ANO-BASE 2024
- Servidor(a), empregado(a) público(a) e contratado(a) da Administração Direta
Atenção, Agentes públicos da PBH!
O Informe de Rendimentos para a declaração do Imposto de Renda (exercício de 2025) estará liberado a partir do dia 28 de fevereiro de 2025, nos seguintes canais:
1. PORTAL DO SERVIDOR:
Agentes públicos ativos em 2024 (efetivos, empregados públicos e contratos temporários); agentes públicos aposentados pelo PIA - Programa de Incentivo à Aposentadoria, Municipalizados e ainda os servidores cedidos a outros órgãos com ônus para PBH.
Acesse portaldoservidor.pbh.gov.br
•No campo usuário, informe o login de acesso.
•No campo senha, insira a senha atualizada.
•Em seguida, clique na opção “Meus Relatórios”, “Informe de Rendimentos”, no canto superior esquerdo da tela. Selecione o ano de referência (2024) e clique no botão "GERAR INFORME DE RENDIMENTOS".
Se precisar trocar a senha, acesse trocasenha.pbh.gov.br.
Caso não possua acesso ao Portal, envie um e-mail para astin@pbh.gov.br, informando nome completo, matrícula, CPF, e-mail não institucional e número de celular para contato.
2 - BANCO BRADESCO:
• Internet Banking
• Terminais de Autoatendimento (Caixas Eletrônicos)
PASSO-A-PASSO PARA EMISSÃO DO INFORME DE RENDIMENTOS NOS CAIXAS ELETRÔNICOS:
1. Acesse sua conta.
2. Selecione a opção “COMPROVANTES 2ª VIA”.
3. Localize a opção “COMPROVANTE SALARIAL”.
4. Selecione na lista a opção “REND. IRPF 12/24”
Caso essas opções não apareçam na primeira tela, utilize a seta para ver mais opções.3 - CASOS ESPECÍFICOS:
Através do Portal de Serviços -serviços.pbh.gov.br, pesquisando pelo serviço “Solicitação de Informe de Rendimentos - Casos Específicos”:
● Exonerados ou aposentados durante o exercício de 2024;
● Servidor aposentado que recebeu indenização do FGTS e/ou acerto de Férias Prêmio em 2024;
● Familiares de servidores falecidos em 2024;
● Contratos administrativos encerrados no exercício de 2024;
● Pensionistas de pensão alimentícia; e
● Estagiários, desligados ou em atividade em 2024.
Estagiários e Pensionistas de pensão alimentícia deverão solicitar a Ficha Financeira.
Familiares de servidores falecidos em 2024 deverão anexar atestado de óbito e documento que comprove o parentesco.
ATENÇÃO:
• Está obrigado a declarar o imposto de renda o servidor que recebeu rendimentos tributáveis igual ou superior a R$ 30.639,90.
• As solicitações de senha de acesso, dúvidas via e-mails, informe de rendimentos e fichas financeiras serão respondidas em até 5 (Cinco) dias úteis.
DÚVIDAS:
• Dúvidas sobre os pedidos via Portal de Serviços, entre em contato pelo telefone 3236-5000, opção falar com o atendente ou através do e-mail gecea.processosdigitais@pbh.gov.br
• Para esclarecimento sobre as informações constantes no Informe de Rendimentos, entre em contato, EXCLUSIVAMENTE, pelo e-mail ir.infosociais@pbh.gov.br (Prazo para resposta: até 05 dias úteis)
• Para as informações relativas ao Plano de Saúde constantes no Informe de Rendimentos, entre em contato, EXCLUSIVAMENTE, pelo e-mail planodesaude@pbh.gov.br (Prazo para resposta: até 05 dias úteis).
• Se você pagou despesas do Plano de Saúde por meio de boletos, durante o ano de 2024, acesse o seu informe complementar (DMED) emitido pela operadora através do site www.pbh.gov.br/planodesaude e clique no botão “Faça seu login”.- Aposentado(a) e pensionista
O Informe de Rendimentos para a declaração do Imposto de Renda (exercício 2025) estará liberado, a partir do dia 1º de março de 2025, nos seguintes canais:
ATENÇÃO! A PBH NÃO ENVIA COMPROVANTE POR E-MAIL.
1 - PORTAL DO SEGURADO:
Acesse portaldosegurado.pbh.gov.br
• No campo usuário, informe o login de acesso.
• No campo senha, insira a senha atualizada.
• clique na opção “SERVIÇOS”.
• Selecione “INFORME DE RENDIMENTOS”
• Informe o “ANO CALENDARIO” (2023) e clique no botão “Gerar”
• Caso o segurado não tenha telefone ou e-mail cadastrado, deverá enviar um e-mail para sgprev@pbh.gov.br com o número de telefone celular, CPF e e-mail particular para cadastro. Esse cadastro permitirá que o próprio segurado crie uma nova senha de acesso.
2- APP - Previdência PBH (disponível para Android e IOS)
•Faça a liberação do uso no portaldosegurado.pbh.gov.br (opção "Acesse também pelo Aplicativo").
•Marque a opção "Declaro que li e concordo com os termos de uso".
•Digite o usuário e a senha usados no portal do segurado.
•Após executar os passos acima e acessar o aplicativo, toque sobre o botão "INFORME DE RENDIMENTOS”.
•Toque sobre "SELECIONE O ANO" (selecione o ano "2023").
•Toque no botão "VISUALIZAR EM PDF".
3 - BANCO BRADESCO:
• Internet Banking
• Terminais de Autoatendimento (Caixas Eletrônicos)
PASSO-A-PASSO PARA EMISSÃO DO INFORME DE RENDIMENTOS NOS CAIXAS ELETRÔNICOS:
1. Acesse sua conta.
2. Selecione a opção “COMPROVANTES 2ª VIA”.
3. Localize a opção “COMPROVANTE SALARIAL”.
4. Selecione na lista a opção “REND. IRPF 12/23” (ativos) ou “IRPF 2023 FUFIN” (aposentados e pensionistas).
Caso essas opções não apareçam na primeira tela, utilize a seta para ver mais opções.
4 - CASOS ESPECÍFICOS:
ATENÇÃO:
• Servidores que se aposentaram ao longo de 2023 deverão ter em posse para a sua declaração, 2(DOIS) informes de rendimentos, sendo um com o CNPJ do Fundo Financeiro/Previdenciário(APOSENTADO) e o outro com CNPJ da PBH (ATIVO).
• A Emissão do Informe de Rendimentos será por CPF, caso o beneficiário receba MAIS DE UM BENEFICIO no MESMO PLANO (FUFIN ou BHPREV), será gerado apenas um (1) informe de rendimentos, caso ele receba MAIS DE UM BENEFICIO em PLANOS DIFERENTES(FUFIN e BHPREV), serão gerados dois (2) informes de rendimentos.
• Não será fornecido Informe de Rendimentos para quem recebe pensão alimentícia, tendo em vista que a fonte pagadora é o pensionário. Nesse caso, o pensionista deverá enviar e-mail para gescon@pbh.gov.br, solicitando os valores referentes a PENSÃO ALIMENTICIA. Ao encaminhar, coloque no assunto “VALORES PAGOS PENSÃO ALIMENTICIA 2023” e, no corpo do e-mail, nome completo do pensionista, matrícula, CPF, telefone para contato e anexar cópia de documento oficial com foto (frente e verso).
• Não enviaremos informe de rendimentos por e-mail e/ou para terceiros. Casos específicos serão analisados com possibilidade de atendimento somente através de apresentação de Procuração com Poderes Específicos ou Procuração ad judicia.
DÚVIDAS:Para esclarecimento sobre as informações constantes no Informe de
Rendimentos, entre em contato, EXCLUSIVAMENTE, pelo e-mail gescon@pbh.gov.br
• Para as informações relativas ao Plano de Saúde constantes no Informe de Rendimentos, entre em contato, EXCLUSIVAMENTE, pelo e-mail planodesaude@pbh.gov.br. (Prazo para resposta: até 5 dias
úteis)
• Se você pagou despesas do Plano de Saúde por meio de boletos, no período de dezembro de 2022 a novembro de 2023, acesse o seu informe complementar emitido pela operadora (DMED) através do site www.pbh.gov.br/planodesaude e clique no botão “Faça seu login”.