Pular para o conteúdo principal

Prevenção da Febre Maculosa

criado em - atualizado em

Você sabe o que é a Febre Maculosa?

A febre maculosa brasileira é uma doença grave, transmitida ao homem pela picada do carrapato-estrela, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato se alimenta do sangue de animais, como cavalos, bois, cães e capivaras.

 

É de extrema importância que sejam tomados cuidados preventivos, especialmente nos período secos, quando é mais comum a proliferação do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa. Por isso, a atenção deve ser redobrada ao realizar-se passeios ao ar livre, sejam em áreas públicas, como parques municipais, estaduais e federais, ou mesmo em áreas particulares, como sítios, chácaras e fazendas. 


Entenda os sintomas, diagnóstico e tratamento.

 

Onde ocorre a febre maculosa?

Os casos da doença são mais comuns nas áreas rurais, mas recentemente os casos da doença têm sido registrados nas áreas urbanas de várias cidades do Brasil, relacionados às atividades de lazer e trabalho.


Posso frequentar os parques municipais de BH?

Até o momento, não houve registro oficial da presença de carrapatos contaminados pela bactéria da febre maculosa nos parques municipais. Sendo assim, não há impeditivo para visitas a essas áreas verdes. No entanto, medidas preventivas devem ser adotadas não só em passeios a parques, mas em quaisquer áreas ao ar livre, como praças, sítios, chácaras, edificações em regisões de matas (como pousadas e hoteis em meio a Serras) e até gramados de residências. 

 

Medidas preventivas e de controle também são adotadas pela administração dos parques municipais em BH a fim de evitar a presença de animais domésticos de vida livre (quem não têm tutores) ou silvestres não nativos da área que possam contribuir para infestações de carrapatos.

 

Além disso, desde 2017, em alinhamento e apoio às políticas sanitárias estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde, se for identificada a necessidade, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) realiza campanhas educativas preventivas nos parques, com distribuição de material informativo, sinalização dos espaços com informes de medidas de segurança a serem adotadas, entre outras ações.

 

As medidas já adotadas para prevenção de incêndios também contribuem para um ambiente menos propício para a proliferação de carrapatos. Dentre elas, está a manutenção dos gramados dos parques – nas áreas de uso público – sempre em níveis baixos, por meio de podas regulares e a irrigação regular, que ajuda a impedir a infestação. As roçadas constantes são feitas não somente nos gramados, mas também nas áreas de capim.


Há capivaras no Parque Ecológico da Pampulha (PEP)? 

É importante esclarecer que as capivaras não conseguem ter acesso à área interna do PEP. Em 2013, mesmo antes do trabalho de esterilização para controle populacional das capivaras na região da Pampulha, conduzido pela PBH, a FPMZB realizou, como medida preventiva, o cercamento da área limite do parque, impedindo o acesso de capivaras à área de uso público dos visitantes do Parque. 

 

O que fazer ao encontrar um carrapato em algum parque?

No caso de o usuário identificar a presença de algum carrapato dentro dos parques, ele deve informar, se possível no mesmo momento da identificação, à administração da unidade, para imediato acionamento do Centro de Controle de Zoonoses. O usuário também pode ligar para o telefone 156 e informar o ocorrido, solicitando vistoria no local. É importante não tocar nem tentar matar o carrapato pois, em caso de ele estar contaminado, isso deve ser feito de forma técnica para evitar a dispersão das bactérias e dos ovos do animal. 


Como prevenir-se?

Ambientes com vegetação e presença de animais, como cavalos, capivaras e cães, tais como beira ou orla de lagoas, parques ou reservas ecológicas e áreas de gramados, são favoráveis à infestação de carrapatos. Portanto, nestes locais, previna-se:

 

  • Use roupas de cor clara e calçados fechados, preferencialmente com meias brancas e de cano longo, para facilitar a visualização do carrapato;
  • Evite sentar-se e deitar-se em gramados nas atividades de lazer, como caminhadas, piqueniques, pescarias e prática de slackline;
  • Use equipamentos de proteção individual nas atividades ocupacionais (capina e limpeza);
  • Mantenha os terrenos e gramados capinados rente ao solo, facilitando a penetração dos raios solares;
  • Aplique carrapaticidas em cães e cavalos, segundo recomendação do médico veterinário. 

 
Recomendações importantes

  • Evite frequentar áreas infestadas por carrapatos;
  • Examine seu corpo cuidadosamente a cada duas horas pelo menos, porque o carrapato necessita de algum tempo aderido à pele para transmitir a bactéria;
  • Verifique atentamente o corpo das crianças;
  • Atividades que envolvam o contato direto com o cavalo, sejam de lazer (equitação, cavalgada e equoterapia) ou trabalho, requerem especial atenção;
  • Tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado em sua pele. Se possível utilize luvas e pinças. Evite esmagar os carrapatos para não se contaminar;
  • Caso tenha sido picado por carrapatos e apresente sintomas da doença (febre alta, dor de cabeça, dor no corpo), procure imediatamente o serviço de saúde e relate este contato ao médico, para que ele possa avaliar a possibilidade de ser um caso de febre maculosa.