Pular para o conteúdo principal

Educação Ambiental

atualizado em 05/07/2019 | 12:02

Harmonia com a natureza é o principal objetivo da Educação Ambiental

Serviço de Educação Ambiental.jpg



O serviço de Educação Ambiental oferecido hoje pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) foi constituído, como setor, em 1991 e, desde então, a equipe de educadores trabalha com a proposta de sensibilizar os visitantes para uma convivência harmoniosa com animais e plantas. A gerência de educação ambiental da FPMZB realiza projetos e eventos educativos junto às escolas e público em geral e também apóia atividades de educadores visando o enriquecimento pedagógico.
 

A equipe oferece uma grande variedade de atividades direcionadas, principalmente, para o público escolar. Para obter informações entre em contato conosco através do telefone (31) 3277-8489

A Casa de Educação Ambiental


Casa de Educação Ambiental.jpg

 

Parte da equipe da Gerência de Educação Ambiental está sediada na Casa de Educação Ambiental, construída em 1996, em parceria com a VALE. A Casa é equipada com auditório que tem capacidade para 60 pessoas, onde são realizadas palestras e seminários. Também faz parte da Casa, o Centro de Documentação (CEDOC), com acervo de periódicos, fitas de vídeo e livros relacionados à fauna, flora e educação ambiental, para apoio às atividades dos funcionários da FZB-BH e às pesquisas escolares.
 

Além da equipe técnica, a gerência conta com Agentes de Visitação e estagiários. Os Agentes são responsáveis pela orientação diária ao público na área de visitação, atuando em locais próximos aos recintos de alguns dos animais mais visitados como elefante, gorila, Casa de Répteis. Eles também atuam no Jardim Botânico (estufas), Jardim Japonês, Parque Ecológico da Pampulha e Aquário, e são um dos principais agentes multiplicadores de informações e mensagens positivas sobre a importância da conservação da fauna, da flora, dos ambientes naturais e da sustentabilidade das ações humanas.

 

Centro de Documentação

Tem o objetivo de facilitar e estimular o estudo e a pesquisa, mediante disponibilização de informações e publicações nas áreas de zoologia, botânica, educação ambiental e meio ambiente.
Funcionamento: De terça a sexta (exceto feriado), das 9h às 12h e das 14h às 15h

 

Zooboteca

Zooboteca.jpg


Espaço interativo que tem como objetivo levar as pessoas a conhecer a diversidade de vida existente no Planeta e contribuir para a sua conservação.

Funcionamento:
De terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Domingo, das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30.

• Não há necessidade de agendamento.