Pular para o conteúdo principal

Aquário do Rio São Francisco

atualizado em 23/01/2020 | 16:11
  • Por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o acesso aos Parques da Serra do Curral, Aggeo Pio Sobrinho e das Mangabeiras, além dos espaços da Zoobotânica (Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco) requer a apresentação de comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada NO MÍNIMO 10 dias antes da visita (tempo necessário para a vacina surtir efeito). Também deve ser apresentado documento de identidade com foto, para todos os visitantes (no caso de crianças, pode ser apresentada a certidão de nascimento, acompanhada do documento original de identidade com foto dos pais). Bebês menores de 9 meses, por não poderem ser vacinados, NÃO DEVEM ACESSAR os espaços. Conforme orientações do Ministério da Saúde, uma única dose da vacina ao longo da vida já é suficiente para imunização (não é necessário tomar nova dose para visitar os espaços).
  • A entrada de animais domésticos não é permitida nos espaços da Zoobotânica (Zoológico, Aquário e Jardim Botânico). Nos locais, também não é permitido realizar churrasco. 
  • É permitido o acesso de bicicletas nas unidades da Zoobotânica. 
  • Consulte preços de ingressos e horários de funcionamento aqui.  
  • Nenhum dos equipamentos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (inclusive parques) possui páginas oficiais em redes sociais, nem site exclusivo. Portanto, as informações sobre esses espaços devem ser obtidas diretamente no site da Prefeitura de Belo Horizonte e da própria Fundação.



Aquário da Bacia do Rio São Francisco 

Inaugurado no dia 5 de março de 2010, o Aquário Bacia do Rio São Francisco, localizado dentro do Zoológico de BH, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério do Meio Ambiente. Ocupa uma área de aproximadamente 3000m², em dois pavimentos, e abriga 22 recintos (tanques) que, em seus variados tamanhos e formatos, contam com um total de mais de 1 milhão de litros de água.
 

Esses recintos foram ambientados de forma a representar o rio São Francisco, um dos mais importantes do país, propiciando as condições adequadas para manutenção de espécies sob cuidados humanos. A maior atração do complexo é o “Aquário São Francisco”, com capacidade para 450 mil litros de água e que representa um "braço" do Velho Chico (como é conhecido o Rio). Nele estão representados, de forma cenográfica, tanto a margem quanto o fundo do rio. A diversidade da vida também é representada através das relações complexas e dependentes da fauna, da flora e do homem.
 

O Aquário da Bacia do Rio São Francisco é o maior entre os temáticos do Brasil e destaca várias riquezas culturais do “Velho Chico”. Entre as 60 espécies de peixes que o visitante poderá conhecer de perto estão dourados, curimatãs, matrinxãs, piaus, pacamãs, cascudos, lambaris, mandis, piranhas, pacus, curimbas, piabas, surubins e pirambebas.  Além das nativas, o visitante também poderá conhecer espécies exóticas como a carpa, a tilápia, o pacu-caranha e o tamboatá.
 

A infraestrutura é composta ainda por auditório, espaços de exposição lúdicos, jardins, laboratório, lagoa marginal, lanchonete e lojinha.

 

visita nturna

 

 

vista noturna

 

 

Confira o menu "Preços e Horários". Para entrar no local, é necessário apresentar comprovante de vacinação contra febre amarela.

 

VISITA NOTURNA  - Projeto Uma Noite no Aquário 

 

Em algumas datas do ano, o​​​​ Aquário do rio São Francisco estará aberto para os visitantes conhecerem algumas espécies de peixes do Rio São Francisco e ainda os bastidores do Aquário e os trabalhos de conservação realizados. A atividade, que consiste em uma visita noturna aos 22 tanques que compõem o aquário temático da Bacia do Rio São Francisco, representa uma oportunidade de ver o local com um olhar diferente e, acima de tudo, conhecer as espécies de peixes que possuem hábitos noturnos. Entre eles, o destaque é o surubim, um dos maiores peixes de água doce do Brasil. Vale lembrar que a visita noturna tem acesso exclusivo pela Avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha e também deverá ser apresentado o cartão de vacinação comprovando imunização contra febre amarela (vacina tomada há pelo menos 10 dias), juntamente com documento original de identificação pessoal de todos os visitantes. Não há limite de vagas e não há necessidade de agendamento prévio.

Confira aqui neste link a programação semanal de eventos. 
 

Calendário das visitas noturnas ao Aquário - 2019: 

Junho - dia 5
Julho - dias 24 e 31
Outubro - dia 9
Dezembro - dia 15 (evento diurno, com Mergulho do Papai Noel)