A prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Política Urbana - SMPU, realizou nos dias 19, 20 e 21 de março oficinas de Urbanismo Tático com crianças de 04, 05 e 06 anos das Escolas Municipais de Educação Infantil - Emeis São Gabriel e Cavalinho de Pau, e com alunos de 06 e 07 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental - Emef Oswaldo França Júnior, situadas no bairro São Gabriel.
Urbanismo tático é uma ação de intervenção no espaço público de fácil implementação, que utiliza materiais de baixo custo e ocorre de forma participativa. Consiste em pintura de ruas e calçadas, além de implantação de mobiliários urbanos de simples construção. É uma alternativa inovadora que permite testar, na prática, soluções de desenho urbano e promover o diálogo direto com a comunidade que utiliza e frequenta o local.. O objetivo é tornar os lugares mais agradáveis e sensíveis à vivência dos moradores, promovendo mudanças de usos e a qualificação dos espaços urbanos.
A ação foi organizada pela equipe da Subsecretaria de Planejamento Urbano - Suplan e é uma das etapas de uma série de atividades que vêm sendo realizadas junto à comunidade escolar envolvendo outros órgãos da Prefeitura, como a Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste, BHTrans, SLU, Subsecretaria de Fiscalização, e que culminará em uma intervenção definitiva no espaço público. O objetivo é incluir, por meio de ações de urbanismo tático, a perspectiva das crianças no planejamento urbano do entorno das escolas.
Ao todo, participaram das oficinas mais de 300 crianças, além do envolvimento das famílias e da comunidade escolar.