
Fotos: Suziane Brugnara - FPMZB/PBH
Inaugurado no dia 5 de março de 2010, o Aquário Bacia do Rio São Francisco, localizado dentro do Zoológico de BH, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério do Meio Ambiente. Ocupa uma área de aproximadamente 3.000 m², em dois pavimentos, e abriga 21 recintos (tanques) que, em seus variados tamanhos e formatos, contam com um total de mais de 1 milhão de litros de água.
Esses recintos foram ambientados de forma a representar o rio São Francisco, um dos mais importantes do país, propiciando as condições adequadas para manutenção de espécies sob cuidados humanos. A maior atração do complexo é o “Aquário São Francisco”, com capacidade para 450.000 litros de água e que representa um "braço" do Velho Chico (como é conhecido o Rio). Nele estão representados, de forma cenográfica, tanto a margem quanto o fundo do rio. A diversidade da vida também é representada através das relações complexas e dependentes da fauna, da flora e do homem.
O Aquário da Bacia do Rio São Francisco é o maior entre os temáticos do Brasil e destaca várias riquezas culturais do “Velho Chico”. Entre as mais de 50 espécies de peixes que o visitante poderá conhecer de perto estão dourados, curimatãs, matrinxãs, piaus, pacamãs, cascudos, lambaris, mandis, pacus, curimbas, piabas, surubins e pirambebas. Além das nativas, o visitante também poderá conhecer espécies exóticas como a carpa, a tilápia, o pacu-caranha e o tamboatá.
A infraestrutura é composta ainda por auditório, espaços de exposição lúdicos, jardins, laboratório, lagoa marginal e lojinha.
Para visitar o Aquário, é necessário, além de comprar o ingresso de acesso ao Zoológico, adquirir o ingresso específico que é vendido separadamente na entrada.
Formas de pagamento para a compra de ingressos: dinheiro, pix e cartão de débito.
ATENÇÃO: NÃO SÃO ACEITOS CARTÕES DE CRÉDITO!
As instituições públicas têm direito à gratuidade da entrada e deve solicitá-la pelo Portal de Serviços da PBH:
Gratuidade para Instituições Públicas - Jardim Zoológico e Jardim Botânico (clique aqui)
Gratuidade para Instituições Públicas - Aquário do Rio São Francisco (clique aqui)
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h30 às 16h30 (entrada até às 16h).
Saiba mais sobre visitas e agendamentos clicando aqui.
Endereços e linhas de ônibus Zoobotânica
Zoológico, Jardim Botânico e Aquário:
Portaria I - Pampulha - Av. Otacílio Negrão de Lima, 8.000.
Linha 3302A - Todos os dias;
Linhas 3302B ou 3302D - Segunda a sábado;
Linhas 30, 535, 639, 8550 e 646 - Apenas domingos e feriados.
Portaria II - Serrano - Av. Antônio Francisco Lisboa, 2.600. Linhas 5035 (todos os dias), 2810 (Metropolitana - todos os dias), 2820 (Metropolitana - dias úteis).
Portaria Aquário - Av. Antônio Francisco Lisboa, 450. Aberta apenas nos dias de visita noturna a este espaço. Durante o dia, usar as portarias 1 e 2.
Informações: 3277-8489 e 3277-7259 (temporariamente indisponíveis), agendazoobotanica@pbh.gov.br e admzoo@pbh.gov.br
- Audioguia

Fotos: Suziane Brugnara - FPMZB/PBH
Buscando tornar a experiência do diversificado público que visita o Aquário do Rio São Francisco cada vez mais positiva e inclusiva, foi desenvolvido para os tanques um sistema de audioguia com informações que irão contribuir para um melhor entendimento sobre a importância do equipamento.
Por meio de Qr Codes disponibilizados em cada tanque, o visitante consegue ter acesso a áudios explicativos sobre as espécies que estão naquele tanque, além de jogos interativos. Outras informações e curiosidades também estarão disponíveis como, por exemplo, como a água do Aquário permanece sempre limpa, o que significam algumas esculturas do local e até mesmo por que motivo alguns peixes menores nadam juntos.
O projeto contou com várias etapas e foi desenvolvido pela equipe de Uso Público e Eventos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), além do envolvimento de outros setores. Durante aproximadamente cinco meses, foram realizados os trabalhos de produção e edição dos textos, visitas técnicas, seleção de imagens e gravações dos áudios.
- Recomendações
- Jamais jogue lixo no chão. Coloque o lixo nas lixeiras ou leve consigo;
- No Aquário, o silêncio também é importante;
- Não toque ou bata nos vidros. Isso compromete o bem-estar dos peixes;
- Não é permitido usar flash dentro do Aquário. Isso também compromete a saúde e o bem-estar dos peixes;
- Não é permitido entrar com alimentos;
- Menores de 15 anos só podem entrar no Aquário acompanhados dos pais ou de responsável.
A entrada de animais domésticos não é permitida nos espaços da Zoobotânica. Nesses locais, também não é permitido realizar churrasco.O ingresso do Zoológico não garante o acesso ao Aquário do Rio São Francisco, que conta com ingresso específico vendido separadamente na entrada. Consulte preços e horários de funcionamento aqui.
Nenhum dos equipamentos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (inclusive parques) possui páginas oficiais em redes sociais, nem site exclusivo. Portanto, as informações sobre esses espaços devem ser obtidas diretamente no site da Prefeitura de Belo Horizonte e da própria Fundação.