Os parques e a Zoobotânica são frequentemente utilizados para realização de eventos, sejam atividades educativas, de lazer, esportivas, culturais ou até particulares, como casamentos ou pequenas comemorações de aniversário.
Para receber orientações sobre como viabilizar seu projeto de evento nas unidades da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), envie um e-mail para eventosparques@pbh.gov.br com as seguintes informações:
Nome do evento;
Nome do parque/unidade e local específico onde pretende realizar o evento;
Infraestrutura que será montada;
Data e horário de realização (com data e horário de montagem e desmontagem, se houver);
Estimativa de número de participantes;
Finalidade do evento;
Atividades que serão realizadas;
Nome e telefone para contato.
O preço público para uso das unidades da Fundação para realização de eventos está definido em portaria específica, que pode ser consultada aqui, no final da tabela.
REALIZAÇÃO DE PEQUENAS COMEMORAÇÕES PARTICULARES
Pequenas comemorações particulares, como aniversário, casamento, chá de fraldas, dentre outras, podem ser realizadas de duas maneiras:
Eventos sem reserva e sem estrutura: o evento poderá usar os recursos que o parque oferece, mas não é permitida a utilização de mesas, cadeiras, caixotes, montagem de qualquer tipo de estrutura ou equipamentos. Também não haverá área reservada para o evento. Poderá ser realizado o piquenique tradicional, com toalha estendida no chão, para apoio aos alimentos em um local que estiver disponível no parque. Não há necessidade de agendamento nem de pagamento de preço público.
Eventos com reserva: é permitida a utilização de mesa pequena para dar apoio aos alimentos e poucas cadeiras para serem usadas por pessoas com necessidades especiais. Será pré-definido o local do parque a ser utilizado. Para isso, é necessária a obtenção de autorização e pagamento do preço público.
Para formalizar a solicitação do evento com reserva, é preciso enviar e-mail para usopublicoparques@pbh.gov.br, com as seguintes informações:
- Nome do parque/unidade e local específico onde pretende realizar o evento;
- Infraestrutura que será montada (valorize a paisagem do parque e use pouca estrutura);
- Data e horário de realização;
- Estimativa de número de participantes;
- Nome e telefone para contato.
O preço público para uso das unidades da Fundação para realização de eventos está definido em portaria específica, que pode ser consultada aqui, no final da tabela.
REALIZAÇÃO DE FOTOGRAFIAS E FILMAGENS
Fotos para uso particular (como de gestante, noivas e outras) não precisam de agendamento nem pagamento de preço público, mas devem ser realizadas nos espaços abertos à visitação e no horário de funcionamento, sem montagem de estrutura e sem atrapalhar a circulação do público.
Caso haja a necessidade de exclusividade de área, as fotos/filmagens tenham finalidade comercial, ou a área a ser utilizada seja de acesso restrito, é necessário agendar e pagar preço público.
O preço público para uso das unidades da Fundação para fotografia e filmagem está definido em portaria específica, que pode ser consultada aqui, ao final da tabela.
Para realizar um dos casos que necessita agendamento (finalidade comercial, necessidade de exclusividade de área ou acesso a áreas restritas), é preciso enviar e-mail para usopublicoparques@pbh.gov.br informando:
- Nome da atividade;
- Nome do parque e local específico onde pretende realizar a atividade;
- Infraestrutura que será montada;
- Data e horário de realização (data e horário de montagem e desmontagem, se houver);
- Quantidade de pessoas na equipe de produção;
- Finalidade das fotos e filmagens;
- Nome e telefone para contato.
Já as fotos de cunho pessoal e que não demandam agendamento nem pagamento de preço público são realizadas nos dias e horários normais de visitação do equipamento, sem necessidade de autorização da FPMZB.