Pular para o conteúdo principal

Coleções de plantas vivas

criado em - atualizado em

Fotos: Suziane Brugnara - FPMZB/PBH – Veja mais

 

As coleções de plantas vivas, ex situ, são reconhecidas como uma das mais importantes ferramentas para a conservação da biodiversidade disponíveis nos jardins botânicos e têm diferentes propósitos: apresentar a flora nativa para a população por meio da área de visitação; viabilizar estudos taxonômicos, ecológicos, etnobotânicos e horticulturais; produzir pesquisas e materiais educacionais para a conservação e diminuir a frequência das coletas de plantas nativas; além de resgatar e manter uma coleção de germoplasma de espécies ameaçadas de extinção.

 

No Jardim Botânico, as coleções vivas da flora são organizadas segundo os principais biomas brasileiros: Mata Atlântica e florestas tropicais, Cerrado e Campos Rupestres, Caatinga e ambientes áridos. O acervo do Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica está constituído, em sua maioria, por coleções de plantas nativas de Minas Gerais, com inúmeras espécies ameaçadas de extinção e presentes nas listas oficiais de Minas Gerais e do Brasil.

 

As coleções de plantas vivas, assim como as demais coleções biológicas, são bancos de dados, conceitualmente como são as bibliotecas ou os centros de documentação. São consideradas patrimônio nacional e de interesse para a humanidade, por ser fonte primária de conhecimento e de informação sobre nossa biodiversidade, razão pela qual devem ser protegidas, mantidas e devidamente cuidadas, garantindo sua permanência ao longo do tempo.

 

Curador atual: Carlos Alberto Ferreira Junior - carlos.a.ferreira@pbh.gov.br