Quer ficar por dentro de todos os eventos que acontecem semanalmente nos Parques e na Zoobotânica?
Envie uma mensagem para agendaparques@pbh.gov.br e solicite a sua inserção no grupo de e-mails sobre eventos. Você pode pedir sua exclusão a qualquer momento, caso mude de ideia.
As atividades são divulgadas semanalmente nesta página. Confira!
- Programação de Dia das Crianças - ZOOBOTÂNICA
4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26/10 - Campanha educativa "Não alimente os animais silvestres... Essa atitude coloca a saúde deles e a sua em risco!"
Oportunidade para sensibilizar as pessoas sobre as graves consequências de se alimentar a fauna silvestre, como por exemplo, o mico-estrela (Callithrix penicillata). Além de esclarecer que os animais que vivem livres na área da Zoobotânica, conseguem os alimentos de que necessitam nos remanescentes de matas aí presentes. Já os animais que estão sob os cuidados do Zoológico, têm uma dieta balanceada, e somente os tratadores podem alimentá-los em dias e horários definidos.
Essa é uma ação permanente, intensificada nos meses de maior visitação, como outubro. Acontece de forma itinerante pelo Zoológico, em locais onde se observa visitantes adotando essa prática.
Datas/Horários:
4 e 5/10 – das 13h30 às 15h30
11, 12, 18, 19, 25 e 26/10 – das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30
4/10 – Celebração de duas importantes datas em uma ação educativa: Dia Mundial dos Animais (4/10) e Dia Nacional da Abelha (3/10)
Mostra de materiais biológicos de animais dos diferentes grupos que se encontram sob os cuidados do Jardim Zoológico da FPMZB – répteis, aves e mamíferos. Esta será uma oportunidade para caracterizar cada um desses grupos; esclarecer de onde vem os animais que estão no Zoo e chamar atenção para o papel que os zoos desempenham na atualidade. Será, também, um momento para apresentar três das cinco espécies de abelhas nativas sem ferrão que integram o Meliponário da Zoobotânica, parceria com o Projeto Poliniza BH, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).
Local: área em frente ao recinto do elefante
Horário: das 10h às 13h* / *Às 11h: Visita guiada ao Meliponário (20 minutos de duração, com até 15 pessoas).
Informações complementares:
O Dia Mundial dos Animais, comemorado todos os anos em 4 de outubro, foi instituído em 1931, na cidade de Florença, Itália, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal. A comemoração ganhou ainda mais relevância em 1978, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), criou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que afirma que os animais têm direito à proteção e respeito por parte dos seres humanos.
Este é um dia para celebrar toda a fauna do planeta, mas também para sensibilizar a população e alertar sobre os impactos da ação humana nos animais.
No Brasil, o Dia Nacional da Abelha é celebrado em 3 de outubro, uma data dedicada à conscientização sobre a importância desses polinizadores para a produção de alimentos, para a manutenção da diversidade da flora nativa brasileira e para o equilíbrio dos ecossistemas terrestres.
5/10 – Celebração do Dia da Ave - Atividade: Conheça a Arara-azul-grande
O Brasil tem uma grande diversidade de aves e este é o grupo de animais mais capturado e vendido no mercado ilegal. O Jardim Zoológico da FPMZB recebe com frequência animais resgatados do tráfico, dentre eles, papagaios e araras. Sendo assim, foi preparado uma atividade com a intenção de chamar a atenção dos visitantes para as ações humanas que contribuem para a diminuição das espécies na natureza e como os zoológicos têm contribuído para minimizar esta situação. Será apresentado um caso de sucesso reprodutivo da arara-azul-grande que vive no Zoo.
Local: Praça das Aves – próximo ao recinto da Arara-azul-grande.
Horário: das 10h às 13h
Informações complementares:
O Dia da Ave foi criado por meio de um decreto presidencial em 1968 e, posteriormente, foi alterado em 2002, ocasião em que foi instituído o Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) como Ave nacional do Brasil. O sabiá-laranjeira foi escolhido principalmente pelo seu canto melodioso e por ocorrer em boa parte do Brasil. Vale lembrar que a conservação das espécies de aves em geral é extremamente importante para o equilíbrio ecológico sendo assim, no dia 5 de outubro celebra-se o Dia das Aves.
10/10 – “Uma Note no Aquário”
Visita noturna ao Aquário em que os visitantes têm a oportunidade de conhecer os 22 tanques que compõem o Aquário temático, descobrir as características, os hábitos e curiosidades de espécies de peixes da bacia do Rio São Francisco, como por exemplo, o surubim, um dos maiores peixes de água doce do Brasil e também conhecer os bastidores do Aquário entendendo melhor como funciona toda a dinâmica do equipamento. Para isso devem procurar um dos educadores do Aquário para fazer inscrição no próprio local.
Local: Aquário do Rio são Francisco
Horário: das 18h30 às 22h
12/10 – Bate-papo “De gente pra lobo e de lobo pra gente”
Em comemoração ao Dia Nacional do Lobo-guará, uma conversa informal leva os participantes à oportunidade de esclarecer dúvidas acerca do comportamento e dos hábitos do lobo-guará, obter informações sobre a alimentação desse animal tanto na natureza quanto no Jardim Zoológico da FPMZB, bem como sobre as principais ameaças que a espécie enfrenta no seu ambiente natural e, também, conhecer a história de vida dos indivíduos que, atualmente, se encontram sob os cuidados da instituição.
Local: Praça Nacional – proximidades do recinto de lobo-guará.
Horário: das 10h às 13h
Informações complementares:
Essa data foi instituída em 2009, pelo Grupo de Trabalho de Canídeos, do Plano de Manejo para essa espécie. Uma oportunidade para se apresentar o lobo-guará para as pessoas, para se chamar atenção para as ameaças que ele enfrenta na natureza e os esforços que vem sendo realizados visando à sua conservação.
12/10 - Campanha educativa “Jacaré de boa na lagoa”
Dando continuidade às ações da Campanha anual da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), serão realizadas duas atividades educativas neste período:
Atividade 1 - “Papo Profissional Jacarés”: tem como objetivos apresentar as duas espécies de jacarés que se encontram sob os cuidados do Zoo de BH - o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) e o jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus) -, destacar as principais ameaças a esses animais em ambiente natural e o trabalho realizado pelo Zoológico para mantê-los com elevados níveis de bem-estar.
Datas/Horários: dia 14/10, das 9h às 11h e dia 15/10, das 14h às 16h
Local: proximidades do recinto do jacaré-de-papo-amarelo.
Atividade 2 – “Conhecendo os jacarés do Brasil”
Nesta atividade são apresentadas as seis espécies de jacarés que ocorrem no Brasil e a importância desses animais para o equilíbrio dos ecossistemas. Os participantes são convidados a apresentar cada uma das seis espécies e apresentar suas principais características, áreas de ocorrência, hábitos e comportamentos. Posteriormente os participantes discutem numa roda de conversa outras curiosidades sobre esse grupo de animais e montam um painel coletivo apresentando as informações adquiridas durante a atividade.
Datas/Horários: dia 16/10, das 9h às 11h e dia 17/10, das 14h às 16h
Local: proximidades do recinto do jacaré-de-papo-amarelo.
26/10 – Visita mediada à Zooboteca
Espaço de exposições, que possibilita às pessoas um contato direto com diversos elementos da fauna e da flora que compõem o rico patrimônio natural mantido pela Zoobotânica. Como em outubro tem um dia dedicado as aves (05) e outro dedicado aos répteis (21/10), estarão em destaque os materiais biológicos relacionados a esses dois grupos, como: penas, ovos, mudas de pele de serpentes. Uma oportunidade para conhecer alguns desses animais, bem como aprender caracterizá-los.
Horário: das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30
Local: Zoobotânica – proximidades do recinto dos elefantes.
*Programação sujeita a alterações. Confira possíveis atualizações aqui
- Programação de Dia das Crianças - PARQUES
12/10 - Parque das Mangabeiras Maurício Campos
Projeto Meu Vizinho | Edição Picnic na Praça
Convite para as pessoas desfrutarem de uma programação cultural com música, teatro, brincadeiras e circo ao ar livre, em contato com a natureza. Projeto da Produtora Árvore, patrocinado pela Cemig, por meio das Leis Estadual de Minas Gerais e Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da Fundação Municipal de Parques de Belo Horizonte e do Hermes Pardini.
Horário: das 10h às 16h
10h - Abertura com Fanfarra Cia Gêmea na entrada do parque
10h às 16h - Apresentação - Rúbia Mesquita no palco + DJ Kriok
10h30 às 11h30 - Do Ré Mirim
11h30 às 12h - Rubia + Cia Gêmea
12h às 13h - Trampulim - Uma Surpresa para Benedita
13h às 13h30 - Cia Gêmea + Rúbia
14h às 15h30 - Baile da Dri
15h30 - Dk Kriok
Local: entorno da Praça das águas.
12/10 - Parque das Mangabeiras Maurício Campos
Ambientar
Exposições interativas, oficinas, jogos, brincadeiras e bate papos com o intuito de despertar a consciência ambiental. Uma ação colaborativa que une universidades, diversos órgãos públicos e setores da sociedade em prol à proteção da natureza.
Horário: das 10h às 13h
Local: entorno da Praça das águas.
12/10 - Parque das Mangabeiras Maurício Campos
Trilha do Cerrado
Passeio guiado pela equipe de Educação Ambiental da FPMZB, em uma trilha que convida os participantes a conhecer a biodiversidade do Cerrado, vivenciar e contemplar a mata nativa, despertando os sentidos em meio à natureza. Durante o percurso, com aproximadamente 400 metros de extensão, são apresentadas espécies nativas da fauna e flora, proporcionando uma experiência educativa, sensorial e consciente em um ambiente preservado. Atividade recomendada para toda a família (exceto pessoas com mobilidade reduzida).
Horário: das 10h às 11h
Vagas limitadas: 25 participantes
Inscrições gratuitas até 09/10 pelo e-mail: educaparques@pbh.gov.br
Uso de calçado fechado é obrigatório.
Recomenda-se levar água, protetor solar e boné.
Atividade sujeita a cancelamento em caso de condições climáticas adversas.
12/10 - Parque das Mangabeiras Maurício Campos
Apresentação teatral: 1,2,3... Tente outra vez
O espetáculo traz alegria, riso e graça com a palhaça Magnética (Valéria Araújo) e os palhaços Titetê (Cícero Silva) e Mequetrefe (Rodrigo Lapa Dani) para o público de todas as idades. As apresentações envolvem música, números clássicos de palhaçaria e outros criados pelos próprios artistas.
Horários: às 11h e às 14h
Local: entorno da Praça das águas.
12/10 - Parque das Mangabeiras Maurício Campos
Feira da Economia Solidária
Feira de artesanato com produtos alimentícios, vestuário e decoração, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Horário: das 9h às 15h30
Local: entorno da Praça das águas.
14/10 - Parque Aggeo Pio Sobrinho
Trilha educativa
Mais do que uma simples caminhada, a trilha proporciona uma verdadeira imersão sensorial na natureza e na história do parque. Ao longo do percurso, os participantes serão convidados a observar a biodiversidade local — árvores, sementes, animais silvestres —, estimulando os sentidos e despertando o respeito pelo ambiente. Uma experiência de encantamento, aprendizado e conexão com o meio ambiente.
Horários: das 9h às 10h e das 14h às 15h
Inscrição pelo e-mail: educaparques@pbh.gov.br
Crianças a partir de 6 anos, acompanhadas por responsáveisCapacidade: A trilha é realizada com o mínimo de 5 e máximo de 25 pessoas.
Orientações aos inscritos:
· Utilizar sapatos fechados, adequados para caminhada;
· Levar garrafa de água para hidratação;
· Usar protetor solar e repelente.
· Atividade sujeita a alterações e cancelamento devido a intempéries climáticas.
14/10 - Parque Aggeo Pio SobrinhoBrincando e Aprendendo nos Parques
Gincanas, brincadeiras, jogos e rodas de conversa envolvem o público infantojuvenil e suas famílias em uma jornada divertida de descoberta sobre a biodiversidade dos parques. As atividades exploram os serviços ecossistêmicos oferecidos pelos espaços verdes urbanos — como sombra, ar puro e lazer — e integram a campanha "Não Alimente os Animais Silvestres", promovendo a convivência responsável com a fauna e o respeito ao equilíbrio ambiental.
Atividade aberta, sem necessidade de inscrição
Para crianças a partir de 5 anos, acompanhadas por responsáveis
Grupos de até 30 participantesHorários: das 10h30 às 11h30 e das 15h30 às 16h30
15/10 – Parque Roberto Burle Marx (Parque das Águas) – Trilha Nova!
Trilha educativa
Mais do que uma simples caminhada, a trilha proporciona uma verdadeira imersão sensorial na natureza e na história do parque. Ao longo do percurso, os participantes serão convidados a observar a biodiversidade local — árvores, sementes, animais silvestres —, estimulando os sentidos e despertando o respeito pelo ambiente. Uma experiência de encantamento, aprendizado e conexão com o meio ambiente.
Horários: das 9h às 10h e das 14h às 15h
Inscrição pelo e-mail: educaparques@pbh.gov.br
Crianças a partir de 6 anos, acompanhadas por responsáveis
Capacidade: A trilha é realizada com o mínimo de 5 e máximo de 25 pessoas.Orientações aos inscritos:
· Utilizar sapatos fechados, adequados para caminhada;
· Levar garrafa de água para hidratação;
· Usar protetor solar e repelente.
· Atividade sujeita a alterações e cancelamento devido a intempéries climáticas.
15/10 – Parque Jacques Cousteau
Brincando e Aprendendo nos Parques
Gincanas, brincadeiras, jogos e rodas de conversa envolvem o público infantojuvenil e suas famílias em uma jornada divertida de descoberta sobre a biodiversidade dos parques. As atividades exploram os serviços ecossistêmicos oferecidos pelos espaços verdes urbanos — como sombra, ar puro e lazer — e integram a campanha "Não Alimente os Animais Silvestres", promovendo a convivência responsável com a fauna e o respeito ao equilíbrio ambiental.
Horários: das 10h30 às 11h30 e das 15h30 às 16h30
Atividade aberta, sem necessidade de inscrição
Para crianças a partir de 5 anos, acompanhadas por responsáveis
Grupos de até 30 participantes15/10 – Parque Jacques Cousteau
Trilha educativa
Mais do que uma simples caminhada, a trilha proporciona uma verdadeira imersão sensorial na natureza e na história do parque. Ao longo do percurso, os participantes serão convidados a observar a biodiversidade local — árvores, sementes, animais silvestres —, estimulando os sentidos e despertando o respeito pelo ambiente. Uma experiência de encantamento, aprendizado e conexão com o meio ambiente.
Horários: das 9h às 10h e das 14h às 15h
Inscrição pelo e-mail: educaparques@pbh.gov.br
Crianças a partir de 6 anos, acompanhadas por responsáveisCapacidade: A trilha é realizada com o mínimo de 5 e máximo de 25 pessoas.
Orientações aos inscritos:
· Utilizar sapatos fechados, adequados para caminhada;
· Levar garrafa de água para hidratação;
· Usar protetor solar e repelente.
· Atividade sujeita a alterações e cancelamento devido a intempéries climáticas.
16/10 – Parque Roberto Burle Marx (Parque das Águas)
Brincando e Aprendendo nos Parques
Gincanas, brincadeiras, jogos e rodas de conversa envolvem o público infantojuvenil e suas famílias em uma jornada divertida de descoberta sobre a biodiversidade dos parques. As atividades exploram os serviços ecossistêmicos oferecidos pelos espaços verdes urbanos — como sombra, ar puro e lazer — e integram a campanha "Não Alimente os Animais Silvestres", promovendo a convivência responsável com a fauna e o respeito ao equilíbrio ambiental.
Horários: das 10h30 às 11h30 e das 15h30 às 16h30
Atividade aberta, sem necessidade de inscrição
Para crianças a partir de 5 anos, acompanhadas por responsáveis
Grupos de até 30 participantes17/10 – Parque das Mangabeiras Maurício
Trilha Kids - Sensações e Descobertas
Uma proposta diferenciada, pensada especialmente para os pequenos! A Trilha Kids é uma atividade sensorial e lúdica que estimula o encantamento das crianças pela natureza. Ao longo do trajeto, elementos como penas, sementes, pegadas, cascas e frutos serão estrategicamente posicionados para provocar a curiosidade, a imaginação e o aprendizado. Uma verdadeira aventura educativa, que fortalece vínculos afetivos com o meio ambiente desde a infância.
Orientações:
· Utilizar sapatos fechados, adequados para caminhada;
· Levar garrafa de água para hidratação;
· Usar protetor solar e repelente.
· Atividade sujeita a alterações e cancelamento devido a intempéries climáticas.
Horários: das 9h às 10h e das 14h às 15h
Inscrição: educaparques@pbh.gov.br
Crianças a partir de 5 anos, com responsáveis
Capacidade: mínimo de 5 e máximo de 25 pessoas.17/10 – Parque das Mangabeiras Maurício Campos
Mais Verde, Menos Cinza
A Oficina de Combate ao Fogo é uma atividade educativa e interativa voltada ao público infantil, com o objetivo de conscientizar sobre os impactos dos incêndios florestais nos parques urbanos e áreas verdes.
De forma lúdica e acessível, a oficina promove reflexões sobre os prejuízos causados pelo fogo descontrolado à fauna, à flora e à saúde humana, despertando desde cedo uma consciência ambiental crítica nas crianças.
Durante a atividade, os participantes aprendem sobre os principais causadores de incêndios, como evitá-los e como cada pessoa pode contribuir na prevenção.
Mais do que informar, a oficina inspira as crianças a se tornarem agentes de cuidado com a natureza, reforçando a importância de atitudes responsáveis no dia a dia e incentivando uma cultura de preservação e respeito aos parques e espaços naturais.
Horários: das 10h30 às 11h30 e das 15h30 às 16h30
Atividade aberta | Sem necessidade de inscriçãoPonto de Encontro: Praça das águas
Livre para todas as idades
Contato para informações e inscrições: educaparques@pbh.gov.br*Programação sujeita a alterações. Confira possíveis atualizações aqui.