
Fotos: Suziane Brugnara - FPMZB/PBH – Veja mais
O faveiro-de-wilson (Dimorphandra wilsonii) é uma árvore rara e endêmica da região central de Minas Gerais, ou seja, não existe em nenhum outro lugar do mundo. Ela se tornou rara e ameaçada de extinção principalmente por causa da destruição do seu habitat.
Os trabalhos de conservação da espécie se iniciaram há 22 anos, por meio do Programa de Conservação do Faveiro-de-Wilson. Em virtude do esforço empregado por várias instituições, bem como do apoio de fazendeiros, mateiros, brigadistas e voluntários da região de ocorrência, houve uma melhoria em seu grau de conservação, apesar de permanecer classificada como em perigo de extinção. Durante esses anos de procura e preservação, foi encontrada na região uma outra espécie, parente dele, que está igualmente ameaçada de extinção, o faveiro-da-mata (Dimorphandra exaltata).
Atualmente as iniciativas de preservação dessas espécies estão sendo desenvolvidas por meio do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Faveiros (Dimorphandra Schott) - PAN Faveiros, no qual a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica tem um importante papel. São 25 ações elaboradas com o intuito de preservar e recuperar as populações de faveiros e seus respectivos habitats.
Referência: Alberthy Rogee Martins Pereira - alberthy.pereira@pbh.gov.br
Saiba mais: