Pular para o conteúdo principal

Parque Francisco Lins do Rêgo

criado em - atualizado em

Parque Ecológico da Pampulha

Fotos: Sérgio Domingues / Lívia Ansaloni / Suziane Brugnara
 

 

O Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo, conhecido como Parque Ecológico da Pampulha, foi inaugurado em 21 de maio de 2004, resultado de uma história de recuperação ambiental. O espaço começou a ser transformado em 1997, quando foram plantadas três mil árvores representantes dos ecossistemas da Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado, dando origem ao atual Bosque. O Parque, hoje símbolo de preservação ambiental, foi construído no local antes chamado de Ilha da Ressaca, área formada por um acúmulo de sedimentos que, ao longo dos anos, foram sendo retirados do fundo da lagoa da Pampulha em processos de desassoreamento e limpeza. 

 

Planejado para ser um espaço para contemplação da natureza, aliando lazer, esporte e cultura, o Parque foi projetado para ser composto de cinco áreas internas delimitadas, oferecendo à população diferentes opções de descanso e diversão. A Esplanada é o local destinado a apresentações culturais, shows e eventos. Neste espaço, também é frequente a prática de esportes e uso de pipas. O Bosque, que conta com a representação de três biomas, é um espaço para caminhadas, piqueniques e descanso, tendo um coreto como divisor dos biomas. O Centro de Apoio é o espaço administrativo, com espelho d'água, vestiários, banheiros, lanchonete e auditório. As áreas Silvestre e de Proteção Ambiental são locais destinados à preservação da flora e da fauna encontradas no local, ocupando cerca de 1/3 da área total do Parque, espaço este não acessível ao público justamente para assegurar a conservação das biodiverisdade. Atrás do lago está, ainda, o SlackParque, espaço reservado para a prática do slackline.

 

Quem visita o Parque Ecológico percebe a harmonia do complexo arquitetônico, assinado pelos arquitetos Gustavo Pena e Álvaro Hardy. O projeto foi todo concebido de acordo com a paisagem e a urbanização da orla, conforme o projeto original de Oscar Niemeyer.

 

Suas características, pouco comuns no Brasil, proporcionam aos visitantes do Parque Ecológico a Pampulha uma integração direta com o meio ambiente. Com 30 hectares de áreas verdes, o Parque é propício para a caminhada, para andar de bicicletas, praticar esportes diversos, inclusive com área específica para slackline, soltar pipa, fazer piquenique e descansar. Nele também foi instalado o Memorial Minas-Japão, monumento construído em 2009 em homenagem e comemoração ao centenário da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, tendo sido projetado para ligar, metaforicamente, o Japão a Minas e celebrar a amizade entre os dois povos.

 

Além disso, no Parque está localizada a Unidade de Tratamento das Águas e Córregos Ressaca e Sarandi que entrou em operação no final de 2002 e é responsável pela interceptação e tratamento de efluentes líquidos desses dois cursos d’água, que são os maiores poluidores da lagoa. 

 


Para melhor desfrutar da sua visita ao Parque, preparamos algumas dicas:


- É permitida a entrada de bicicletas. Aproveite e venha com a sua. Você também pode utilizar as bicicletas compartilhadas (de uso coletivo) disponibilizadas em vários pontos da cidade.

- Não é permitido o acesso de animais de estimação.

- Utilize a Esplanada para prática de esportes e para soltar pipas (permitidas somente as de papel, e sem uso de linhas cortantes, como cerol ou chilena).

- Utilize o Bosque para descansar e fazer piquenique nas sombras das árvores.

- Pratique slackline no Slackparque localizado na Colina, atrás do lago. Não amarre fitas ou qualquer objeto nas árvores.

- Traga boné, chapéu, protetor solar e garrafinha para colocar água. Evite exposição excessiva ao sol.

- Para evitar incômodos com carrapatos, verifique suas roupas a cada três horas.

- Se quiser realizar fotos profissionais/comerciais e eventos no Parque é preciso solicitar autorização prévia (eventospep@pbh.gov.br).

- Após sua visita, recolha todo o lixo gerado e coloque na lixeira.
 

 

Funcionamento


De terça a domingo e feriados.
Horário: das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h)


Endereço:
Av. Otacílio Negrão de Lima, Portaria I, nº 6061 (Marco Zero), e Portaria II, nº 7111 (Toca da Raposa) - Pampulha.

Informações: 3277-7439 / 3277-7917


Linhas de ônibus: 
Todos os dias: 5106 (MOVE), 3302 (A, B, D). 
Apenas domingos e feriados: 30, 535, 639 e 8550. 
De terça a domingo e feriados: 512

Para outras informações sobre transporte público: ligue 156

 

Confira o funcionamento dos Parques Municipais de BH

 

 

REGULAMENTO DE USO


Atenção: 

- Não é permitido o acesso de animais domésticos.