Pular para o conteúdo principal

Dia da Ave

criado em - atualizado em

5 de Outubro - Dia da Ave

 

Essa data comemorativa foi instituída pelo Decreto nº 63.234 da Presidência da República, de 12 de setembro de 1968. Embora ele tenha sido posteriormente revogado pelo Decreto nº 9.675, de 03 de outubro de 2002, o dia 5 de Outubro foi mantido como Dia da Ave por esse mesmo instrumento, que ainda definiu o sabiá (Turdus rufiventris) como a Ave Nacional do Brasil.

 

As aves constituem um dos grupos de animais mais conhecidos e identificáveis. Existem no mundo cerca de 10.426 espécies de aves (dados da BirdLife International). Elas estão presentes desde o Ártico até a Antártida, tanto nos continentes quanto nos mares. A  América do Sul é a região mais rica do planeta em diversidade desse grupo de animais. No Brasil, as aves constituem o segundo grupo de vertebrados, com um total de 1.971 espécies, atrás apenas dos peixes (ICMBio, 2014).

 

Além da beleza de sua plumagem e do seu canto, as aves são extremamente importantes para o funcionamento e manutenção de ecossistemas ecologicamente equilibrados. As espécies carnívoras, por exemplo, realizam o controle biológico natural das populações de suas presas. Existem aquelas que ao visitarem as flores para se alimentarem de néctar, acabam transportando o pólen até uma outra flor da mesma espécie, fazendo assim a polinização. Outras promovem a limpeza do ambiente ao se alimentarem de animais mortos. Tem, ainda, aquelas espécies que se alimentam de frutos e, ao percorrerem grandes distâncias, acabam espalhando sementes, seja através das fezes ou regurgitando-as e, por isto, são consideradas semeadoras de florestas.

 

Mesmo sendo consideradas indicadoras da saúde dos ecossistemas, muitas espécies de aves encontram-se em vias de extinção. As principais ameaças são a perda e a fragmentação dos ambientes naturais em decorrência de atividades humanas, especialmente aquelas relacionadas ao desmatamento, à extração de madeira, às atividades agropecuárias e à expansão urbana. Além disso, muitas espécies de aves são vítimas de caça, seja para alimentação, seja por esporte ou até para serem comercializadas como animais de estimação.

 

Os zoológicos desempenham um papel fundamental para a conservação das espécies na natureza. A partir do trabalho destas instituições tem sido possível desenvolver pesquisas científicas em diversas áreas, tais como: biologia básica e aplicada, ecologia, comportamento, bem-estar, nutrição, saúde, dentre outras. Assim é possível conhecê-las melhor e saber mais sobre a maneira como elas dependem e se relacionam com seu habitat. Além disso, essas instituições têm atuado em parceria com os órgãos de fiscalização, na reabilitação e/ou manutenção de indivíduos resgatados do tráfico de animais. Vale destacar, ainda, o poder que os zoos têm de gerar empatia e de possibilitar a conexão das pessoas aos animais, uma das maiores contribuições na luta para se proteger as espécies da extinção. Nesse contexto, várias estratégias educativas são desenvolvidas para os diferentes tipos de público que frequentam a Instituição, buscando informar e sensibilizar as pessoas sobre o papel que esses animais desempenham na natureza e o que eles vêm sofrendo frente às ações humanas.

 

O Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) mantém sob seus cuidados 116 espécies de aves, sendo 86 da fauna silvestre brasileira e 30 exóticas. A equipe está sempre atenta às necessidades de cada espécie, procura ambientar os recintos considerando os seus habitats e as características dos indivíduos que aqui se encontram, a fim de lhes proporcionar conforto e bem-estar.

 

Considerando tudo isto, nada mais justo do que instituir um dia para homenagear e relembrar a importância desses animais para o planeta. Como disse o famoso biólogo e conservacionista Thomas Lovejoy, “Se cuidarmos das aves, cuidaremos também da maioria dos grandes problemas no mundo”.

 

O Zoológico de Belo Horizonte/FPMZB apoia essa ideia! E você?

 

Teste seus conhecimentos: Atividade Educativa Dia da Ave