INFORME DE RENDIMENTOS PARA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
ANO-BASE 2021
- Servidor, empregado público e contratado da administração direta
O Informe de Rendimentos para a declaração do Imposto de Renda (exercício de 2021) está liberado, à partir do dia 28 de fevereiro de 2022, nos seguintes canais:
1 - PORTAL DO SERVIDOR:
Servidor ativo, servidor que recebe o PIA - Programa de Incentivo à Aposentadoria, Contratos Administrativos, Empregado Público, Municipalizados e servidor da Prefeitura cedido a outros órgãos com ônus para o órgão de origem:
Acesse portaldoservidor.pbh.gov.br
• No campo usuário, informe o login de acesso.
• No campo senha, insira a senha.
• Em seguida, clique na opção “Informe de Rendimentos”, no canto superior esquerdo da tela. Selecione o ano de referência (2021) e clique no botão “GERAR INFORME DE RENDIMENTOS”.
Caso haja necessidade de troca de senha, acesse: trocasenha.pbh.gov.br
O servidor que não possui acesso ao Portal deve enviar um e-mail para gecea@pbh.gov.br, informando nome completo, matrícula, CPF, e-mail não institucional e número de celular para contato.
2 - BANCO BRADESCO:
• Internet Banking
• Terminais de Autoatendimento (Caixas Eletrônicos)
PASSO-A-PASSO PARA EMISSÃO DO INFORME DE RENDIMENTOS NOS CAIXAS ELETRÔNICOS:
1. Acesse sua conta.
2. Selecione a opção “COMPROVANTES 2ª VIA”.
3. Localize a opção “COMPROVANTE SALARIAL”.
4. Selecione na lista a opção “REND. IRPF 12/21”.
Caso essas opções não apareçam na primeira tela, utilize a seta para ver mais opções.
Servidores da PBH cedidos para outros órgãos sem ônus, exonerados ou aposentados durante o exercício de 2021, servidor aposentado que recebeu indenização do FGTS e/ou acerto de férias-prêmio em 2021 e contratos administrativos encerrados no exercício de 2021:
Deverão solicitar o Informe de Rendimentos pelo e-mail gecea.relatoriosfinanceiros@pbh.gov.br. Ao encaminhar, coloque no assunto “Informe de Rendimentos 2021” e, no corpo do e-mail, nome completo, matrícula, CPF e telefone para contato, além de anexar cópia de documento oficial com foto (frente e verso).
Contrato Administrativo (CADM):
Para as matrículas que estiverem ativas, os informes de rendimentos estarão disponíveis no Portal do Servidor, Internet Banking e terminais de Auto Atendimento (caixas eletrônicos). Para os contratos administrativos encerrados no exercício de 2021, a solicitação deverá ser feita por e-mail, seguindo as instruções acima.
Caso a solicitação seja feita por terceiros, deverá ser anexada “Procuração de Instrumento Particular” (sem necessidade de reconhecimento de firma em cartório), específica para emissão de Informe de Rendimentos ano base 2021 e também anexar cópia de documento oficial do servidor e do procurador, com foto (frente e verso).
ATENÇÃO:
• Está obrigado a declarar o imposto de renda o servidor que recebeu rendimentos tributáveis igual ou superior à R$ 28.559,70.
• Não será fornecido Informe de Rendimentos para quem recebe pensão alimentícia, tendo em vista que a fonte pagadora é o pensionário. Nesse caso, o pensionista deverá enviar um e-mail para gecea.relatoriosfinanceiros@pbh.gov.br, solicitando a Ficha Financeira referente ao período a ser declarado (dezembro de 2020 a novembro de 2021). Ao encaminhar, coloque no assunto “Ficha Financeira” e, no corpo do e-mail, nome completo do pensionista, matrícula, CPF, telefone para contato e anexar cópia de documento oficial com foto (frente e verso).
• As solicitações de senha de acesso, informe de rendimentos e fichas financeiras serão respondidos em até 5 (cinco) dias úteis.
DÚVIDAS:
• Dúvidas sobre os pedidos via e-mail, entre em contato pelo telefone 3246-0000, opção falar com o atendente.
Para esclarecimento sobre as informações constantes no Informe de Rendimentos, entre em contato, EXCLUSIVAMENTE, pelo e-mail gesfo.infosociais@pbh.gov.br (Prazo para resposta: até 5 dias úteis)
• Para as informações relativas ao Plano de Saúde constantes no Informe de Rendimentos, entre em contato, EXCLUSIVAMENTE, pelo e-mail planodesaude@pbh.gov.br (Prazo para resposta: até 5 dias úteis).
• Se você pagou despesas do Plano de Saúde por meio de boletos, no período de dezembro de 2020 a novembro de 2021, acesse o seu informe complementar emitido pela operadora (DMED) através do site www.pbh.gov.br/planodesaude e clique no botão “Visualize aqui sua DMED”."
- Aposentados e pensionistas
O Informe de Rendimentos para a declaração do Imposto de Renda (exercício de 2021) estará liberado, a partir do dia 1º de março de 2022, nos seguintes canais:
ATENÇÃO! A PBH NÃO ENVIA COMPROVANTE POR E-MAIL.
1 - PORTAL DO SEGURADO:
Acesse https://portaldosegurado.pbh.gov.br/
• No campo usuário, informe o login de acesso.
• No campo senha, insira a senha atualizada.
• clique na opção “SERVIÇOS”,
• Selecione “INFORME DE RENDIMENTOS”
• Informe o “ANO CALENDARIO” (2021) e clique no botão “Gerar”
• Caso o segurado não tenha telefone ou e-mail cadastrado, deverá enviar um e-mail para previdenciacomunica@pbh.gov.br com o número de telefone celular, CPF e e-mail particular para cadastro. Esse cadastro irá permitir que o próprio segurado crie uma nova senha de acesso
2 – APLICATIVO
Para acessar o aplicativo, acesse antes o portaldosegurado.pbh.gov.br e vá até a opção “ACESSE TAMBÉM PELO APLICATIVO”, clique em: “DECLARO QUE LI E CONCORDO COM OS TERMOS DE USO”. Pronto, já pode usar o APP.
3 - BANCO BRADESCO:
• Internet Banking
• Terminais de Autoatendimento (Caixas Eletrônicos)
PASSO-A-PASSO PARA EMISSÃO DO INFORME DE RENDIMENTOS NOS CAIXAS ELETRÔNICOS:
- Acesse sua conta.
- Selecione a opção “COMPROVANTES 2ª VIA”.
- Localize a opção “COMPROVANTE SALARIAL”.
- Selecione na lista a opção “REND. IRPF 12/21” (ativos) ou “IRPF 2021 FUFIN” (aposentados e pensionistas).
Caso essas opções não apareçam na primeira tela, utilize a seta para ver mais opções.
4 - CASOS ESPECÍFICOS:
• Está obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis igual ou superior à R$ 28.559,70.
• Servidores que se aposentaram ao longo de 2021 deverão ter em posse para a sua declaração, 2(DOIS) informes de rendimentos, sendo um com o CNPJ do Fundo Financeiro/Previdenciário (APOSENTADO) e o outro com CNPJ da PBH (ATIVO).
• A Emissão do Informe de Rendimentos será por CPF, caso o beneficiário receba MAIS DE UM BENEFICIO no MESMO PLANO(FUFIN ou BHPREV), será gerado apenas um(1) informe de rendimentos, caso ele receba MAIS DE UM BENEFICIO em PLANOS DIFERENTES(FUFIN e BHPREV), serão gerados dois(2) informes de rendimentos.
• O Informe de Rendimentos de PENSIONISTAS DE EX VEREADORES deverão ser solicitados diretamente pelo beneficiário através do e-mail terezinha.jurema@pbh.gov.br, analuciasantos@pbh.gov.br ou maristelapbh@pbh.gov.br
• Não será fornecido Informe de Rendimentos para quem recebe pensão alimentícia, tendo em vista que a fonte pagadora é o pensionário. Nesse caso, o pensionista deverá enviar e-mail para gescon@pbh.gov.br, solicitando os valores referentes a PENSÃO ALIMENTICIA. Ao encaminhar, coloque no assunto “VALORES PAGOS PENSÃO ALIMENTICIA 2021” e, no corpo do e-mail, nome completo do pensionista, matrícula, CPF, telefone para contato e anexar cópia de documento oficial com foto (frente e verso).
• Não enviaremos informe de rendimentos por e-mail e/ou para terceiros. Casos específicos serão analisados com possibilidade de atendimento somente através de apresentação de Procuração com Poderes Específicos ou Procuração ad judicia.
DÚVIDAS:
Para esclarecimento sobre as informações constantes no Informe de Rendimentos, entre em contato, EXCLUSIVAMENTE, pelo e-mail gescon@pbh.gov.br
• Para as informações relativas ao Plano de Saúde constantes no Informe de Rendimentos, entre em contato, EXCLUSIVAMENTE, pelo e-mail planodesaude@pbh.gov.br. (Prazo para resposta: até 5 dias úteis)
• Se você pagou despesas do Plano de Saúde por meio de boletos, no período de dezembro de 2020 a novembro de 2021, acesse o seu informe complementar emitido pela operadora (DMED) através do site www.pbh.gov.br/planodesaude e clique no botão “Visualize aqui sua DMED” .
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