Com a publicação do Decreto 19.188, de 2025, que altera o Decreto 16.885, de 2018, e dispõe sobre a organização da Secretaria Municipal de Política Urbana - SMPU, o Programa Adoro BH passa a ser de responsabilidade da Diretora de Urbanismo e Espaço Público - DUEP, vinculada à Subsecretaria de Planejamento Urbano - SUPLAN.
O Programa é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a sociedade civil, com o objetivo de estimular e promover a cooperação para implantação, reforma, manutenção de espaços públicos, áreas verdes, recursos hídricos e pontos verdes, bem como, para realização de melhoria urbana, paisagística e ambiental. Qualquer cidadão, associação, escola, empresa, indústria, órgão público, organizações não governamentais - ONG ou pessoas físicas podem participar, adotando áreas verdes e/ou outros equipamentos públicos.
O interessado deve acessar o Portal de Serviços, localizar o serviço Programa Adoro BH e clicar em “Solicitar”. Em seguida, o requerente deve efetuar a autenticação no login único gov.br para acessar o serviço. Caso não possua cadastro, acesse esse curso para mais informações. Posteriormente, é necessário inserir as informações e anexar a documentação necessária. Após envio da solicitação, o sistema irá disponibilizar automaticamente o número do protocolo por e-mail para o requerente. O interessado pode acompanhar seu pedido clicando no botão “Acompanhe sua Solicitação”, disponível no Portal de Serviços, ou na área de relacionamento do solicitante, conforme demonstrado neste tutorial. Para mais informações, acesse este link.