Fotos: Suziane Brugnara - FPMZB/PBH - Veja mais
O Parque da Serra do Curral foi criado em 1999 e inaugurado no dia 8 de setembro de 2012.
Com a função primeira de proteger a Serra do Curral, patrimônio nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e símbolo da Capital, o parque tem uma área aproximada de 400.000 m2.
Espaço para contemplação, contato com a natureza e prática de atividade física, o parque oferece aos visitantes uma vista privilegiada da Região Metropolitana da Capital Mineira por meio de seus mirantes. São 10 mirantes ao longo da crista da Serra do Curral, alguns dos quais o visitante pode acessar para identificar pontos turísticos da cidade e aspectos naturais de seu entorno, como a Lagoa da Pampulha, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a Avenida Afonso Pena, o Estádio Mineirão, o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG, o Pico do Itabirito, a Serra da Piedade, o Morro do Pires, o Morro do Elefante, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, entre outros.
Informações importantes:
Em função de estudos científicos sobre a flora ameaçada de extinção, descoberta no local, em 2016, e também de ações de readequação e manejo da trilha, somente está disponível aos visitantes a caminhada até o mirante 3 (que é livre, ou seja, sem guia).
Além disso, devido às características de solo e geográficas deste parque, os horários de funcionamento podem ser alterados ou suspensos devido a condições desfavoráveis, como tempestade, baixa visibilidade, ventos fortes, raios, risco de incêndios e deslizamentos.
Dispõe de banheiros adaptados a pessoas com deficiência (PcDs), bebedouros na portaria e no mirante 3 e portaria com porteiro 24h.
O número limite de visitantes no parque é de 700 pessoas por dia. Atingido esse número, não será permitida a entrada de novos visitantes.
Não é permitido o uso de bicicletas no parque, conforme Portaria FPM nº 48, de 17/11/2015.
O mirante 3 possui acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O acesso de veículo pode ser autorizado para pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção. São permitidas apenas três visitas por dia, sendo necessário comprovação e agendamento prévio pelo e-mail mangaba@pbh.gov.br.
Não aceita pets. Saiba mais.
Horário de funcionamento: consulte aqui
Localização: Entradas pela Praça Estado de Israel ou pela Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951 - Bairro Mangabeiras
Informações: 3277-8120 (temporariamente indisponível) e mangaba@pbh.gov.br
Entrada gratuita
- Flora e Fauna
O Parque da Serra do Curral apresenta formação típica do conjunto que compõe o Quadrilátero Ferrífero e está situado em uma região de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Sua cobertura vegetal é representada pelos campos rupestres, que ocorrem nas áreas rochosas da crista da serra, e, principalmente, pelas fisionomias típicas do Cerrado, como o campo limpo, o campo sujo e campo cerrado, que se sucedem gradativamente da crista até a base da serra. A Mata Atlântica é mais expressiva em áreas adjacentes ao parque, como o Parque das Mangabeiras - Maurício Campos e a Mata do Jambreiro, constituindo assim um importante corredor ecológico de vegetação preservada.
A fauna do parque é também bastante diversificada e a avifauna é a mais representativa. Nela, foram identificadas mais de 125 espécies de aves, sendo algumas endêmicas do Cerrado, como a campainha-azul; e outras comuns em regiões de montanhas, como águia-chilena, também encontrada na Cordilheira dos Andes. Gavião carrapateiro, gavião carcará, coruja caburé, sanhaço de fogo, chorozinho-de-chapéu-preto e choca-da-mata são outras espécies encontradas. Em janeiro de 2012, o falcão-cauré (Falco rufigularis), nunca antes registrado em Belo Horizonte, foi identificado no parque por um grupo de observadores de aves durante uma visita técnica.
- Plano de Manejo dos Parques das Mangabeiras Maurício Campos, Serra do Curral e Fort Lauderdale
Confira aqui o caderno 1.
Confira aqui o caderno 2 (Incêndios Florestais).
Confira aqui o caderno 3 (Diagnósticos Ambientais).