Pular para o conteúdo principal

Perguntas frequentes

criado em 19/04/2021 - atualizado em 03/01/2022 | 13:53

Para facilitar as visitas aos espaços administrados pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, criamos aqui uma lista das dúvidas mais frequentes dos nossos usuários, divididas em 4 tópicos: dúvidas que se aplicam a todas as unidades, dúvidas específicas sobre o funcionamento dos parques, dúvidas específicas sobre o funcionamento da Zoobotânica e dúvidas sobre o funcionamento das pistas de skate. 

 

 

PERGUNTAS GERAIS

Cada cidadão precisa ter um ingresso?
Sim. Mesmo sendo um passeio em família, todos os visitantes, inclusive crianças, precisam ter um ingresso válido adquirido na bilheteria da Zoobotânica.


É preciso agendamento prévio para visitas à Zoobotânica?
 

Desde o dia 4 de janeiro, não é mais necessário o agendamento prévio para visitas aos espaços da Zoobotânica (Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco).


Poderei utilizar os bebedouros?
Os bebedouros poderão ser utilizados para abastecer garrafinhas e copos individuais. Lembre-se de levá-los. Cuide para não encostar a garrafa ou copo na torneira do bebedouro e prefira garrafas de boca larga para minimizar a chance de contato.

 
 

Quais os cuidados a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica está tomando para reduzir o risco de contaminação da Covid-19 nos parques abertos?
A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica desenvolveu protocolos com medidas para identificar e tratar os pontos que poderiam colocar em risco a saúde dos visitantes e de seus funcionários. Dentre elas estão a limpeza mais frequente de superfícies de contato e dos banheiros, o fechamento de áreas onde o risco de contaminação é maior, o uso de equipamentos de proteção individual reforçado para todos os funcionários que lidam com o público e com limpeza, a disponibilização de álcool em gel 70% e sabão em pontos estratégicos do parque. A Fundação também mantém em trabalho remoto os funcionários que são do grupo de risco para a Covid-19.


Sou do grupo de risco, posso visitar os parques e a Zoobotânica?
A Prefeitura orienta que pessoas do grupo de risco (acima de 60 anos, grávidas e portadores de doenças crônicas) não façam a visita aos parques e Zoobotânica nesse momento, até que estejam devidamente imunizados (se for o caso, com as duas doses de vacina já aplicadas e, ainda, decorridos 14 dias - no mínimo - da aplicação da dose final do imunizante utilizado).


Na Zoobotânica e nos parques também preciso utilizar máscara?
Sim, é obrigatório o uso de máscara cobrindo boca e nariz durante todo tempo em que estiver dentro dos parques ou da Zoobotânica. Apenas durante o consumo do seu lanche ou água, será permitida a retirada. Manuseie sua máscara pelas alças, nunca tocando-a na parte da frente. Higienize suas mãos com álcool gel antes e depois de fazê-lo, para sua segurança.

 
 

 

PERGUNTAS - ZOOBOTÂNICA

A visita à Zoobotânica é paga?
Sim, o pagamento deverá ser realizado na bilheteria da entrada, em dinheiro ou cartão de débito (Elo, Visa e Mastercard).

Para o pagamento do ingresso, sugerimos que seja dada preferência para o uso do cartão de débito.

Confira os valores dos ingresso e do acesso de veículos aqui


A Zoobotânica está liberada para visitação?

Sim. 


Ainda não. Alguns espaços da Zoobotânica estão com o uso suspenso, como Aquário, área interna do Borboletário, e estufas do Jardim Botânico. Já outras áreas terão a visitação controlada com restrição de horário e de número de pessoas, como o Túnel do Recinto do Gorila e a Casa de Répteis. Além disso, apenas a Portaria 1 – Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 8000, Braúnas) estará aberta.

 


Poderei utilizar os banheiros?
Sim. Os banheiros públicos que se localizam próximo ao Recinto dos Elefantes, aos Recintos dos Felinos e o da Avenida Central estarão disponíveis para uso. Para sua segurança, precisará seguir alguns cuidados. Na entrada do banheiro, um cartaz informará a capacidade de pessoas que ele suporta. Se o número de pessoas dentro do banheiro for igual ou superior a esse número, aguarde do lado de fora alguém sair e entre só quando tiver menos usuários que a capacidade do banheiro. Enquanto estiver aguardando para entrar, mantenha distância de 2 metros de outras pessoas na fila.


Quais atividades posso realizar na Zoobotânica?
Os visitantes podem fazer caminhada recreativa, observar os animais e jardins externos, realizar práticas esportivas individuais, como corrida, ginástica, yoga, andar de bicicleta; ler um livro, ouvir música (recomenda-se o uso de fones de ouvido), entre

 

Quais as medidas individuais de prevenção ao Covid-19?

 
  • Utilizar máscara de forma adequada durante todo o tempo em que estiver na Zoobotânica.
  • Utilizar corretamente as lixeiras.
  • Respeitar a distância mínima de 2 metros dos demais visitantes.
  • Não realizar aglomeração e eventos.
  • Não utilizar espaços bloqueados como Aquário, área interna do Borboletário, e estufas do Jardim Botânico.
  • Não praticar esportes coletivos.
  • Não entrar com animais domésticos.
  • Utilizar bebedouros apenas para encher garrafas e copos individuais.
  • Respeitar a capacidade dos sanitários.
  • Respeitar as orientações e sinalizações da administração do parque, incluindo as de acesso à Casa de Répteis e Túnel do Recinto dos Gorilas.
  • Higienizar as mãos com utilização de álcool em gel 70% ou água e sabão.

A Prefeitura recomenda que pessoas pertencentes ao grupo de risco (acima de 60 anos, grávidas e portadores de doenças crônicas) não frequentem os parques públicos.


Quais linhas de ônibus atendem a Portaria 1 da Zoobotânica?
A Portaria 1 – Pampulha é atendida pelas seguintes linhas de ônibus:
3302 (A, B, D) – funciona todos os dias.
30, 64, 535, 607, 639 e 8550 – funciona apenas domingos e feriados.


Existe o pagamento de meia entrada?
Sim.
Têm direito à meia entrada, mediante apresentação de identificação:

  • Criança e jovem com idade de cinco a vinte anos.
  • Idosos com idade igual ou superior a sessenta anos, nos termos da Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 e, quando necessário, seu acompanhante.
  • Pessoas com deficiência e, quando necessário, seu acompanhante.
  • Estudantes com idade entre vinte e um e cinquenta e nove anos.

Quem tem direito a Gratuidade para entrada na Zoobotânica?
Têm direito à gratuidade, mediante apresentação de identificação:

  • Crianças até 4 anos.
  • Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, nos termos do Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

Posso comprar meu ingresso para a Zoobotânica de forma antecipada?
Não há possibilidade de compra antecipada ou online dos ingressos, que devem ser adquiridos na Bilheteria da Zoobotânica. 

 


Posso levar meu bebê à Zoobotânica? 
Para acesso à Zoobotânica, todos devem estar devidamente imunizados contra a febre amarela, com vacina tendo sido aplicada há, no mínimo, 10 dias antes da visita. Bebês com menos de 9 meses não podem ainda ser imunizados contra a febre-amarela e, por isso, não podem visitar a Zoobotânica. Poderão realizar a visita 10 dias após tomar a vacina da febre-amarela.

Não é necessário apresentar o cartão de vacinas na Zoobotânica, mas é obrigatório que todos os visitantes estejam imunizados contra a febre-amarela. Antes da visita, o visitante deverá preencher uma declaração, disponibilizada no local, na qual informa já estar imunizado há, pelo menos, 10 dias.


Posso entrar na Zoobotânica de bicicleta?
Sim. São permitidas a entrada e a circulação de bicicletas.


 

 

PERGUNTAS FREQUENTES – PARQUES

Quais parques estão reabertos?
Confira aqui a listagem de parques abertos, bem como dias e horários de funcionamento. 


A visita aos Parques é paga?
Não.


O parque está totalmente liberado para visitação?
Ainda não. Alguns espaços e equipamentos estarão sinalizados para que possam ser utilizados com distanciamento entre as pessoas.

 

Quais atividades posso realizar no parque?
Várias atividades podem ser realizadas no parque. Você pode praticar atividade física individual como corrida, ginástica e caminhada, meditar, ler um livro, contemplar a paisagem e a biodiversidade, ouvir música utilizando fone de ouvidos, andar de bicicleta, tirar fotografias (sessões de fotografia com profissional devem ser autorizadas previamente pela administração).


A prática de atividade física está liberada?
Atividades físicas individuais como corrida, ginástica e caminhada podem ser realizadas. Ao correr, mantenha distância de 10 metros dos demais corredores. O uso da máscara deve ser mantido inclusive durante a prática esportiva. Neste caso, procure trocar sua máscara com mais brevidade.


Quais os cuidados a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica está tomando para reduzir o risco de contaminação da Covid-19 nos parques abertos?
A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica desenvolveu protocolos com medidas para identificar e tratar os pontos que poderiam colocar em risco a saúde dos visitantes e de seus funcionários. Dentre elas estão a limpeza mais frequente de superfícies de contato e dos banheiros, o fechamento de áreas onde o risco de contaminação é maior, o uso de equipamentos de proteção individual reforçado para todos os funcionários que lidam com o público e com limpeza, a disponibilização de álcool em gel 70% e sabão em pontos estratégicos do parque. A Fundação também mantém em trabalho remoto os funcionários que são do grupo de risco para a Covid-19.


Poderei utilizar os banheiros?
Sim, os banheiros estarão disponíveis para uso. Para sua segurança, precisará seguir alguns cuidados. Na entrada do banheiro, um cartaz informará a capacidade de pessoas que ele suporta. Se o número de pessoas dentro do banheiro for igual ou superior a esse número, aguarde do lado de fora alguém sair e entre só quando tiver menos usuários que a capacidade do banheiro. Enquanto estiver aguardando para entrar, mantenha distância de 2 metros de outras pessoas na fila.


Poderei utilizar os bebedouros?
O bebedouro não poderá ser utilizado para consumo direto, mas você poderá utilizá-lo para encher sua garrafa ou copo individual. Lembre-se de levá-los. Cuide para não encostar a garrafa ou copo na torneira do bebedouro e prefira garrafas de boca larga para minimizar a chance de contato.


Haverá eventos nos parques?
Os eventos e atividades de educação ambiental já estão sendo permitidos. Informações podem ser obtidas pelo e-mail: usopublicoparques@pbh.gov.br.

 
 

 

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES – PISTA DE SKATE

Em quais parques posso agendar o uso das pistas?
Parque das Mangabeiras : Portaria sul: Avenida José de Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras
Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado: Portaria 2: Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã.
Parque Nossa Senhora da Piedade: Rua Rubens de Souza Pimentel, 750 – Bairro Aarão Reis


O uso das pistas é pago?
Não, o agendamento e o uso das pistas são gratuitos. É obrigatório o uso de capacete e somente maiores de 12 anos podem frequentar as pistas.  


No parque também preciso utilizar máscara?
Sim, é obrigatório o uso de máscara cobrindo boca e nariz durante todo tempo em que estiver no parque. Apenas durante o consumo do seu lanche ou água, será permitida a retirada. Manuseie sua máscara pelas alças, nunca tocando-a na parte da frente. Higienize suas mãos com álcool gel antes e depois de fazê-lo, para sua segurança.


O parque está totalmente liberado para visitação?
Ainda não. Precisamos manter fechados espaços como parquinhos infantis, quadras esportivas, equipamentos de ginástica e áreas de eventos. O risco de contaminação nessas áreas é muito elevado, em função de haver muita proximidade entre as pessoas e contato frequente com as superfícies. Alguns outros equipamentos estarão sinalizados para que possam ser utilizados com distanciamento entre as pessoas.

 

Por que preciso agendar o uso da pista?
O agendamento está sendo feito para ser possível limitar o número de pessoas dentro do parque e nas pistas, evitando aglomerações.

 

Quando agendar para usar as pistas?
Os ingressos são disponibilizados da seguinte forma:
Para as visitas de quinta, os ingressos são disponibilizados a partir de terça, entre 8h e 8h30.
Para as visitas de sexta, os ingressos são disponibilizados a partir de quarta, entre 8h e 8h30.
Para as visitas de sábado, os ingressos são disponibilizados a partir de quinta, entre 8h e 8h30.
Na segunda-feira, não há possibilidade de retirada de ingressos e o sistema pode passar por manutenção.