Pular para o conteúdo principal

Festival Gastronômico

atualizado em 11/04/2019 | 12:24
identidade visual festival gastronomico

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, realiza o Festival Gastronômico. O evento reúne equipes compostas por representantes das quatro unidades dos Restaurantes Populares (RPs) em uma disputa pelo melhor prato principal e melhor sobremesa e celebra a conclusão do projeto de capacitação para os funcionários dos RPs. 
 

O festival é composto por três etapas. Na primeira, os colaboradores dos RPs passam por capacitações que buscam melhoria no aproveitamento dos alimentos, melhor atendimento ao público, além de aprendizado de técnica gastronômicas. Depois disso, cada restaurante fez a seleção interna entre quatro equipes, escolhendo uma guarnição e uma sobremesa. Na terceira etapa, as duas receitas de cada restaurante concorreram entre si.
 

Jurados técnicos e gestores, incluindo especialistas das áreas de gastronomia e nutrição, provam e julgam os pratos, analisando critérios como criatividade, apresentação visual, sabor, textura, e utilização de técnicas ensinadas nas oficinas. Por fim, são atribuídas notas e eleita a equipe vencedora que alcançar a maior pontuação, somando os valores atribuídos às preparações salgada e doce. Dentre as premiações, está uma viagem técnica para um festival Gastronômico.

 

2ª Edição - 2018/2019

O Restaurante Popular I – Herbert de Souza, localizado na região Central, foi o vencedor da segunda edição do Festival Gastronômico dos Restaurantes Populares. A equipe apresentou como prato quente iscas de filé de tilápia com crosta de castanha de caju acompanhadas de purê de banana-da-terra e cenoura baby e, como sobremesa, sorvete de mandioca com calda de maracujá.

1ª Edição - 2017

O Restaurante Popular III – Maria Regina Nabuco, de Venda Nova, foi o vencedora da primeira edição do Festival Gastronômico. A equipe preparou como prato principal um Canelone de berinjela com ricota e nozes ao pesto de manjericão e como sobremesa Pera em calda de especiarias com sorvete de banana e morango.

Canelone de berinjela com ricota e nozes ao pesto de manjericão

 

Ingredientes:

Canelone:

1 berinjela média

80g de ricota

50g de nozes

½ xícara de chá de salsinha

 

Pesto:

½ xícara de chá de azeite

½ maço de cebolinha

½ maço de salsinha

½ xícara de manjericão picado

1 dente de alho

30g de nozes - 30 g

Sal a gosto

 

Molho de tomate rústico:

1 xícara de chá de manjericão

2 dentes de alho

3 tomates médios

1 cebola

Sal a gosto

 

Modo de Preparo:

Massa:

Lave as berinjelas, seque, retire as pontas e corte em fatias bem finas no sentido do comprimento. Coloque as fatias em uma peneira apoiada sobre uma tigela e polvilhe com sal. Pressione com um prato e deixe descansar por 15 minutos para amenizar o amargo da berinjela. Em seguida, lave as fatias uma a uma, eliminando todo o sal e seque com papel toalha. Reserve.

Com um pouco de azeite, pincele uma frigideira antiaderente e leve ao fogo até aquecer. Coloque as fatias de berinjela e deixe dourar dos dois lados.

 

Recheio:

Bata a salsinha, a ricota e as nozes no processador até obter uma pasta, e reserve. Tempere a gosto.

 

Molho de tomate rústico:

Em uma panela, aqueça o azeite de oliva, junte a cebola e o alho e refogue. Acrescente os tomates picados, ½ xícara de chá de água e cozinhe mexendo de vez em quando até os tomates murcharem. Por último, misture o manjericão e o sal e cozinhe por mais 5 minutos.

 

Pesto:

Bata no liquidificador o azeite, a salsa, a cebolinha, o alho e o manjericão até formar um creme. Tempere com sal. Por último, acrescente as nozes e bata no modo “pulsar”, para que as nozes não fiquem totalmente trituradas.

 

Montagem:

Espalhe as fatias de berinjela em uma superfície lisa e distribua o recheio. Enrole as fatias e disponha em uma assadeira. Despeje o molho de tomate sobre os rolinhos, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 25 minutos. Elimine o papel alumínio e deixe no forno por mais 10 minutos até dourar. Sirva em seguida com molho pesto para acompanhar.

 

Pera em calda de especiarias com sorvete de banana e morango

Ingredientes:

4 peras firmes e descascadas

½ xícara de chá de açúcar

4 xícaras de chá de água

4 cravos

Casca de meia laranja

 

Sorvete de morango:

1 caixinha de morango

2 bananas maduras

½ copo americano de leite

 

Sorvete de banana:

7 bananas maduras

½ copo de leite

 

Modo de preparo:

Retire o miolo das peras.

Em uma panela, coloque a água, o açúcar, a casca de laranja e os cravos. Ferva e deixe reduzir até a metade. Nesse momento coloque as peras e deixe cozinhar por 10 minutos ou até as peras ficarem macias.

 

Sorvete de morango:

Descasque e congele as bananas e os morangos. Bata no liquidificador o morango, as duas bananas e o leite; armazene em uma vasilha de sorvete e deixe congelar por 12 horas.

 

Sorvete de banana:

Bata as bananas congeladas com o leite; armazene em uma vasilha de sorvete e deixe congelar por 12 horas.

Sirva as peras quentes com uma bola de cada sorvete e decore com raspas de laranja.