Pular para o conteúdo principal

Educação Alimentar e Nutricional

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SMASAN) desenvolve ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), com estratégias dinâmicas e mobilizadoras, a fim de promover o diálogo com os diversos públicos da comunidade acerca da importância da alimentação saudável e adequada em todas as fases da vida.


As ações de EAN acontecem por meio da mobilização da comunidade, com articulação entre outros projetos e programas do município, especialmente em escolas, creches e entidades conveniadas, grupos de convivência de idosos e espaços BH Cidadania/ CRAS.


Agora a SMASAN abre espaço no site da PBH para uma comunidade de Educação Alimentar e Nutricional. O objetivo é juntar, organizar, oferecer e multiplicar conhecimentos sobre as práticas alimentares e os estilos de vida saudáveis, possibilitando novas perspectivas sobre o tema.


Este espaço é destinado especialmente a professores, educadores e demais profissionais interessados em saber mais sobre o processo de Educação Alimentar e Nutricional e as possibilidades de construção dessa prática no âmbito escolar.


Entre nessa comunidade, fique a vontade! Sinta-se em casa e visite os diferentes ambientes que ela lhe oferece. Faça sua busca, crie seu caminho, ande no seu ritmo e execute seu próprio roteiro.


Convidamos você a ser um multiplicador de hábitos alimentares saudáveis! Aqui vamos semear grandes ideias para que frutifiquem boas escolhas! Bem vindo a sua nova comunidade de Educação Alimentar e Nutricional! Aprecie e navegue neste espaço, que é seu! 
 



O que é Educação Alimentar e Nutricional?


Aqui nós estamos adotando o mesmo conceito de EAN apresentado no Marco de Referência de Educação Alimentar Nutricional para as Políticas Públicas, que contempla desde a evolução histórica e política da EAN no Brasil às múltiplas dimensões da alimentação e do alimento e os diferentes campos de saberes e práticas.


Portanto, Educação Alimentar e Nutricional é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A prática da EAN deve fazer uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo junto a indivíduos e grupos populacionais, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar.


Atualmente, a Educação Alimentar e Nutricional faz parte de um conjunto de estratégias criadas para promover a alimentação adequada e saudável. Ela é tão importante que foi incorporada a um dos objetivos do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - PlanSAN.


Acesse o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas

 



Contatos

Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional


Gerência de Educação para o Consumo Alimentar 
Avenida Afonso Pena, 342, centro, Belo Horizonte, Minas Gerais 
Telefones: (31) 3277-4794 / 3277-4776
E-mail: educacaoalimentar@pbh.gov.br