Cemitério do Bonfim
Construído e inaugurado na mesma época que a capital mineira (em 8 de fevereiro de 1897), pela Comissão Construtora da Nova Capital, o Cemitério do Bonfim, como é conhecido, é a necrópole mais antiga da cidade. Seu traçado arquitetônico obedece ao traçado geométrico da cidade. É composto por 54 quadras, dividas entre duas alamedas principais e diversas ruas secundárias.
O local é fonte de pesquisa de vários profissionais, devido a seu acervo histórico, caracterizado por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus. Muitas dessas são de autoria de escultores italianos que vieram para o Brasil em fins do século XIX. Em todo o cemitério podem ser observadas obras de arte de estilos diversos, desde a Belle Èpoque, o Art Deco, ao modernismo brasileiro.
Até a década de 40, o Bonfim foi o único cemitério da capital. Deste modo, todos eram nele sepultados.
Predominam nas quadras localizadas nas alamedas principais os mausoléos, as capelas e as sepulturas mais requintadas construídas com material nobre, muitas delas importadas de São Paulo, Rio de Janeiro e até do exterior. A maioria dos túmulos que ocupam essas quadras pertence às famílias influentes e importantes da capital mineira, bem como os túmulos (monumentos dedicados à nobreza política do Estado de Minas Gerais). Nas quadras mais afastadas da parte central e das alamedas, encontramos sepulturas mais simples, destituídas de atributos e alegorias suntuosas.
DADOS DO CEMITÉRIO DO BONFIM | |
Inauguração | 08/02/1897 |
Área | 160.000 m2 |
Velórios | 08 |
Total de Inumados | 219.481* |
Total de Sepulturas | 17.360 |
Média diária de sepultamentos | 3,38* |
*Dados atualizados em 19/10/2022.
Funcionamento
Dias úteis:
7h às 17h (visitação pública livre)
7h às 17h (atendimento administrativo completo);
17h às 19h (atendimento administrativo exclusivo para agendamento de sepultamento).
Sábados, domingos e feriados:
7h às 17h (visitação pública livre)
7h às 19h (atendimento administrativo exclusivamente para agendamento de sepultamento).
OBS: os sepultamentos são realizados das 7h às 17h.
Localização:
Rua Bonfim, 1120 - Bonfim
Telefone: 3277-6040 ou 3277-6101
Informações
- Conheça os parques
- Zoológico e Jardim Botânico
- Prevenção da Raiva
- Prevenção da Febre Amarela
- CEVAEs
- Cemitérios Municipais
- Educação Ambiental
- Materiais Educativos
- Datas Comemorativas
- Aniversário dos Gorilas do Zoo/BH
- Dia Mundial do Leão
- Dia Mundial do Elefante
- Dia Internacional do Mico Leão Dourado
- Dia Mundial do Hipopótamo
- Dia do Mico-leão-preto
- Dia Mundial da Vida Selvagem
- Dia Nacional da Botânica
- Dia Mundial da Cobra
- Dia Internacional do Puma
- Dia Mundial do Gorila
- Dia Mundial do Rinoceronte
- Dia da Ave
- Dia Nacional de Urubuzar
- Dia Mundial do Tamanduá
- Dia Nacional e Internacional da Onça-pintada
- DIA MUNDIAL DA ANTA
- Dia Nacional do Lobo Guará
- Eventos
- Prevenção e combate a incêndios
- Programa de Integridade da FPMZB
- Legislação
- LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS – LGPD
- Parceria
- Concessão de áreas