Pular para o conteúdo principal

Educação Ambiental

criado em - atualizado em

Fotos: Gabriel Santiago e Suziane Brugnara - FPMZB/PBH

 

Contribuir para o fortalecimento da cultura de respeito à vida, baseado no relacionamento saudável das pessoas entre si e com o meio ambiente, é a missão da Assessoria de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

 

Mundialmente, zoológicos, aquários, jardins botânicos e parques são instituições visitadas, anualmente, por milhões de pessoas e por públicos diversificados, o que possibilita o desenvolvimento de trabalhos de educação e sensibilização para questões ambientais com um alcance muito grande. As diversas áreas da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (parques, Jardim Botânico, Jardim Zoológico, Aquário do Rio São Francisco, Borboletário, Recinto de Imersão de Aves, Meliponário...) são consideradas espaços de educação não formal, com características próprias, nas quais os visitantes são livres para fazer escolhas de acordo com os seus interesses. Para que o uso desses espaços ocorra de forma sustentável e respeitosa com o meio ambiente, a Assessoria de Educação Ambiental mantém projetos educativos, científicos e culturais junto às escolas, ao público em geral e às comunidades do entorno. Colabora na orientação, organização e oferecimento de subsídios para aqueles que pretendem realizar visitas e participar de atividades educativas nesses espaços.

 

A Assessoria de Educação Ambiental desenvolve, ainda, um trabalho de apoio aos educadores, buscando oferecer atividades especiais e promovendo trocas de conhecimentos entre eles e a equipe educativa. Com isso, contribui para a formação de pessoas sensíveis e dispostas a atuar na área ambiental, colaborando para a conservação da fauna e da flora, preservação do patrimônio público, além da formação do cidadão.

 

A equipe técnica da Assessoria de Educação Ambiental conta com profissionais das áreas de Ciências Biológicas, História e Pedagogia para a coordenação, que, juntamente com a equipe administrativa, atuam no planejamento e execução das atividades. Além desses profissionais, agentes de serviço ambiental e estagiários conduzem as atividades educativas com o público nos parques e na Zoobotânica. 

 

Uma grande variedade de atividades é oferecida em sua programação anual, podendo ser agendadas previamente ou não, dependendo das demandas de cada atividade. Para os educadores, no agendamento prévio, eles têm a oportunidade de conhecer com antecedência os objetivos e a dinâmica da atividade e as condições para participação (número de alunos, faixa-etária etc.). Caso optem por uma visita livre, onde não há necessidade do agendamento prévio, esta deverá ser conduzida pelo próprio educador ou sua equipe, respeitando as regras de cada espaço.

 

As atividades são gratuitas, mas é necessário adquirir o ingresso para entrada na Zoobotânica e no Aquário, que possui ingresso específico, vendido separadamente na entrada desse espaço. Nos parques, a entrada é gratuita.

     

As instituições públicas de educação, saúde e assistência social têm gratuidade para visitar a Zoobotânica, mediante agendamento prévio, a ser realizado no Portal de Agendamento da PBH.     

 

Para o agendamento da gratuidade da entrada na Zoobotânica, a primeira recomendação é enviar uma mensagem para o endereço de e-mail agendazoobotanica@pbh.gov.br, assim, receberá uma resposta automática com o passo a passo a ser seguido no Portal de Agendamento da PBH.

 

Preços e horários, meia entrada e gratuidade individual 

Gratuidade para instituições públicas de educação, saúde e assistência social – Jardim Zoológico e Jardim Botânico

Gratuidade para instituições públicas de educação, saúde e assistência social – Aquário 

Grupos cujos participantes têm mobilidade reduzida podem solicitar autorização especial de circulação de veículos na Zoobotânica a fim de melhorar a locomoção destes visitantes. A solicitação deve ser enviada por e-mail com antecedência mínima de 10 dias para o endereço agendazoobotanica@pbh.gov.br

Orientações para visitantes

Mapa da Zoobotânica 

Materiais educativos 

Avalie sua visita

Perguntas frequentes

 

A visita aos espaços é livre. Para participar de atividades de educação ambiental, seguem as informações.

 

Para agendamentos e informações sobre as atividades, confira neste portal ou entre em contato pelos e-mails:

- agendazoobotanica@pbh.gov.br - para informações e agendamentos de atividades nas áreas da Zoobotânica;

- educaparques@pbh.gov.br - para informações e agendamentos de atividades nas áreas dos parques municipais de Belo Horizonte. 

 

Confira também a Programação de eventos nos parques e na Zoobotânica (pode haver alguma atividade de educação ambiental agendada).