Pular para o conteúdo principal

Educação Ambiental

atualizado em 13/11/2019 | 10:38

Harmonia com a natureza é o principal objetivo da Educação Ambiental

Serviço de Educação Ambiental.jpg



A Educação Ambiental na Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) foi constituída como setor, em 1991 e, desde então, a equipe de educadores trabalha com a proposta de sensibilizar os visitantes para uma convivência harmoniosa com animais e plantas. A Gerência de Educação Ambiental da FPMZB atua nos parques municipais, na Zoobotânica e nos Centros de Vivência Agroecológica (CEVAEs), realizando projetos e eventos educativos junto às escolas, visitantes das unidades da FPMZB e da comunidade do entorno. Além disso, apóia atividades de educadores visando o enriquecimento pedagógico e a abordagem ambiental no âmbito escolar.

A equipe técnica da Gerência de Educação Ambiental da Fundação conta com profissionais da área das Ciências Biológicas e Psicologia na coordenação, planejamento e execução das atividades. Além destes profissionais, a Gerência também dispõe de agentes de visitação que conduzem as atividades educativas com o público nos diversos espaços da FPMZB para contribuir para que essas pessoas sejam agentes multiplicadores de informações e mensagens positivas sobre a importância da conservação da fauna, da flora, dos ambientes naturais e da sustentabilidade das ações humanas.

É ofertada uma grande variedade de atividades direcionadas, principalmente, para o público escolar. Para obter informações entre em contato conosco através dos telefones (31) 3277 7286 / 7284 ou pelo email agendazoobotanica@pbh.gov.br

A Casa de Educação Ambiental


Casa de Educação Ambiental.jpg

 

A Gerência de Educação Ambiental está sediada na Casa de Educação Ambiental, construída em 1996, em parceria com a VALE. A Casa, localizada na unidade Zoobotânica (avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000), é equipada com auditório que tem capacidade para 50 pessoas, onde são realizadas palestras e seminários. A Casa também abriga o Centro de Documentação (CEDOC), com acervo de periódicos, audivisual e livros relacionados à fauna, flora e educação ambiental, para apoio às atividades dos funcionários da FPMZB e às pesquisas escolares.

 

Centro de Documentação

Tem o objetivo de facilitar e estimular o estudo e a pesquisa, mediante disponibilização de informações e publicações nas áreas de zoologia, botânica, educação ambiental e meio ambiente.
Funcionamento: De terça a sexta (exceto feriado), das 9h às 12h e das 14h às 15h

 

Zooboteca

Zooboteca.jpg


Espaço interativo, com elementos da fauna e da flora, que tem como objetivo levar as pessoas a conhecer a diversidade de vida existente no planeta e contribuir para a sua conservação.

Funcionamento:
Consulte programação mensal neste link

• Não há necessidade de agendamento.


 

 

Empréstimo de materiais educativos para profissionais da área

No intuito de apoiar as atividades de professores e estimular a educação ambiental em sala de aula, a Gerência de Educação Ambiental disponibiliza alguns de seus materiais para empréstimo. Veja a seguir algumas orientações:

- A requisição do empréstimo é realizado em formulário próprio que pode ser solicitado através do email agendazoobotanica@pbh.gov.br
- O empréstimo é de 5 (cinco) dias úteis contados a partir da retirada do material.
- Os materiais são disponibilizados para empréstimo para professores. Em se tratando de outras instituições, o responsável pela unidade solicitante é quem deverá realizar a reserva e a retirada do mesmo.
- ATENÇÃO! A Gerência de Educação Ambiental apenas disponibiliza os materiais já existentes e NÃO confecciona materiais por demanda.

Relação dos materiais para empréstimo:

FAUNA
- Kit de ovos de aves
- Kit de ovos e dentes de répteis
- Kit de mudas de pele de répteis
- Algumas penas.

OBS: esses materiais se referem tanto a espécies da fauna silvestre brasileira quanto de espécies exóticas.


FLORA
- Kit de frutos e sementes de espécies da Caatinga
- Kit de frutos e sementes de espécies do Cerrado
- Kit de frutos e sementes de espécies da Mata Atlântica
- Kit de frutos e sementes de espécies da Amazônia.


OUTROS MATERIAIS
- Jogos da memória “Biomas Brasileiros” (seis unidades) – Amazônia, Caatinga, Campos Sulinos, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
- Conjunto de banners dos “Biomas Brasileiros” (sete unidades) – Amazônia, Caatinga, Campos Sulinos, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e um geral com o mapa do Brasil destacando as áreas de ocorrência de cada um desses ambientes naturais.