Pular para o conteúdo principal

Projeto Novos Usos para as margens do Ribeirão Onça

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Política Urbana - SMPU divulga o andamento das ações para a implementação do projeto “Comunidade do Vale: novos usos para as margens do Ribeirão Onça”, realizado a partir da premiação conquistada pelo Programa Global de Espaços Públicos da ONU-Habitat. O projeto vencedor foi selecionado pela ONU-Habitat dentre diversas propostas de cidades ao redor do mundo. O projeto segue as diretrizes do Acordo de Cooperação firmado entre PBH e ONU-Habitat.

 

O principal objetivo deste projeto é a reestruturação de espaços públicos relacionados a remoções em áreas de risco, às margens do Ribeirão Onça, em Belo Horizonte, em dois bairros distintos: Novo Aarão Reis e Ribeiro de Abreu. As áreas e as intervenções foram escolhidas em colaboração numa parceria público-social com a comunidade. O trabalho de engajamento, conversas com a comunidade e construção das propostas tem origem anterior ao prêmio e é realizado pelo trabalho técnico social da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte - Urbel.

 

As propostas para a área foram orientadas a partir das demandas de espaços de convívio e de lazer da comunidade local, mas principalmente, da potencialização dos usos que já acontecem em cada espaço. Estão contempladas intervenções como:

 

Novo Aarão Reis: construção de pista de caminhada, implementação de pomar agroflorestal junto à horta já organizada pela comunidade, novo parque infantil com brinquedos, paisagismo e mobiliário urbano.

 

Ribeiro de Abreu: construção de pista de caminhada, renovação do parque infantil com brinquedos, paisagismo e mobiliário urbano, instalação de alambrado e renovação do campo de futebol existente.

 

Essa é mais uma iniciativa da SMPU na criação de espaços sustentáveis e sensíveis à população local, principalmente em áreas de proteção ambiental, pautado nas premissas do Plano Diretor e visando melhorias para a cidade e seus cidadãos. As obras se iniciaram em julho deste ano com previsão de término em novembro.

 

Melhoria de espaços públicos às margens do Ribeirão Onça, no bairro Ribeiro de Abreu, com recursos da premiação da ONU-Habitat:

ribeirão da onça

 

Melhoria de espaços públicos às margens do Ribeirão Onça, no bairro Novo Aarão Reis, com recursos da premiação da ONU-Habitat

 

ribeirão da onça