbana agradece a visita e as instruções passadas pelo Major Theophilo, Capitão Henrique, Suboficial Nunes e Sargento Natália Fernandes e reafirma que são sempre bem vindos. Destaca-se a importância da parceria entre os órgãos para a simplificação do licenciamento de empreendimentos, continuidade do planejamento e desenvolvimento urbano.