Pular para o conteúdo principal

Seminário Antigo Aeroporto Carlos Prates: Ocupação e usos no novo bairro

criado em - atualizado em

 


A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou, em julho de 2023, uma proposta urbanística para a área de mais de 500 mil metros quadrados onde, até 31 de maio de 2023, funcionava o aeroporto Carlos Prates. A proposta está sob análise na Secretaria de Patrimônio da União (SPU), enquanto transcorre o processo para transferência da área para a PBH.


Para apresentar para a população a situação da área do antigo Aeroporto Carlos Prates e promover uma escuta da população   sobre a proposta de ocupação e usos que serão desenvolvidos no local, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Política Urbana, convida a todos para participar do Seminário "Antigo Aeroporto Carlos Prates: Ocupação e usos no novo bairro".  
 

O Seminário ocorrerá nos dias 9 e 11 de maio de 2024, na rua Carangola, 288 - Bairro Santo Antônio (sede da Secretaria Municipal de Educação). No dia 9/5 o evento terá início às 19h, com credenciamento a partir das 18h. No dia 11/5, o evento terá início às 9h, com credenciamento a partir das 8h. 
 

Os participantes deverão escolher um dos cinco grupos temáticos que irão trocar informações e ideias especificamente daquele assunto. Confira abaixo quais são esses grupos e o escopo dos trabalhos.


 

Meio ambiente, espaços públicos e qualidade de vida urbana

Possibilidade da qualificação do espaço público da área do antigo Aeroporto Carlos Prates e sua vizinhança, a partir das potencialidades do planejamento urbano-ambiental que considere as afirmativas da sustentabilidade, segurança, acessibilidade, conforto ambiental, inclusão e resiliência*, bem como promoção da disponibilização de estrutura adequada à sua apropriação pela população.

 

Questões de referência:
 

. Quais soluções para o parcelamento, ocupação e uso devem ser consideradas para a implantação do novo bairro com relação às questões ambientais e a implantação de novos espaços públicos?
 

. Quais soluções de desenho urbano podem ser observadas para a criação de espaços públicos (ruas, calçadas, praças) seguros e confortáveis?
 

. Quais as oportunidades de lazer e esportes devem ser priorizadas na elaboração da proposta do novo parque do bairro?

 

Confira mais informações

 

 

 

Habitação e serviços públicos cotidianos

Possibilidades do novo bairro em incorporar novas habitações e serviços públicos cotidianos com equilíbrio e articulação com os bairros vizinhos. A habitação é entendida como a possibilidade de morar em conjunto com as possibilidades de acesso à cidade. Por isso, a discussão da habitação está atrelada a disponibilidade de serviços públicos cotidianos em sua vizinhança.  

 

Questões de referência:
 

. Quais medidas a serem tomadas para ampliar a capacidade do novo bairro para a implantação de moradias e serviços públicos?
 

. Como inserir novas habitações alinhadas com as restrições e potencialidades da área?
 

. Quais os tipos de serviços públicos deveriam ser considerados na proposta?

 

Confira mais informações

 

 

 

Desenvolvimento econômico 

Possibilidades do parcelamento, ocupação e uso da área do antigo Aeroporto Carlos Prates na formação de um novo bairro para impactar e acionar seu  desenvolvimento econômico e bairros vizinhos. O desenvolvimento econômico é entendido, neste contexto, como a possibilidade de geração de atividades comerciais, serviços públicos e oportunidades de emprego.    

 

Questões de referência:
 

. Quais medidas podem ser tomadas para impulsionar o desenvolvimento econômico do novo bairro?
 

. Como a proposta de parcelamento, ocupação e uso do novo bairro podem agregar nas medidas potencializadoras do d desenvolvimento econômico?

 

Confira mais informações

 


 

Mobilidade e integração urbana

Possibilidade do novo sistema viário se relacionar com o já existente e promover maior possibilidade de articulação da mobilidade da área da proposta e de suas áreas vizinhas com todo o município. A integração urbana da área está diretamente relacionada com a maior capacidade de mobilidade que ela proporcionará.

 

Questões de referência:  
 

. Quais medidas a serem tomadas para ampliar a integração do novo bairro com as áreas vizinhas a partir do sistema viário? Em que medida a implantação do novo bairro pode contribuir para aumentar a integração urbana das áreas vizinhas?
 

. Como potencializar a mobilidade ativa do novo bairro?
 

. Como potencializar a mobilidade do novo bairro?

 

Confira mais informações

 

 

 

Lazer, cultura e potencial turístico

Possibilidades para que o parcelamento, ocupação e uso da área do antigo aeroporto Carlos Prates e vizinhança tenham atributos relacionados ao lazer, cultura e potencial turístico. O lazer é entendido como as possibilidades de apropriação do espaço para as atividades cotidianas de interação social, contemplação, brincadeiras e atividades esportivas, entre outras. A cultura está atrelada às possibilidades de lazer, como também outras  possibilidades de manifestação cultural, as quais podem estar alinhadas com o potencial turístico. 


 

Questões de referência:  

. Qual o potencial turístico e de lazer existente na área do antigo Aeroporto Carlos Prates e vizinhança atualmente? Do potencial elencado, o que pode ser potencializado?
 

. Quais soluções para o parcelamento, ocupação e uso devem ser consideradas para a implantação do novo bairro observando as questões de lazer, cultura  e potencial turístico? 

 

Confira mais informações

 

 

 

 

 

Proposta Urbanística


Conheça a proposta urbanística apresentada pela Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Legislação


Conheça a Legislação relativa ao assunto.

 

Lei Federal n° 6.766/1979
Dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras Providências


Lei Federal n° 9.636/1998
Dispõe sobre a regularização, administração, aforamento e alienação de bens imóveis de domínio da União, altera dispositivos dos Decretos-Leis nos 9.760, de 5 de setembro de 1946, e 2.398, de 21 de dezembro de 1987, regulamenta o § 2o do art. 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências.


Lei Federal 10.257/2001
Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais da política urbana


Lei Municipal n° 9.725/2009
Institui o Código de Edificações do Município de Belo Horizonte e dá outras providências.


Lei Municipal n° 11.181/19
Aprova o Plano Diretor do Município de Belo Horizonte e dá outras providências.


Lei Municipal n° 11.216/2020
Dispõe sobre a aplicação dos instrumentos de política urbana previstos nos Capítulos II, III e IV do Título II da Lei nº 11.181, de 8 de agosto de 2019, que aprova o Plano Diretor do Município de Belo Horizonte, e dá outras providências.

 

 

Para obter mais informações, entre em contato com a equipe do projeto por meio do e-mail novobairro@pbh.gov.br.