
Fotos: Suziane Brugnara - FPMZB/PBH – Veja mais
Etnobotânica é a ciência que estuda a relação entre os seres humanos e as plantas, analisando como esse conhecimento é transmitido ao longo das gerações. São elementos de referência dos valores e aplicações das plantas. Uma coleção etnobotânica não se limita a mostrar a beleza das plantas; ela narra suas histórias de uso. É um espaço onde cada espécie ganha um novo significado ao ser contextualizada com o conhecimento tradicional a ela associado, funcionando como testemunhas da interação humana com a natureza e da sabedoria acumulada por gerações.
No Jardim Botânico (JB), a coleção etnobotânica inclui elementos feitos de matéria-prima vegetal, apresentando um importante valor antropológico e documental da região sudeste brasileira, consolidando a importância do acervo.
A apresentação de uma coleção etnobotânica em uma instituição como o Jardim Botânico é de extrema relevância, pois alia a educação ambiental à preservação. Atualmente, a coleção possui 408 objetos catalogados e armazenados na reserva técnica, sendo divididos em categorias como artesanato, produtos medicinais, produtos alimentícios, ornamentos e produtos utilitários. Por meio do agendamento direto com a curadoria da coleção, o acervo é acessível ao público para visita técnica e serve como base para a criação de kits educativos e exposições itinerantes, o que reforça seu potencial educativo.
A coleção etnobotânica enriquece o papel do JB de forma singular. Além de conservar a diversidade biológica, ela foca na diversidade cultural ligada às plantas. Com ela esse espaço se consolida como um guardião não só da planta em si, mas também do conhecimento que a cerca.
Curador: Lauro Magalhães Fraguas - lauro.fraguas@pbh.gov.br