Pular para o conteúdo principal

Política Municipal de Cuidado

criado em - atualizado em
Imagem gráfica. Fundo marrom. O desenho de duas mãos, uma acima e uma abaixo, simbolizam o cuidado. No centro, o texto: Política Municipal de Cuidado

 

II Seminário sobre Políticas Públicas de Cuidado: 
estratégias para a garantia do direito ao cuidado

 

23 de abril de 2024 (terça-feira) | 13h30h às 17h
Local: Auditório do CEI Imaculada Endereço: Rua dos Aimorés, 1600, Lourdes/BH

 

Programação

13h30 - Apresentação Cultural - Grupo Cultural Meninas de Sinhá 
14h -  Mesa de Abertura
14h30 - Painel: A efetivação do Cuidado no âmbito do SUAS e o direito à convivência familiar e comunitária

Mediadora: Mariana Elisa - Analista de Políticas Públicas - SMASAC

Debatedores:

  • José Crus - Subsecretário de Assistência Social na Prefeitura de Belo Horizonte
  • Yumi Garcia dos Santos - pesquisadora sobre políticas e trabalho de cuidado, docente do Departamento de Sociologia da UFMG
  • Laís Abramo - Secretária Nacional de Cuidados e Família no MDS

 

15h30 - Interação com o publico
16h - Coffee Break
16h15 - Assinatura e apresentação dos Projetos de Lei - Prefeito Fuad Noman
  • Alice Brandão - Analista de Políticas Públicas no Gabinete da SMASAC - Projeto de Lei da Política do Cuidado
  • Luana Magalhães - Subsecretaria de Direitos Humanos e Cidadania na Prefeitura de Belo Horizonte - Projeto de Lei Conselho de Defesa e Cuidado a pessoa idosa
17h -  Encerramento

 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

 

 

Cuidado:

Conceito que designa as atividades fundamentais para a reprodução da vida e do bem-estar das pessoas, compreendendo que o cuidado é um bem público e por isso deve ser instituído como um direito humano universal. Isso significa que todas as pessoas têm direito ao cuidado: a cuidar, ser cuidado e ao autocuidado, primando pelo direito ao cuidado tanto das pessoas que necessitam quanto das que realizam.
 

Historicamente, o trabalho de cuidado - remunerado ou não - foi designado como atividade privada, cabendo às famílias e, principalmente, às mulheres. A elas, foi atribuída a responsabilidade pelas tarefas cotidianas importantes para manutenção, e reprodução da vida, da sustentabilidade da força de trabalho e da economia, que envolvem primordialmente as tarefas relacionadas à alimentação, à organização da rotina no domicílio (limpeza, compras, lavar e passar roupas) e ao cuidado com as crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência ou dependentes. 
 

Ou seja, todas estas responsabilidades de cuidado, direto ou indireto, tendem a recair sobre as famílias e as mulheres, assim, causam impactos em suas vidas de diferentes formas, gerando ausência ou redução no tempo para estudar, trabalhar, ter lazer, participação social e política, e até mesmo ao autocuidado, reforçando a imposição de barreiras no acesso ao mercado de trabalho e à renda, dentre outras perdas, que vão se acentuando ao longo da vida como questões de saúde física e mental.
 

A delegação deste trabalho, que, vale salientar, não possui reconhecimento social, é realizada em sua maioria por mulheres negras e, impõe-se muitas vezes sob a condição de uma má remuneração e ausência de garantia de direitos trabalhistas na maioria dos casos. Assim, esse cenário revela para além das desigualdades entre homens e mulheres, evidenciando as desigualdades baseadas na raça, que perpetuam uma histórica desigualdade racial e reafirma a responsabilidade feminina pelo trabalho de cuidado.

 

Neste cenário, Belo Horizonte assumiu o protagonismo nas discussões sobre o cuidado por meio do processo de formulação da Política e do Plano Municipal do Cuidado, que parte de uma perspectiva democrática, de justiça social e de ampliação da proteção social. Como uma alternativa de enfrentamento das desigualdades e dos processos de exclusão e exploração históricos vivenciados na sociedade brasileira, assim, o Plano Municipal de Cuidado tem o intuito de discutir estratégias para:

 

Reduzir
Reconhecer
Redistribuir e 
Remunerar de forma justa o trabalho de cuidado.

 

 

O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), responsável também pela coordenação do Grupo de Trabalho Intersetorial sobre Políticas de Cuidado (GTI), composto por atores de diferentes políticas públicas municipais  e conta também com a colaboração técnica por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e a Prefeitura de Belo Horizonte.
 

Desta maneira, o município tem investido esforços na construção de parâmetros por meio de diagnóstico, participação social, articulações institucionais em vários níveis de governo para ampliar a proteção social às pessoas que cuidam e que necessitam de cuidados.

 

 


Repositório

 

Áudios (Podcasts)

 

Vídeos (filmes, aulas, debates, séries e documentários)

 

Documentos (artigos, pesquisas, ensaios)
  • ‘A trabalhadora doméstica também é um ser humano’: O direito a quarentena remunerada como novo privilégio social? - Louisa Acciari (baixar)
  • Afeto e desigualdade: gênero, geração e classe entre empregadas domésticas e seus empregadores - Jurema Brites (baixar)
  • Cuidado em surto: da crise à ética - Pedro Augusto Gravatá Nicoli e Regina Stela Corrêa Vieira (baixar)
  • Dicionário Crítico do Feminismo (baixar)

 


A ex-secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Rosilene Rocha, e a Secretária Nacional de Cuidados e Família, do Ministério do Desenvolvimento Social, Lais Abramo batem um papo com as jornalistas Amanda Antunes e Aline Neves sobre o cuidado. A conversa faz parte do podcast Observatório Feminino, da Rádio Itatiaia.

 

 

Agendas

Convite virtual para audiência pública que acontecerá no dia 29 de agosto sobre política do cuidado. Ilustração com pessoas aproximadas e fitas com a palavra cuidado

 

Audiência Pública
29 de agosto de 2023 | 13h
Comissão de Mulheres da Câmara de BH

Os cuidados fazem parte da nossa vida, nós mulheres somos cuidadoras desde cedo, um trabalho invisível que sustenta a sociedade. Por isso, esse é um debate muito importante, abrindo caminhos para discutirmos equidade de gênero, dignidade humana e justiça social nas políticas públicas da nossa cidade.

Todos estão convidados para acompanhar essa audiência, que terá representantes do poder executivo municipal, além de pesquisadoras e pessoas que vão compartilhar suas práticas nos territórios.

ASSISTAM PELO YOUTUBE > bit.ly/PoliticaCuidadosBH

I Seminário sobre Políticas de Cuidados
18 de janeiro de 2024 | 8h
GT Cuidado | SMASAC

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou o I Seminário de Políticas Públicas de Cuidados de Belo Horizonte. O evento aconteceu na sede da PBH. O Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, e representantes do executivo municipal, receberam a Secretária Nacional do Cuidado e da Família, Laís Abramo, e o Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, ambos vinculados ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) do Governo Federal.

 

 

Legislação
  • PORTARIA SMASAC Nº 112/2023 - Institui o Grupo de Trabalho Intersetorial sobre Políticas de Cuidado com a finalidade de elaborar a proposta da Política Municipal do Cuidado e a proposta do Plano Municipal do Cuidado, no âmbito da SMASAC e dá outras providências.