política de cuidados; cuidado

Neste cenário, Belo Horizonte assumiu o protagonismo nas discussões sobre o cuidado por meio do processo de formulação da Política e do Plano Municipal do Cuidado, que parte de uma perspectiva democrática, de justiça social e de ampliação da proteção social. Como uma alternativa de enfrentamento das desigualdades e dos processos de exclusão e exploração históricos vivenciados na sociedade brasileira, assim, o Plano Municipal de Cuidado tem o intuito de discutir estratégias para:
Reduzir
Reconhecer
Redistribuir e
Remunerar de forma justa o trabalho de cuidado.
Acesse a Cartilha da Política Municipal de Cuidados de Belo Horizonte

Por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), a Diretoria de Políticas de Cuidado (DPOC), no ano de 2025, iniciou a execução de três projetos estruturantes, que estão em curso, para fortalecer a rede de cuidados de em Belo Horizontes. Eles são:
Rodas de conversa sobre cuidado
Em parceria com as OSCs ADRA, GDECOM e APAE, a Diretoria está desenvolvendo dois projetos estratégicos voltados ao fortalecimento das redes de cuidado no município. As iniciativas oferecem espaços qualificados de acolhimento e escuta sensível para cuidadoras e cuidadores, sejam familiares ou profissionais remunerados, reconhecendo e valorizando o trabalho de cuidado desempenhado na cidade. Elas são:
Rodas de Saberes sobre o Cuidado
Voltado para cuidadoras remuneradas que atuam no SUAS, o projeto busca reconhecer e valorizar seu papel central. Estão previstas 36 rodas de escuta, sendo quatro em cada regional.
Kits de autocuidado serão entregues pela PBH a mais de 300 cuidadoras (saiba mais).
Cuidando de quem cuida
Destinado a cuidadoras não remuneradas – geralmente mulheres da família –, o projeto pretende apoiar e dar visibilidade a quem assume essa responsabilidade no cotidiano. A proposta prevê 96 rodas de escuta, realizadas nas unidades do SUAS em toda a cidade.
Territórios do Cuidado
Focado nas práticas comunitárias, o projeto vai mapear e articular dez iniciativas locais que tenham como centro a produção de cuidado, seja na cultura, na economia ou em outras formas de organização social.
Leia o edital completo
Faça sua inscrição (inscrições encerradas)
Quantitativos de inscrições do edital
| FIQUE POR DENTRO | |
|---|---|
![]() | Audiência Pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte marca um ano da assinatura da lei que institui a Política Municipal do Cuidado (Lei 11.751/2024). |
| Política Municipal de Cuidados de Belo Horizonte é reconhecida como Boa Prática em seleção do Instituto Alziras e Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas |
| A Política Nacional de Cuidados foi aprovada e por unanimidade no Senado Federal!
|
![]() | Mulheres negras são 69,9% no serviço doméstico ou de cuidados no Brasil |

- Informes
Entre os meses de abril a agosto de 2025, foi formada uma Comissão de Trabalho com representantes de diversos conselhos de direito de Belo Horizonte, conduzido e orientado pela equipe da Diretoria de Políticas de Cuidado. A Comissão teve o objetivo de gerar parâmetros para regulamentação da lei nº 11.751/2024, que instituiu a Política Municipal do Cuidado em Belo Horizonte.
Cada encontro do grupo gerou discussões registradas através de informes produzidos pela equipe da Diretoria, elencados a seguir:
Informes Acessíveis:
- Áudios
Áudios e Podcasts- Cuidar: uma política de Estado, com Ana Carolina Quirino e Luana Pinheiro.
- Podcast 8 e 80 | PodCast Instituto HAHAHA
- Cuidar: verbo coletivo (disponível em todas as plataformas de áudio)
- Bom dia, Obvious (disponível em todas as plataformas de áudio)
Episódio 190 - Mulheres negras e o direito ao descanso - O ASSUNTO. A mulher fora do mercado de trabalho formal.
- Fora da Política não há salvação. A reação antigênero, com Flavia Biroli.
- Vídeos
Vídeos (filmes, aulas, debates, séries e documentários)- O diário da babá (disponível no Prime Vídeo)
- Doméstica (disponível no Youtube)
- Babás (disponível no Canal Brasil)
- Aula professora Rosário Aguirre sobre Cuidados - aula em espanhol (disponível no Youtube)
- Quem cuida de quem cuida? Ep. 1 - Política Nacional de Cuidados - Fundação João Pinheiro
- Quem cuida de quem cuida? Ep. 2 - A Fenatrad na construção da Política Nacional de Cuidados - Fundação João Pinheiro
- Quem cuida de quem cuida? Ep. 3 - Política Municipal do Cuidado de Belo Horizonte - Fundação João Pinheiro
- A ex-secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Rosilene Rocha, e a Secretária Nacional de Cuidados e Família, do Ministério do Desenvolvimento Social, Lais Abramo batem um papo com as jornalistas Amanda Antunes e Aline Neves sobre o cuidado. A conversa faz parte do podcast Observatório Feminino, da Rádio Itatiaia.
- Documentos (artigos, pesquisas, ensaios)
Documentos (artigos, pesquisas, ensaios)- Cartilha "Trabalho, gênero e cuidado" - Ministério Público do Trabalho, 2024 (baixar)
- ‘A trabalhadora doméstica também é um ser humano’: O direito a quarentena remunerada como novo privilégio social? - Louisa Acciari (baixar)
- Afeto e desigualdade: gênero, geração e classe entre empregadas domésticas e seus empregadores - Jurema Brites (baixar)
- Cuidado em surto: da crise à ética - Pedro Augusto Gravatá Nicoli e Regina Stela Corrêa Vieira (baixar)
- Dicionário Crítico do Feminismo (baixar)
- Redes de Cuidado - Revoluções Invisíveis por uma vida vivível - Coletivo Etinerâncias (baixar)
- CUIDADO ENTRE A POLÍTICA E O DIREITO: a construção do direito ao cuidado na agenda jurídico-política da América Latina - Leandra Cristina de Oliveira Costa (baixar)
- O cuidado como direito: contribuições para o debate no Sistema Interamericano de Direitos Humanos (baixar)
- Relatório do Grupo de Trabalho Interministerial - GTI-Cuidados (baixar)
- Agenda Feminista e Serviços de Cuidado Infantil - (baixar)
- TRANSVERSALIDADE DE GÊNERO EM POLÍTICAS DE CUIDADO: uma análise comparada das políticas de cuidado infantil no Brasil, Argentina e Uruguai durante o giro à esquerda - SÃO PAULO 2019 (baixar)
- Legislação
Portaria SMASAC nº 112/2023 - Institui o Grupo de Trabalho Intersetorial sobre Políticas de Cuidado com a finalidade de elaborar a proposta da Política Municipal do Cuidado e a proposta do Plano Municipal do Cuidado, no âmbito da SMASAC e dá outras providências.
Lei nº 11.751, de 24/09/2024, que institui a Política Municipal do Cuidado, que visa discutir estratégias para reduzir, reconhecer, redistribuir e remunerar de forma justa o trabalho de cuidado, incluindo a atenção a quem cuida.
Decreto nº 18.826, de 24/09/2024, que cria o Comitê da Primeira Infância, com o objetivo de planejar, coordenar e elaborar o Plano Municipal da Primeira Infância de Belo Horizonte, previsto na Lei nº 11.692, de 17/05/2024.
Lei Federal nº 15.069 de 23/12/2024, que institui a Política Nacional de Cuidados.
Portaria SMASDH n° 069/2025, que institui a Comissão de Trabalho de Representantes dos Conselhos de Direitos e de Políticas Públicas e do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua de Belo Horizonte.

- 2025

Diretoria de Políticas de Cuidado realiza encontros com equipe da Subsecretaria de Direitos Humanos
Nos dias 30/06 e 15/07 a foram realizadas rodas de conversa sobre a Política Municipal do Cuidado com as equipes da Subsecretaria de Direitos Humanos (SUDH). O encontro proporcionou diálogos intersetoriais e transversais, além de debates e propostas para compor a regulamentação da Política Municipal do Cuidado a partir da visão de cada diretoria temática da Subsecretaria.
A SUDH conta com as diretorias da mulher, pessoa idosa, criança e adolescente,reparação e promoção da igualdade racial, da juventude, de pessoas com deficiência e LGBTQIA+, que participaram do percurso formativo, junto com equipes técnicas dos equipamentos gerenciados pela Subsecretaria.
Diretoria de Políticas de Cuidado participa do Fórum TEA
No dia 24/04/2025 ocorreu o Fórum Intersetorial dos Direitos das Pessoas com Autismo, evento que proporcionou um espaço de participação social de pessoas do espectro autistas e suas famílias.
O fórum contou a palestra magna sobre a Política Municipal do Cuidado de Belo Horizonte, realizada pela diretora da Diretoria de Políticas de Cuidado, Simone de Souza Pegoreti, e pela assessora da Diretoria, Leandra Cristina de Oliveira Costa.
Houve interação com o público através da acolhida a questionamentos e propostas feitas pelas participantes. Através do diálogo, a Diretoria que pode ouvir importantes colocações e reivindicações da comunidade TEA.

Diálogo equipes Consultório na Rua
No dia 07/05/2025 a equipe da Diretoria de Políticas de Cuidado se reuniu com cerca de 50 profissionais das equipes do Consultório na Rua para realizar uma Roda de Conversa sobre a Política Municipal do Cuidado. O resultado desse debate, somado a outras contribuições, será organizado e sistematizado para a construção do Plano Municipal de Cuidados, a ser criado em nosso município.

Diálogo equipes Unidades de Acolhimento de Crianças e Adolescentes
No dia 19/03/2025, a equipe da Diretoria de Políticas de Cuidado se reuniu com cerca de 50 profissionais das unidades de acolhimento institucional de crianças e adolescentes da cidade para realizar uma Roda de Conversa sobre a Política Municipal do Cuidado. O resultado desse debate, somado a outras contribuições, será organizado e sistematizado para a construção do Plano Municipal de Cuidados, a ser criado em nosso município.
- 2024
Entre os meses de novembro e dezembro de 2024 foram realizadas 18 Rodas de Conversas sobre a Política Municipal do Cuidado nas nove Diretorias Regionais de Assistência Social (DRAS). Nos encontros, cerca de 400 profissionais participaram de discussões e propuseram ações para a regulamentação e implantação da Política do Cuidado em Belo Horizonte. O resultado desse debate, somado a outras contribuições, será organizado e sistematizado para a construção do Plano Municipal de Cuidados, a ser criado em nosso município.
Política Municipal do Cuidado: compartilhamentos e percursos futuros
Na manhã do dia 27 de novembro, a equipe técnica da Política Municipal de Cuidado recebeu, para alinhamento estratégico e copartilhamento de percursos futuros, servidores e servidoras da Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de 100 participantes estiveram no Auditório da Secretaria Municipal de Fazenda.
Sanção da Lei que institui a Política Municipal de Cuidado
24 de setembro de 2024 | 14h
Auditório da Secretaria Municipal de FazendaO prefeito Fuad Noman realizou assinatura da Lei nº 11.751, de 24/09/2024, que institui a Política Municipal do Cuidado, que visa discutir estratégias para reduzir, reconhecer, redistribuir e remunerar de forma justa o trabalho de cuidado, incluindo a atenção a quem cuida, e do Decreto nº 18.826, de 24/09/2024, que cria o Comitê da Primeira Infância com o objetivo de planejar, coordenar e elaborar o Plano Municipal da Primeira Infância de Belo Horizonte, previsto na Lei nº 11.692, de 17/05/2024.
O evento incluiu o anúncio da ampliação dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência para Pessoas Idosas (CRPI) e do Centro de Referência Esportiva para Pessoas com Deficiência (CRPD). Também foram compartilhadas informações históricas sobre a Política do Cuidado em BH, com destaque para a celebração de Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Família.
II Seminário sobre Políticas Públicas de Cuidado:
estratégias para a garantia do direito ao cuidado23 de abril de 2024 (terça-feira) | 13h30h às 17h
Local: Auditório do CEI Imaculada Endereço: Rua dos Aimorés, 1600, Lourdes/BH
I Seminário sobre Políticas de Cuidados
18 de janeiro de 2024 | 8h
GT Cuidado | SMASACA Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou o I Seminário de Políticas Públicas de Cuidados de Belo Horizonte. O evento aconteceu na sede da PBH. O Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, e representantes do executivo municipal, receberam a Secretária Nacional do Cuidado e da Família, Laís Abramo, e o Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, ambos vinculados ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) do Governo Federal.

Audiência Pública
29 de agosto de 2023 | 13h
Comissão de Mulheres da Câmara de BHOs cuidados fazem parte da nossa vida, nós mulheres somos cuidadoras desde cedo, um trabalho invisível que sustenta a sociedade. Por isso, esse é um debate muito importante, abrindo caminhos para discutirmos equidade de gênero, dignidade humana e justiça social nas políticas públicas da nossa cidade.
Todos estão convidados para acompanhar essa audiência, que terá representantes do poder executivo municipal, além de pesquisadoras e pessoas que vão compartilhar suas práticas nos territórios.
ASSISTAM PELO YOUTUBE > bit.ly/PoliticaCuidadosBH
CONTATO:
Diretoria de Políticas de Cuidado | DPOC
Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos | SMASDH
Avenida Afonso Pena | 342 | 6º andar | Centro | BH | MG
(31) 3277-9994 | www.pbh.gov.br
E-mail: politica.cuidado@pbh.gov.br




















