Pular para o conteúdo principal

Seminário Kilombu

criado em - atualizado em

Imagem gráfica com fundo amarelo e texto Seminário dos Kilombu de Belo Horizonte

Matripotencializar ações da gestão pública para os quilombos de Belo Horizonte

 

Os Kilombu e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura e apoio do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais, realizaram, nos dias 26 e 27 de maio de 2022, o SEMINÁRIO DOS KILOMBU DE BELO HORIZONTE. O evento trouxe o tema "Matripotencializar ações da gestão pública para os quilombos de Belo Horizonte" e aconteceu em formato presencial, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais, localizado à Rua Gustavo da Silveira, 1035, bairro Santa Inês. O encontro é voltado para comunidades quilombolas de Belo Horizonte, servidores da Prefeitura de Belo Horizonte, conselheiros dos Conselhos Municipais, e demais interessados da sociedade civil sobre o tema.
 

O objetivo é proporcionar um debate presencial entre as comunidades quilombolas e diversos atores do poder público, fomentar o letramento racial, tanto para a gestão quanto para a população do município, debater intersetorialmente as demandas e conceitos das políticas públicas para quilombolas, a partir da visão conceitual de transfluência pública, e discutir temas que foram previamente levantados na audiência pública realizada em novembro/2021.
 

O Seminário dos Kilombu apresenta os debates e as demandas que dialogam com as ações previstas no Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial - PMPIR, a fim de monitorar as políticas públicas voltadas para os quilombos em contexto urbano no município de Belo Horizonte. Atualmente, são quatro quilombos registrados como patrimônio cultural de Belo Horizonte: Comunidade Quilombo Luizes, Comunidade Quilombo Mangueiras, Kilombu Manzo Ngunzo Kaiango, Kilombu Família Souza. A cidade também conta com o Quilombo Família Matias, que está em processo técnico de reconhecimento pela Fundação Palmares.  No seminário, são debatidos diversos temas ligados aos Povos e Comunidades Tradicionais - PCT, com ênfase nos quilombos, considerando diferentes abordagens afetas tanto ao conhecimento acadêmico quanto dos integrantes dos quilombos que possuem notório saber em relação ao tema central do seminário. 

Programação 2022
Quinta-feira, dia 26 de maio

8h às 8h30 - Café da manhã

8h30 às 10h30 - Abertura geral 

10h30 às 11h30 - Abertura

14h às 17h - Mesa Regularização e garantia de direitos territoriais quilombolas 

17h às 18h30  - Fechamento e encerramento da mesa de debate

19h às 19h30 -  Apresentação artística - Márcio Antônio Matias (Coral das Gerais)

 19h45 às 21h15 -  Apresentação artística - Show Sérgio Pererê

 

Sexta-feira, dia 27 de maio

8h às 8h30 - Café da manhã

8h30 às 8h45 - Axé Inicial

08h45 às 11h45 - Mesa Política de Salvaguarda das Comunidades quilombolas

13h30 às 16h - Mesa Letramento Racial: debate sobre estratégias socioculturais e desafios da equidade racial

16h às 19h -  Fechamento e avaliação do seminário (assinatura das propostas apresentadas)

19h às 20h -  Apresentação artística -Grupo Mulheres de Rocha e Samba de Quilombo

20h15 às 21h15 -  Apresentação artística - Show com Grupo DiBantu

Matripotencializar é quando mulheres de tradição se reúnem para o fortalecimento na defesa de seu povo e proteção do território a fim de gerar autonomia e independência econômica, além de garantir que as tradições sejam transmitidas para as futuras gerações como herança ancestral.