Pular para o conteúdo principal

Mês da alimentação

criado em - atualizado em

Montagem de fotos com três imagens: a primeira, uma plantação de alface, a segunda, uma feira com jilós e tomates expostos e uma terceira de uma criança com um prato de comida na mão. Há um texto: Outubro, mês da alimentação

 

Ao longo de todo o mês de outubro, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza atividades para marcar o Mês da Alimentação. O objetivo é destacar a importância das políticas públicas de segurança alimentar e combate à fome desenvolvidas pelo município, colocar em pauta temas como a agroecologia na cidade e a soberania alimentar e aproximar públicos estratégicos da sociedade civil e o poder público.

 

Programação 2022
#MêsDaAlimentaçãoBH

3 de outubro

8h à 12h - Aula Inaugural (curso de Auxiliar de Cozinha/Trilha da Comida Mineira e Belo-Horizontina)

O curso de Auxiliar de Cozinha marca a retomada da Trilha da Comida Mineira e Belo-Horizontina. Na edição 2022/02, a Trilha propõe tomar novos rumos sob a referência da gastrônoma Larissa Pardim. A proposta é produzir experimentações no sentido de redesenhar o processo de qualificação profissional de maneira a alinhar as demandas do setor produtivo gastronômico da capital mineira com as demandas e especificidades do público atendido pelo CRESAN.

Local: CRESAN-Mercado Popular da Lagoinha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha).

 

4 de outubro

8h às 12h - Diálogos Agroecológicos: Juventudes, Mulheres e Periferias

A atividade tem como objetivo compartilhar as experiências de agricultura urbana, com foco na participação e mobilização dos públicos prioritários: juventudes e mulheres da periferia de Belo Horizonte. Também tem o objetivo de divulgar a política de agricultura urbana, especialmente as possibilidades para a implantação de novas unidades produtivas comunitárias.

Local: Sede da Prefeitura de Belo Horizonte (Afonso Pena, 1.212)
Clique aqui para se inscrever.

 

14h às 16h - Oficina de EAN no Banco de Alimentos.

Mais detalhes em breve.

 

6 de outubro

9h às 13h - Edição Especial - Feira Ampliada da Agricultura Urbana

A Feira da Agricultura Urbana oferece para a cidade a comercialização direta de quem produz para quem consome. São alimentos saudáveis e típicos da cultura alimentar mineira e belo-horizontina cultivados com os princípios da agroecologia como hortifrutigranjeiros, folhosas,  raízes,  ervas,  frutas, além de flores, sementes e outros gêneros da terra. A Feira acontece todas as quintas-feiras. 

Local: Rua Goiás, s/n

Saiba mais.

 

10 e 11 de outubro

11h às 13h - Dia Mundial da Alimentação nos Restaurantes Populares

Atividades de formação e informação sobre alimentação saudável junto aos usuários dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte.

Programação:

•  Restaurante Popular I - Herbert de Souza | Avenida do Contorno, 11.484 – Centro (10 e 11 de outubro)
- Montagem de um painel com informações nutricionais dando ênfase ao tema “Alimentação Segura, Melhor Saúde”. O acesso a alimentos seguros é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas, dos animais e do meio ambiente.”
- Apresentação do Guia Alimentar para a População Brasileira em forma de Stand. Apresentação dos alimentos in natura e diversas formas de processamentos.
- Apresentação dos 10 passos da alimentação saudável pelo sistema de comunicação (som) da unidade.

Restaurante Popular II – Josué de Castro | Rua Ceará, 490 – Santa Efigênia (11 de outubro)
Atividades para os usuários sobre informações do Guia Alimentar para a População Brasileira (parceria com a UFMG).

Restaurante Popular III – Maria Regina Nabuco | Rua Padre Pedro Pinto, 2.277 – Estação BHBus – Venda Nova (11 de outubro)
Atividade para os usuários com o tema do Dia Mundial da Alimentação (parceria com a Faminas).

•  Restaurante Popular IV - Dom Mauro Bastos | Rua Afonso Vaz de Melo, 1.001 – Barreiro (11 de outubro)
Alunos da PUC Minas: atividade para os usuários com o tema do Dia Mundial da Alimentação 

 

20 de outubro

13h às 17h - Do campo à escola – Compras da agricultura familiar para o PNAE

Capacitação contínua dos atores responsáveis pelas compras da agricultura familiar para o PNAE de Belo Horizonte e o aperfeiçoamento da metodologia das compras da agricultura pelo município, por meio do compartilhamento de experiências exitosas de outros municípios mineiros.

Público interno.

 

21 de outubro

Agroecologia no Mercado - atividades de formação e divulgação sobre agroecologia, feira, troca de mudas e sementes

 

24 de outubro

14h às 16h - Implantação Unidade Produtiva no Centro de Referência da Pessoa Idosa

Solenidade, com roda de conversa e oficinas, para inauguração da Unidade Produtiva Institucional e da parceira com a campanha Outubro Prateado - Mês de Valorização da Pessoa Idosa.

Endereço: Rua Perdizes, 336 - Caiçara

 

25 de outubro

13h às 17h - Visita com Chefs às Unidades Produtivas

Visita às Unidades Produtivas (UP) Vila Pinho e Solar da Serra, junto às(aos) chefes de cozinha parceiras(os), para apresentação dos produtos ofertados, com foco no estabelecimento de parcerias comerciais/fomento à comercialização.

 

28 de outubro

14h às 16h - Palestra on-line: Produção Sustentável de Refeições e Avaliação de alimentos doados aos Bancos de Alimentos - UNIFAL

Mais detalhes em breve.

 

14h às 17h - Diálogo de SAN "Gastronomia, Qualificação Profissional e Empregabilidade"

Encontro com parceiros do circuito gastronômico de Belo Horizonte no intuito de escutar sobre as principais demandas e desafios da rede produtiva no campo da empregabilidade. 
• Refletir sobre o formato, ementa e ofertas dos cursos de qualificação profissional ofertados por meio das Trilhas Gastronômicas do CRESAN;
• Articular a oferta de formação gastronômica do CRESAN com as demandas do circuito produtivo gastronômico da capital mineira;
• Articular parcerias no sentido de encaminhar os/as cursistas das Trilhas Gastronômicas do CRESAN para o mercado de trabalho formal;
• Fomentar a parceria entre poder público e o mercado gastronômico belo-horizontino no sentido de sustentar e potencializar o título de “Cidade Criativa da Gastronomia”.

 

31 de outubro

Live 10 - Roleta Virtual | Alimentação para pessoa idosa (Diretoria da Pessoa Idosa)

Em comemoração ao Outubro Prateado, mês da pessoa idosa, a décima live do ano, oferecida para os grupos de idosos da cidade mensalmente, trará uma proposta de Roleta Virtual com questões e dicas sobre alimentação e nutrição para o público idoso.

Mais detalhes em breve.

 

 


Cidade Criativa da Gastronomia 

A gastronomia é um dos principais ativos de Belo Horizonte. Nos últimos anos, o segmento e suas vertentes se tornaram uma aposta estratégica da Prefeitura de Belo Horizonte, tanto no posicionamento e promoção, quanto no desenvolvimento de políticas públicas do município,assim como nas ações voltadas para fomentar a segurança alimentar. Todo esse trabalho de criatividade gastronômica como motor de desenvolvimento sustentável culminou com o reconhecimento pela Unesco de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia.