Pular para o conteúdo principal

Plano de Urbanização Sustentável da Izidora foi apresentado no Fórum Urbano Mundial 11

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Política Urbana – SMPU esteve presente no World Urban Forum 11 – WUF 11 (Fórum Urbano Mundial 11) apresentando o Plano de Urbanização Sustentável da Izidora. O WUF é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas – ONU que começou em 2001 com o objetivo de abordar questões urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, e temas relativos às cidades, economias, mudanças climáticas e políticas.
 

O Plano de Urbanização Sustentável da Izidora é o primeiro plano de urbanização para um assentamento precário em Belo Horizonte que traz a resiliência urbana como tema central. O Plano pauta a urgência de desmistificar o debate climático e alcançar soluções práticas, compreendendo que o conflito socioambiental que ali se apresenta é o reflexo de um modo de urbanização que não pode mais ser reproduzido. Para experimentar novos modelos e metodologias, a Prefeitura de Belo Horizonte através da Secretaria Municipal de Política Urbana e da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte - URBEL está desenvolvendo um projeto piloto na Região da Izidora, em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
 

A participação da SMPU reafirma o compromisso da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com um modelo de urbanização sustentável condizente com a emergência climática que vivemos. O Plano da Izidora está sendo desenvolvido com base nos princípios da Nova Agenda Urbana e no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, buscando conciliar respostas que buscam a mitigação das mudanças climáticas e provimento de melhorias na vida das famílias através de soluções urbanas inovadoras, além da integração entre habitação social e o contexto ambiental da região. O projeto visa transformar Izidora em um modelo a ser replicado em outras cidades e territórios, almejando um futuro urbano mais resiliente e justo.