Pular para o conteúdo principal

Parque Real

criado em - atualizado em

 

Muito verde, espaços para prática de esportes, brinquedos, jardins e até um mirante. Esse é o Parque Real, localizado no bairro Paulo VI, regional nordeste, com 73 mil metros quadrados de área. Inaugurado em 22 de janeiro de 2019, o local conta, ainda, com uma importante bacia de detenção de água pluvial – totalmente cercada - que tem o objetivo de garantir a segurança dos moradores do entorno drenando a água nos períodos chuvosos. Essa bacia também presta um importante serviço ambiental, promovendo a melhoria do microclima da região e abrigando importantes espécies da fauna.

A construção do Parque – que fica em uma região com algumas áreas de preservação permanente – é resultado de uma condicionante ambiental para implantação de um condomínio na região e seguiu todas as diretrizes e padrões determinados pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Parte da nova área verde encontra-se sobre uma antiga pedreira da região, que foi aterrada. Com a inauguração do Parque Real, a regional nordeste passou a contar com 16 parques. O Real está próximo aos bairros Jardim Vitória, Vista do Sol, Acaiaca, Capitão Eduardo, Conjunto Paulo VI e Beira Linha.

Além de oferecer acessibilidade a pessoas de baixa mobilidade, o Parque Real também conta com sinalização no novo padrão adotado pela Fundação (mais resistente a vandalismo) e um mirante que fica a aproximadamente 770 metros de altitude. Os visitantes também encontram no local pista de skate street, quadras de areia, brinquedos, aparelhos de ginástica (Academia a Céu Aberto), quadra poliesportiva e pista de caminhada, além de ponto de apoio com banheiros (inclusive acessíveis), bebedouros e salas de apoio administrativo. O paisagismo do local, definido pela Fundação, conta com mais de 70 espécies, entre ornamentais e arbóreas e grama esmeralda como forração em áreas que vão servir para repouso, brincadeiras e até piqueniques. O terreno onde está o Parque possui algumas minas d´água e, por isso, a Fundação continua realizando estudos técnicos sobre o espaço a fim de traçar estratégias de manejo de fauna, flora e recursos hídricos. 

A entrada de animais domésticos é permitida no Parque Real, desde que estejam usando guia/coleira durante toda a permanência no local (a regra vale inclusive para animais mais dóceis e de raças pequenas). Recomenda-se a vermifugação, vacinação e também a aplicação de carrapaticida em todos os pets que freqüentarem o espaço. E não custa lembrar: o tutor do animal é responsável pelo recolhimento das fezes, que devem ser depositadas nas lixeiras disponíveis no local.  

 

A entrada de bicicletas no Parque não é permitida.

 

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18h
Endereço: Rua Três Mil e Setenta e Quatro, 201 - Bairro Paulo VI

Entrada gratuita

 

REGULAMENTO DE USO

 

Confira o funcionamento dos Parques Municipais de BH

 

real 1

 

real 2

 

real 3

 

Real 5