Pular para o conteúdo principal

SMPU participa de Seminário de Transformação Digital na Prefeitura de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Modernização do Ambiente de Negócios tem sido um norte na evolução dos processos da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) e a digitalização de serviços que tirou vários munícipes dos guichês de atendimento presencial. Foi pela automatização de processos públicos e de fluxos de trabalho que a SMPU foi convidada a participar do Seminário de Transformação Digital realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), no dia 11 de junho de 2024. 


O evento contou com a participação de vários órgãos e entidades da PBH que trouxeram diversas iniciativas de avanços tecnológicos que estão revolucionando a qualidade de vida dos cidadãos, trabalhadores e empreendedores na capital.

 

No Seminário de Transformação Digital da PBH, a SMPU apresentou as inovações que facilitam a vida de quem vive, trabalha e investe em Belo Horizonte:


Simplificações nos Sistemas de Edificações: Melhorias nos processos de licenciamento de obras, visando reduzir burocracias e agilizar os procedimentos para construtores e responsáveis técnicos.

Vistorias ágeis e transparentes: O novo Sistema de Vistoria de Obras (SIVOB) chega em breve, com aplicativo móvel para vistorias de baixa de construção mais rápidas e eficientes. A novidade visa a informatização do processo de vistoria de obras com a geração automática de laudos de vistoria.

Solução BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção): A solução utilizará tecnologia para analisar projetos de edificações de forma automática, reduzindo drasticamente a fila de espera e garantindo padronização e previsibilidade das análises. O escopo inicial do projeto foca nas edificações horizontais, mas o objetivo a médio prazo é implementar a aprovação automática para as demais modalidades de licenciamento e regularização de edificações.

Atividades Econômicas: O novo sistema foi remodelado com o aumento do nível de automatização, o que facilitou a abertura e a regularização de empresas, desburocratizando o processo e impulsionando a economia da cidade. Com essa metodologia, mais licenças de atividades econômicas são emitidas automaticamente.

 

A SMPU está comprometida com a modernização dos serviços públicos, usando a tecnologia para construir uma Belo Horizonte mais dinâmica, produtiva e preparada para o futuro.