Pular para o conteúdo principal

Festival Gastronômico

criado em - atualizado em

Capa IV Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares

 

4ª edição

3 de dezembro de 2022
Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional - CRESAN Mercado da Lagoinha
Avenida Presidente Antonio Carlos, 821 - Lagoinha

Evento para convidados.

 


IV Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, realiza o IV Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares. O evento reúne equipes compostas por representantes das quatro unidades dos Restaurantes Populares (RPs) em uma disputa pelo melhor prato principal e melhor sobremesa e celebra a conclusão do projeto de capacitação para os funcionários dos RPs. Nesta edição, os participantes foram desafiados a criarem receitas que tenham em sua composição apenas ingredientes de base vegetal.

 

O festival é composto por três etapas. Na primeira, os colaboradores dos RPs passam por capacitações que buscam melhoria no aproveitamento dos alimentos, melhor atendimento ao público, além de aprendizado de técnicas gastronômicas. Depois disso, cada restaurante faz a seleção interna entre quatro equipes, escolhendo uma guarnição e uma sobremesa. Na terceira etapa, as duas receitas de cada restaurante concorrem entre si.

 

Esta edição contou com a parceria inédita da Alimentação Consciente Brasil (ACB) e a Humane Society International (HSI). A parceria inclui um programa maior, com foco nos compromissos internacionais como o Desafio de Barcelona, o Pacto de Milão e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Banca de Jurados(as):

  • Bela Gil; Nutricionista e Culinarista especializada em cozinha natural
  • Lorena Martins; Jornalista e escritora especializada em gastronomia
  • Edson Puiati; Professor de Gastronomia e Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira
  • Alice Martins; Gerente Sênior de Políticas Alimentares da Alimentação Consciente Brasil
  • Ângelo Rafael Telles; Proprietário do Restaurante Tanganica Art Bar & Vegan 
  • Rosilene Rocha; Secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania
  • Adriana Nogueira; Subsecretária de Articulação da Política Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação
  • Marcos Boffa; Diretor de Políticas de Turismo e Inovação da  Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte - Belotur

 

Parcerias

Humane Society International (HSI) - Com presença em mais de 50 países, a Humane Society International (HSI) trabalha em todo o mundo para promover o vínculo humano-animal, resgatar e proteger cães e gatos, melhorar o bem-estar dos animais de fazenda, proteger a vida selvagem, promover testes e pesquisas livres de animais, responder a desastres e enfrentar a crueldade com os animais em todas as suas formas.

 

Mercy for Animals (MFA) - É uma das principais organizações sem fins lucrativos do mundo dedicada ao fim da exploração animal em fazendas industriais e na indústria da pesca. Fundada há 23 anos nos Estados Unidos e presente no Brasil desde 2015, a MFA atua em outros países da América Latina, no Canadá, na Índia e está expandindo operações no leste e sudeste asiático, para construir um sistema alimentar mais justo e sustentável.

 

O Restaurante Popular I – Herbert de Souza foi o vencedor da quarta edição do Festival Gastronômico. A equipe preparou como prato principal um Empanado surpresa de couve-flor e como sobremesa Pão de mel da Filó.

Confira as receitas

 

1ª Etapa do IV Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte
Confira as fotos
Acesse o vídeo produzido pela equipe

 

Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte na Mídia

 

 

3ª Edição - 2019

O restaurante vencedor da terceira edição do Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares foi o Restaurante Popular I – Herbert de Souza, localizado na região Central. A equipe apresentou como prato principal Armoço na Casdivó com jiló, polenta, bolinho de carne com biomassa de banana ao molho caseiro e couve salteada e como sobremesa Docim Bão pra Daná, doce de chuchu com doce de leite e queijo produzidos com leite em pó.

 

Nesta edição, “Agroecologia e Sustentabilidade” foi o tema central que orientou o processo de formação dos colaboradores e que balizou a escolha dos jurados. As equipes utilizaram somente alimentos da lista prevista para o Restaurante Popular com o aproveitamento integral dos alimentos e a valorização dos produtos regionais mineiros.

2ª Edição - 2018/2019

O Restaurante Popular I – Herbert de Souza, localizado na região Central, foi o vencedor da segunda edição do Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares. A equipe apresentou como prato quente iscas de filé de tilápia com crosta de castanha de caju acompanhadas de purê de banana-da-terra e cenoura baby e, como sobremesa, sorvete de mandioca com calda de maracujá.

1ª Edição - 2017

O Restaurante Popular III – Maria Regina Nabuco, de Venda Nova, foi o vencedora da primeira edição do Festival Gastronômico. A equipe preparou como prato principal um Canelone de berinjela com ricota e nozes ao pesto de manjericão e como sobremesa Pera em calda de especiarias com sorvete de banana e morango.

 

Canelone de berinjela com ricota e nozes ao pesto de manjericão

 

Ingredientes:

Canelone:

1 berinjela média

80g de ricota

50g de nozes

½ xícara de chá de salsinha

 

Pesto:

½ xícara de chá de azeite

½ maço de cebolinha

½ maço de salsinha

½ xícara de manjericão picado

1 dente de alho

30g de nozes - 30 g

Sal a gosto

 

Molho de tomate rústico:

1 xícara de chá de manjericão

2 dentes de alho

3 tomates médios

1 cebola

Sal a gosto

 

Modo de Preparo:

Massa:

Lave as berinjelas, seque, retire as pontas e corte em fatias bem finas no sentido do comprimento. Coloque as fatias em uma peneira apoiada sobre uma tigela e polvilhe com sal. Pressione com um prato e deixe descansar por 15 minutos para amenizar o amargo da berinjela. Em seguida, lave as fatias uma a uma, eliminando todo o sal e seque com papel toalha. Reserve.

Com um pouco de azeite, pincele uma frigideira antiaderente e leve ao fogo até aquecer. Coloque as fatias de berinjela e deixe dourar dos dois lados.

 

Recheio:

Bata a salsinha, a ricota e as nozes no processador até obter uma pasta, e reserve. Tempere a gosto.

 

Molho de tomate rústico:

Em uma panela, aqueça o azeite de oliva, junte a cebola e o alho e refogue. Acrescente os tomates picados, ½ xícara de chá de água e cozinhe mexendo de vez em quando até os tomates murcharem. Por último, misture o manjericão e o sal e cozinhe por mais 5 minutos.

 

Pesto:

Bata no liquidificador o azeite, a salsa, a cebolinha, o alho e o manjericão até formar um creme. Tempere com sal. Por último, acrescente as nozes e bata no modo “pulsar”, para que as nozes não fiquem totalmente trituradas.

 

Montagem:

Espalhe as fatias de berinjela em uma superfície lisa e distribua o recheio. Enrole as fatias e disponha em uma assadeira. Despeje o molho de tomate sobre os rolinhos, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 25 minutos. Elimine o papel alumínio e deixe no forno por mais 10 minutos até dourar. Sirva em seguida com molho pesto para acompanhar.

 

Pera em calda de especiarias com sorvete de banana e morango

Ingredientes:

4 peras firmes e descascadas

½ xícara de chá de açúcar

4 xícaras de chá de água

4 cravos

Casca de meia laranja

 

Sorvete de morango:

1 caixinha de morango

2 bananas maduras

½ copo americano de leite

 

Sorvete de banana:

7 bananas maduras

½ copo de leite

 

Modo de preparo:

Retire o miolo das peras.

Em uma panela, coloque a água, o açúcar, a casca de laranja e os cravos. Ferva e deixe reduzir até a metade. Nesse momento coloque as peras e deixe cozinhar por 10 minutos ou até as peras ficarem macias.

 

Sorvete de morango:

Descasque e congele as bananas e os morangos. Bata no liquidificador o morango, as duas bananas e o leite; armazene em uma vasilha de sorvete e deixe congelar por 12 horas.

 

Sorvete de banana:

Bata as bananas congeladas com o leite; armazene em uma vasilha de sorvete e deixe congelar por 12 horas.

Sirva as peras quentes com uma bola de cada sorvete e decore com raspas de laranja.