Fotos: Suziane Brugnara - FPMZB/PBH - Veja mais
O Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira, conhecido como Parque do Aeroporto, foi implantado, pela Prefeitura de Belo Horizonte, no ano 2000, como parte de um convênio firmado entre município e Governo Federal para cessão de uso temporário do espaço. O termo, assinado em 1995, vigorou até 2016, quando o espaço voltou a ser administrado pela Infraero. A implantação do parque ocorreu em duas etapas: a primeira, entregue em setembro de 2000, e a segunda, executada em maio de 2001.
A área voltou, em 2024, a ser administrada pela Prefeitura, por meio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB).
- Saiba Mais
Em 2024, foi entregue a primeira etapa de revitalização do parque, que teve como objetivo a adequação de espaços e equipamentos para atender aos visitantes com mais conforto e segurança. Dentre as obras realizadas, estão a reforma do campo de futebol, das quadras poliesportivas, além da instalação de aparelhos de calistenia, que possibilitam atividades nas quais se usa o peso do próprio corpo com técnicas variadas.
Os vestiários foram reformados, assim como os banheiros de uso público, bem como a instalação de novos bebedouros. Foi revitalizado, ainda, o imóvel da administração do parque, além da recuperação de pisos, de muretas, da portaria (guarita) e do portão de acesso. O talude também foi reforçado com uma nova contenção.
Já na parte botânica, o parque recebeu o plantio de 450 árvores nativas, implantação de jardins (com aproximadamente 10.000 mudas ornamentais e 9000 m² de grama esmeralda), bem como a instalação de pontos de água para irrigação.
O Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira, com uma área de cerca de 100.000 m², está localizado no terreno onde funcionava o Aeroporto Carlos Prates, desativado em abril de 2023.
Dentre as espécies que embelezam a área estão ipês (amarelo, branco, roxo), ingás, aroeiras, eritrinas, palmeiras, cássias, angicos, jatobás, jacarandás, pau-mulato, pau-ferro, faveiros, camboatas, açoita, pau Brasil, unha de vaca e canafístula, além de jardins e gramados.
O Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira é uma grande área verde, que foi pensada para ser mais um refúgio climático, além de opção de lazer e cultura.
Possui campo de futebol, quadras poliesportivas, pista de caminhada, aparelhos de calistenia, pista de skate profissional (aguardando reforma), mini playground, pergolado com bancos, anfiteatro (aguardando reforma) e lanchonete (aguardando reforma).
Dispõe ainda de vestiários, banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PcDs), bebedouros, guarita com porteiro 24h e área administrativa.
Parque com acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Aceita pets. Saiba mais.
Horário de funcionamento: consulte aqui
Localização: Av. Itaú, 1 - Bairro Padre Eustáquio
Informações: 3277-7854 (temporariamente indisponível) e dnpa@pbh.gov.br
Entrada gratuita
- Artistas de BH se unem na produção de mural
O parque recebeu um grafite bem especial em sua entrada principal. Vários artistas urbanos de BH se uniram para organizar o Mutirão de Cores pelo Meio Ambiente. O resultado foi uma mistura alegre de cores com imagens e frases educativas sobre como conscientizar as pessoas quanto à importância da preservação do meio ambiente. O trabalho tem curadoria de Ella Proença e Negro F e conta com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Meio Ambiente e Fundações de Cultura e de Parques Municipais e Zoobotânica.
- Quem foi Maria do Socorro Moreira
Maria do Socorro Moreira foi uma ativista da Igreja São Luiz Gonzaga, no Bairro Minas Brasil, que lutou pela transformação da área em um espaço de lazer com a construção do parque. O nome foi dado pela Lei Municipal nº 8.038, de 2000, sendo uma homenagem da comunidade do entorno da área e do Movimento Muda Aeroporto.