Pular para o conteúdo principal

Atividades econômicas

criado em - atualizado em

Para que uma atividade econômica funcione de forma regular, o empreendedor, antes de abrir as portas ao consumidor, precisa licenciar o seu negócio. Paralelamente aos procedimentos exigidos pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e a Receita Federal, o interessado deve fazer uma consulta prévia do empreendimento para o local almejado, a fim de verificar se a atividade pode funcionar no endereço e sob quais exigências urbanísticas e ambientais. 

 

Programa Papo Aberto

 

É um programa de gestão de conflitos, elaborado a partir da análise de indicadores e do georreferenciamento dos locais com maior potencial de demandas e problemas urbanísticos e ambientais. 

 

Uma mesa de diálogo permanente da Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental com os vários setores da sociedade civil e outros órgãos públicos com o objetivo de otimizar a solução de problemas relacionados, especialmente, à mitigação dos impactos gerados pelos ruídos provocados pelo exercício das atividades não residenciais.

 

Covid-19

 

Em 2020 e 2021 foram realizadas pela Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental mais de 85.000 abordagens orientativas a estabelecimentos comerciais a fim de conscientizar os empreendedores quanto a necessidade de observarem as restrições vigentes e implantarem os protocolos sanitários exigidos para o funcionamento das atividades. 

 

A Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental atuou de modo integrado com demais órgãos públicos de forma a colaborar no enfrentamento à COVID-19 e mais de 99% dos estabelecimentos vistoriados se adequaram às normas vigentes sem que fosse necessária a aplicação de qualquer tipo de penalidade. 

 

A partir do início de 2022, e considerando a nova fase da endemia no Brasil, os esforços da Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental foram direcionados para a melhoria do ambiente de negócios, zelando sempre para que os empreendimentos permaneçam regulares e ambientalmente adequados.

 

Denúncia de irregularidades

 

As denúncias podem ser feitas pela Internet, no Portal de Serviços da PBH, através dos links:

 

https://servicos.pbh.gov.br/servicos/i/5ebab347ac22565e95b3b59d/servicos+coronavirus-denuncia-de-descumprimento-por-estabelecimentos

 

https://servicos.pbh.gov.br/servicos/i/5e726974ea9b0e547c22872c/5dc8470253fd6b5bbd99185f/servicos+estabelecimento-sem-licenca-ou-irregular-comercio-servico-e-industria-fiscalizacao

 

 

 

Fiscalização Covid