Pular para o conteúdo principal
Coordenadoria de Atendimento Regional Leste

No âmbito de cada região administrativa de que trata a Lei nº 10.231, de 19 de julho de 2011, funciona uma Coordenadoria de Atendimento Regional, com competências, em suas respectivas circunscrições, de apoiar as secretarias municipais na implementação das políticas públicas relativas à saúde, à educação, ao abastecimento alimentar, aos serviços sociais, à cultura, aos esportes, ao controle urbano e ambiental, à limpeza urbana e patrimonial, à manutenção e obras, por intermédio das atribuições de:

 

I – realizar a interlocução com o cidadão e com representantes das entidades da sociedade civil organizada, com vistas a subsidiar o direcionamento e priorização de ações dos órgãos e entidades do Poder Executivo no âmbito regional;

 

II – articular junto aos órgãos e entidades do Poder Executivo e com as demais Coordenadorias de Atendimento Regional a execução de políticas públicas no âmbito regional;

 

III – coordenar as ações intersetoriais a partir das diretrizes dos órgãos e entidades responsáveis pelas políticas públicas na jurisdição da regional;

 

IV – operacionalizar iniciativas de parcerias para manutenção de praças, canteiros e demais áreas verdes no âmbito da regional conforme diretrizes da Smaics;

 

V – administrar os espaços compreendidos pela sede da regional, responsabilizando-se pelo respectivo planejamento e execução orçamentária e financeira, observadas as especificidades dos órgãos e entidades ocupantes.

 

 

Saiba mais sobre a Regional

 

Com uma população de 238.539 habitantes, 76.728 domicílios, 27,9 km de extensão territorial e 8.550 habitantes/km², a região Leste faz divisa com as cidades de Nova Lima e Sabará e as regiões Centro Sul e Nordeste da capital. As avenidas dos Andradas, Silviano Brandão, Contagem, Santa Terezinha e rua Conselheiro Rocha os principais corredores da região.

 

Conta com referências socioculturais e históricas importantes. A Praça Duque de Caxias, o Hospital da Baleia, as Igrejas de Santa Tereza e Nossa Senhora das Dores, o Cemitério da Saudade, o Museu de História Natural da UFMG, estão entre elas, assim como o Estádio Independência e a Câmara Municipal de Belo Horizonte. A mata do Hospital da Baleia é um dos cenários mais bonitos da cidade e referência em preservação ambiental.

 

A região Leste é formada por bairros cujas histórias remetem ao início da capital, podendo ser considerada uma das mais antigas da cidade. Bairros tradicionais como Floresta, Santa Tereza, Sagrada Família, Santa Efigênia, se expandiram e, com o passar dos anos, deram origem a novos bairros, por exemplo, o Colégio Batista, Horto, o Novo São Lucas e o Instituto Agronômico.

 

O bairro Floresta, o mais antigo da região, foi a primeira residência dos operários da comissão construtora da capital e recebeu a primeira fábrica de doces de Belo Horizonte, conhecida como Fábrica de Balas Lalka, fundada em 1925. Outro destaque é o bairro Santa Tereza, hoje famoso pela intensa vida cultural e por sua grande contribuição à cultura, ao revelar talentos como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes e Fernando Brant (com o Clube da Esquina) e bandas internacionais como Sepultura e Skank.

 

Fale conosco

 

Acesse aqui os canais de atendimento ao cidadão.

 

 

 

 

Notícias em Destaque