Pular para o conteúdo principal

Conselho Municipal da Juventude

O COMJUVE – Conselho Municipal da Juventude foi criado pela Lei 7.551 de 1998, com a finalidade de elaborar, analisar, estudar, discutir, aprovar e propor políticas públicas que permitam e garantam a integração e a participação do jovem no processo social, econômico, político e cultural do município. Em 2006 o COMJUVE foi constituído durante a realização da 1ª Conferência Municipal de Juventude de Belo Horizonte.
 

Trata-se de um conselho transversal, voltado para a garantia dos direitos das Juventudes do município. É órgão colegiado, no qual os atos são provenientes de discussões e decisões coletivas. A função de membro do Conselho Municipal dos Direitos das Juventudes é considerada de interesse público relevante, e não remunerada.
 

O COMJUVE/BH é um órgão consultivo, que monitora a política de atendimento, promoção e defesa dos direitos das Juventudes. É composto, por oito Conselheiros, dentre titulares e suplentes, representantes do Poder Executivo, nove representantes regionais da Sociedade Civil organizada, cinco representações dos movimentos organizados das áreas: educação, trabalho e renda, direitos Humanos, qualidade de vida e cultura, totalizando 25 representações titulares de composição do COMJUVE, conforme previsto na Lei 7551/1998. Atualmente seu mandato é de dois anos.
 

A representação da Sociedade Civil é definida por meio da realização de Conferência Municipal de Juventude, onde são eleitas as representações de regionais e também de entidades para compor o Conselho, considerando paridade de gênero entre titular e suplente.
 

O Conselho está vinculado administrativamente ao Executivo Municipal, o espaço de decisões do Conselho é a Sessão Plenária, que reúne os Conselheiros representantes do Executivo e da Sociedade Civil para discutir e deliberar sobre as diretrizes voltadas ao atendimento às juventudes.

 


Funcionamento: 8h às 18h

Endereço: Av. Afonso Pena, 342, Sobreloja - Centro

Telefone: (31) 3277-3375


 

Peça gráfica com texto "Eleição"

 

Informamos que, por decisão da Comissão Eleitoral, as eleições para ocupação das cadeiras setoriais do Conselho Municipal da Juventude de Belo Horizonte, que seriam realizadas sábado, 7 de dezembro, foram adiadas para o dia 14 de dezembro (sábado), das 10h às 19h.
As eleições serão realizadas no Centro de Referência da Juventude
Rua Guaicurus, 50 - Centro (Praça da Estação)

 

 

Inscrições

As inscrições para ocupação das cadeiras setoriais do Conselho Municipal da Juventude de Belo Horizonte estão abertas. Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, as organizações com atuação nas áreas de promoção, defesa e garantia dos direitos das juventudes do município podem se inscrever para a composição do Conselho no biênio 2019/2020.

As instituições interessadas podem se candidatar em uma das quatro áreas:

• Trabalho e Renda

• Direitos Humanos

• Qualidade de Vida

• Cultura

 

Podem se cadastrar associações, redes, fóruns, grupos, coletivos, grêmios e outras formas de organização semelhantes, com ou sem formalização jurídica, que comprovarem desenvolver atividades com e para a juventude por pelo menos seis meses. 

Para realizar o cadastro, as entidades devem preencher este formulário online

 

Outras informações estão disponíveis no Edital de convocação das eleições, publicado no Diário Oficial do Município. 

 

 

Resultado preliminar das inscrições

 

Resultado preliminar das inscrições de organizações para a eleição de representantes às cadeiras setoriais do Conselho Municipal da Juventude de Belo Horizonte (COMJUVE).

 

As organizações têm de 3/12/2019 a 4/12/2019, para interposição de recursos, pelo email: comjuve@pbh.gov.br

Mais informações: 3277-3375

 

 

ORGANIZAÇÃO
CADEIRA PRETENDIDA
RESULTADO PRELIMINAR DA INSCRIÇÃO
MOTIVO DO INDEFERIMENTO

Centro Acadêmico Afonso Pena

Direitos Humanos

Deferida

Apresentou documentação exigida.

Diretório Central dos Estudantes - PUC Barreiro

Direitos Humanos

Deferida

Apresentou documentação exigida.

Diretório Centra dos Estudantes Gonçalo de Freitas

Cultura

Deferida

Apresentou documentação exigida.

Coletivo Luta

Qualidade de Vida

Deferida

Apresentou documentação exigida.

Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos

Direitos Humanos

Indeferida

A Representante e a Suplente indicadas têm mais de 29 anos. Comprovação de atividades desenvolvidas com/para jovens há mais de 6 meses é insuficiente.

Coletivo Alvorada

Trabalho e Renda

Indeferida

Comprovação de atividades desenvolvidas com/para jovens há mais de 6 meses é insuficiente.

Igreja Batista da Lagoinha

Direitos Humanos

Indeferida

Não apresentou Suplente. Comprovação de atividades desenvolvidas com/para jovens há mais de 6 meses é insuficiente.

 

Fundação CDL BH para o desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente

Direitos Humanos

Indeferida

Comprovação de atividades desenvolvidas com/para jovens há mais de 6 meses é insuficiente.

Não apresentou documento do Representante. Suplente tem mais de 29 anos.

 

 

Eleição

A eleição será no dia 7 de dezembro, no Centro de Referência da Juventude (Rua Guaicurus, 50, Praça da Estação), das 10h às 19h. Qualquer pessoa residente em Belo Horizonte e que tenha entre 15 e 29 pode votar.  

Os eleitores podem se cadastrar preenchendo este formulário online. Também será possível realizar a inscrição  pessoalmente no dia da votação.