Pular para o conteúdo principal

Parque Ecológico Primeiro de Maio

criado em - atualizado em

images (51).jpg

 

O Parque Primeiro de Maio foi inaugurado em maio de 2008, atendendo a uma antiga reivindicação de moradores da região pela criação de um espaço de lazer. O que antes era uma área com esgoto a céu aberto, com uma considerável quantidade de lixo acumulado e sofrendo uma ocupação territorial desordenada, hoje é um espaço de convivência, lazer e prática de atividades físicas, referência na cidade em relação à recuperação de espaços. 

Implantado por meio do Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte, chamado Drenurbs/Nascentes, o parque possui área de aproximadamente 33.700m² e está localizado na macrobacia do Onça, na bacia da Pampulha e na sub-bacia Embira. Os 48 hectares da Bacia do Córrego Primeiro de Maio foram revitalizados para a implantação do Parque. Redes de esgoto, interceptores, bacias de detenção com barragem e iluminação foram implantadas, além da urbanização das ruas Juscelino Ferreira Diniz e Angelina Ferreira Diniz.

O parque auxilia no controle de enchentes e é um importante instrumento para a diversão da população e para preservação ecológica, beneficiando diretamente mais de três mil moradores do bairro Primeiro de Maio e adjacências.


Considerado símbolo do Programa, o espaço concretiza a transformação de um terreno baldio, com esgoto a céu aberto, em uma área de preservação ambiental. Sua infraestrutura conta hoje com pista de caminhada, quadra poliesportiva, mesa de jogos, brinquedos e equipamentos de ginástica.

 

Localizado à Rua Joana D’Arc, 190, no bairro de mesmo nome, o parque surgiu a partir da parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A parceria previa o tratamento de fundos de vale e recuperação ambiental em áreas de nascentes e investiu R$ 5,9 milhões na construção do espaço, divididos entre intervenções, desapropriações e remoção de famílias. 

Referência no projeto de revitalização de áreas, o parque recebe anualmente diversas turmas de alunos e profissionais de áreas como Meio Ambiente, Biologia, Arquitetura e Geografia. Diversos grupos usam o espaço do parque para a promoção da saúde, arte e conhecimento. Além dos alunos da Escola Integrada, alunos da Academia da Cidade usam o parque frequentemente como espaço apropriado para a prática de atividades esportivas e de formação. A Academia da Cidade realiza atividades, como caminhadas orientadas em grupo e exercícios com bolas e bambolês. 

 

O espaço

Além de uma estrutura adequada para receber eventos e manifestações culturais, o Parque Primeiro de Maio é uma área de lazer ambientalmente preservada, com pista de caminhada de 500 metros de extensão, quadra poliesportiva, mesa de jogos, brinquedos infantis, equipamentos de ginástica e sanitários públicos. O espaço conta ainda com uma bela arena e uma sala multimeios.

Nove nascentes fazem parte do parque, mas apenas cinco delas podem ser vistas pelo público. Aproximadamente 30 espécies de árvores estão distribuídas por toda área, entre elas pau-brasil, pau-ferro, ipês, pata de vaca, sibipiruna e quaresmeira. Existem, ainda, espécimes frutíferos como a amoreira e o cajá-manga. A fauna também é diversificada. Há tartarugas, peixes, preá e micos, além de aves como pica-pau, saracura, frango d’água e biguá, este também chamado de pato selvagem. 
 

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 7h às 17h (Entrada permitida até às 16h30)
Localização: rua Joana D’Arc, 190 – Primeiro de Maio
Informações: (31) 3277-6649
Entrada gratuita

 

REGULAMENTO DE USO