O Parque Municipal, além de sua fauna silvestre típica, abriga também uma comunidade gatos, vítmas de abandono. Os felinos são constantamente monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde (Zoonoses), sendo todos microchipados e regularmente vacinados, além de encaminhados para adoção por meio de instituições parceiras.
Em função do aumento da circulação do vírus da raiva na cidade nos últimos anos, esse trabalho está sendo intensificado e complementado por ações educativas direcionadas aos cidadãos. Fique atento a algumas dicas para se prevenir e ajudar a combater a disseminação do vírus.
Orientações de prevenção contra a contaminação da raiva humana
É importante lembrar que a raiva é uma doença grave e fatal, causada por vírus e que pode ser transmitida por qualquer mamífero infectado, seja doméstico (cães e gatos) ou silvestre (como morcegos, gambás, micos). A transmissão ocorre por contato principalmente através de arranhões ou mordidas. Para evitar a contaminação, esteja atento às seguintes recomendações:
- não toque em animais, vivos ou mortos, durante passeios na rua ou em parques. Em caso de animais aparentemente doentes ou mortos, comunique o fato imediatamente a um colaborador do parque ou solicite apoio na administração. A equipe seguirá o fluxo correto e seguro para atendimento e/ou encaminhamento do animal;
– em caso de contato acidental ou agressão (mordidas, arranhões), busque apoio imediato na administração do
parque, que lhe dará a orientação necessária;
– não alimente os animais. Toda a alimentação necessária para o bem estar e nutrição adequada da fauna do
parque é fornecida pela PBH em parceria com voluntários cadastrados;
– se for passear com seu cão ou gato no parque, mantenha-o na guia e não se esqueça de conferir se a vacinação contra a raiva animal (campanha anual) está em dia. Além disso, recomenda-se manter atualizado o cartão de vacinação do seu pet contra as demais doenças que acometem a espécie e também quanto à vermifugação regular.
.
Lembre-se: vacine anualmente seu cão e gato contra a raiva!
- utilizar corretamente as lixeiras;
- respeitar a distância mínima de um metro dos demais visitantes;
- não tocar nos animais silvestres nem alimentá-los;
- não utilizar espaços bloqueados;
- utilizar bebedouros apenas para encher garrafas e copos individuais, sem encostá-los nos bocais de saída de água;
- respeitar a capacidade dos sanitários;
- respeitar as orientações e sinalizações da administração do parque;
- higienizar as mãos com utilização de álcool em gel 70% ou água e sabão.