Pular para o conteúdo principal

SMPU promove evento sobre Zona de Proteção de Aeródromo

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) promoveu e sediou um importante evento que reuniu representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) para discutir o Estudo Técnico do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) do Aeroporto da Pampulha (SBBH).

 

 

Desde a publicação das novas regras impostas pelo PBZPA, em 14 de dezembro de 2020 que limitaram alturas das edificações, em favor da segurança à navegação aérea, o município de Belo Horizonte através da SMPU, vem estudando, junto com o DECEA, formas de compatibilizar a legislação urbanística com as normas de segurança aérea.

 

O evento ocorreu entre os dias 13 a 16 de maio de 2024 e contou com uma palestra de representantes do DECEA, abordando temas cruciais para a segurança da navegação aérea. Além disso, as equipes técnicas do DECEA e da SMPU realizaram reuniões técnicas colaborativas, para elaboração de propostas que venham garantir crescimento urbano e segurança da aviação, possibilitando que a cidade de Belo Horizonte expanda suas construções de forma sustentável, sem comprometer a segurança dos voos.  

 

A metodologia usada é inovadora e contempla a modelagem de todo o relevo do município e dos edifícios existentes por “nuvens de pontos” que retratam a situação real dos “objetos projetados no espaço”, incluindo todas as edificações. A esta base, é incorporada uma simulação de prédios que podem existir com os parâmetros do Plano Diretor atual. Com os modelos de edificações da cidade construída e da cidade futura, elaborado para cada lote, os estudos são feitos para, ao máximo, tornar navegação aérea e desenvolvimento urbano compatíveis.