A partir de 17 de novembro de 2023, a Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) passará a receber as solicitações de Suporte de Sistemas da Política Urbana exclusivamente por meio do Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte. As solicitações antes enviadas à conta de e-mail suporte.urbano@pbh.gov.br deverão ser abertas através deste novo canal de atendimento.
O serviço é destinado a esclarecer dúvidas de uso e auxiliar na resolução de problemas relativos aos sistemas através dos quais os serviços da SMPU são prestados, sendo eles: Portal de Edificações, Portal de Licenciamento de Eventos, Portal de Gestão dos Instrumentos de Política Urbana (Sipu), Portal de Parcelamento do Solo, Sistema de Atividades Econômicas (ALF e Consulta Prévia), Sistema de Emissão de Orientação para Licenciamento de Empreendimento de Impacto (Olei) e Portal de Serviços no que tange aos serviços de responsabilidade da SMPU.
Para solicitar suporte, o interessado deve acessar o Portal de Serviços, localizar o serviço “Suporte de Sistemas da Política Urbana” e clicar em “Solicitar”. Em seguida, o requerente deve efetuar a autenticação no login único gov.br para acessar o serviço. Caso não possua cadastro, acesse esse curso para mais informações.
Posteriormente, é necessário inserir as informações e anexar a documentação necessária. Após envio da solicitação, o sistema irá disponibilizar automaticamente o número do protocolo por e-mail para o requerente. O interessado pode acompanhar seu pedido clicando no botão “Acompanhe sua Solicitação”, disponível no Portal de Serviços, ou na área de relacionamento do solicitante, conforme demonstrado neste tutorial. Para mais informações, localize o serviço “Suporte de Sistemas da Política Urbana, a partir da data em questão.
A novidade é mais uma ação da SMPU visando simplificar a prestação de serviços de sua responsabilidade.