Pular para o conteúdo principal

Educação Ambiental

criado em - atualizado em

Contribuir para o fortalecimento da cultura de respeito à vida, baseado no relacionamento saudável das pessoas entre si e com o meio ambiente, é a missão da Gerência de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

 

Educação Ambiental

 

Mundialmente, zoológicos, jardins botânicos, parques e aquários são instituições visitadas por públicos diversificados, o que possibilita o desenvolvimento de trabalhos de educação e sensibilização para questões ambientais com um alcance muito grande. As diversas áreas da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (Jardim Zoológico, Jardim Botânico, Aquário, parques municipais, Centros de Vivência Agroecológica e até os cemitérios) são consideradas espaços de educação não formal, com características muito próprias, nos quais os visitantes são livres para fazer escolhas de acordo com seus interesses. Para que o uso desses espaços ocorra de forma sustentável e respeitosa com o meio ambiente, a Gerência de Educação Ambiental mantém projetos educativos, científicos e culturais junto às escolas e ao público em geral. Colabora na orientação, organização e oferecimento de subsídios para aqueles que pretendem realizar visitas e participar de atividades educativas nesses espaços.

 

A Gerência de Educação Ambiental desenvolve, ainda, um trabalho de apoio aos educadores, buscando oferecer atividades especiais e promovendo trocas de conhecimentos entre eles e a equipe educativa. Com isso, contribui para a formação de pessoas sensíveis e dispostas a atuar na área ambiental, colaborando para a conservação da fauna e da flora, além da formação do cidadão.


Assim, são oferecidas atividades, sem agendamento prévio, com atendimento ao público por ordem de chegada; atividades educativas com agendamento prévio, nas quais o educador tem a oportunidade de conhecer com antecedência os objetivos e a dinâmica da atividade e as condições para participação (número de alunos, faixa-etária etc.); e visitas livres que são conduzidas pelos próprios educadores, respeitando as regras de cada espaço. A equipe técnica da Gerência de Educação Ambiental conta com profissionais das áreas das Ciências Biológicas e da Psicologia para a coordenação, planejamento e execução das atividades. Além desses profissionais, há agentes de visitação e estagiários que conduzem as atividades educativas com o público nos diversos espaços da Fundação.


É ofertada uma grande variedade de atividades para o público livre e para o público escolar. Para obter informações, confira nesta página ou entre em contato pelo telefone (31) 3277-7286 ou pelo e-mail agendazoobotanica@pbh.gov.br.

 

Casa de Educação Ambiental

 

CEA

 

A Gerência de Educação Ambiental está sediada na Casa de Educação Ambiental, construída em 1996, em parceria com a empresa Vale. Localizada na área da Zoobotânica (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000 – Bairro Bandeirantes), é equipada com auditório que tem capacidade para 50 pessoas, onde são realizados seminários e palestras.

 

Zooboteca

 

Espaço interativo, com elementos da fauna e da flora, com o objetivo de levar as pessoas a conhecer a diversidade de vida existente no planeta e contribuir para a sua conservação.

 

Zooboteca

 

Funcionamento:


-      De terça a sexta-feira. 

Horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

-      Abre também no último domingo de cada mês. 

Horários: das 10h às 12h e das 13h às 15h.

 

Não é necessário agendamento e o atendimento é realizado por ordem de chegada.

 

Outras informações sobre a Zooboteca (clique aqui)

 

ZoobotecaZooboteca

Fotos: Suziane Brugnara
 

 

Borboletário

 

Borboletário

Foto: Suziane Brugnara
Atenção!
A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica informa que, durante os meses de novembro e dezembro, o Borboletário da Zoobotânica estará fechado para a troca do seu sombrite e outras intervenções, não sendo possível, nesse período, a visitação do público.  

 

O Borboletário é um espaço contemplativo onde borboletas vivem em harmonia com as plantas e as pessoas. Os visitantes, após um breve bate-papo com a equipe educativa, podem entrar e percorrer o viveiro para conhecer algumas espécies de borboletas, seu ciclo de vida, os serviços ambientais que prestam, bem como as ameaças que as acometem em ambiente natural.


Funcionamento:
 
-     Quartas e sextas: com agendamento (Somente para grupos de instituiçõesclique aqui para agendamento.)

Até 50 pessoas por horário; visita guiada com até 20 pessoas por vez.

 

 Horários: 9h, 10h, 14h e 15h.

 

-     Terças, quintas, sábados, domingos e feriados: livre, por ordem de chegada e número máximo de 20 pessoas por vez.

 

Horários: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

 

Visitas ao Borboletário (clique aqui)

 


Visitas de Grupos ao Borboletário (clique aqui)

 

 

BorboletárioBorboletário
 
Fotos: Suziane Brugnara

 

Capacitação de Educadores

 

Capacitação de Professores


 
A Gerência de Educação Ambiental promove, na modalidade Educação Aberta à Distância, a capacitação de educadores com o objetivo de apresentar os espaços geridos pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (Parques Municipais, Jardim Zoológico, Jardim Botânico, Centros de Vivência Agroecológica, Cemitérios Municipais), suas oportunidades e potencialidades educativas. Além disso, o curso quer possibilitar maior autonomia aos educadores com informações que auxiliarão na organização e aproveitamento pedagógico das visitas com seus alunos.


 
Para outras informações sobre o serviço, acesse: 

 

EAD PBH (clique aqui)

 

EAD PBH - FPMZB (clique aqui)

 

Visitas Técnicas

 

Visitas Técnicas


Atividade exclusiva para turmas de estudantes do ensino superior e cursos técnicos de áreas afins à temática da Zoobotânica, possibilitando a interação com a equipe de funcionários que cuida dos animais. Aborda conhecimentos teóricos e práticos que contribuirão para a formação profissional.
 
 

Para outras informações, acesse: 

 

Visita Técnica ao Jardim Zoológico e Aquário (clique aqui)

 

Gratuidade para Instituições Públicas (clique aqui)

 

Outras Atividades Educativas

 

Atividades Educativas


Para informações sobre outras atividades, tais como campanhas, comemorações de datas do calendário ambiental, programações de férias, entre em contato conosco pelo e-mail: agendazoobotanica@pbh.gov.br.

 

Informações sobre gratuidade e agendamentos para Instituições Públicas

                                       
Por meio da Gerência de Educação Ambiental, as instituições públicas de ensino, saúde e assistencial conseguem realizar agendamentos de visita livre com garantia de gratuidade da entrada nas áreas do Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Aquário.

 

Agendamento para visitas (clique aqui)

 

Gratuidade para Instituições Públicas (clique aqui)