Pular para o conteúdo principal

Parque do Onça

criado em - atualizado em
parque_do_onca.png

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte através do Programa Nascentes (antigo Drenurbs) vem consolidando a produção de ações e obras que observam ao tratamento das áreas de margem de rios, córregos e o manejo das águas pluviais.

 

Pautada nos avanços que o programa Nascentes produziu para a cidade, a Prefeitura através da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP) e da Subsecretaria de Planejamento Urbano (Suplan), direciona as ações do programa para a implantação do Parque do Onça.

 

Nas margens do Ribeirão do Onça, os problemas ambientais, de saúde pública e de risco decorrentes da ocupação informal das áreas inundáveis foram suporte para a demanda da implantação de um parque urbano. O parque é uma solicitação já consolidada pela comunidade local e pelos movimentos organizados, e amplamente discutida nos conselhos temáticos. O projeto visa a recuperação e conservação das margens do Ribeirão do Onça e Gorduras, o tratamento das áreas de risco de inundação e a criação de novos espaços públicos para os cidadãos da região e de toda a cidade.

 

O Parque do Onça poderá ser um dos maiores parques de Belo Horizonte, com extensão aproximada de 5,5 km, passando por diversos bairros: São Gabriel, Vila São Gabriel, Ouro Minas, Vila Fazendinha, Novo Aarão Reis, Belmonte, Ribeiro de Abreu, Conjunto CBTU (Novo Tupi), Conjunto Ribeiro de Abreu, Casas Populares (Ribeiro de Abreu) e Monte Azul.

Com o objetivo de garantir a elaboração do projeto de maneira democrática e, assim, construir uma proposta que atenda aos anseios da comunidade local, a Suplan está coordenando, com o apoio do COMUPRA (Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu) e do Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa, um ciclo de oficinas para a elaboração conjunta do projeto preliminar do Parque. O produto final destas oficinas servirá de ponto de partida para o desenvolvimento do Projeto Executivo, no âmbito do contrato da Licitação SCO-078/2013, supervisionado pela SUDECAP.

 

pdf%20vd%20redux%2051x71.png Diagnóstico Propositivo do Parque do Onça (2014)

pdf%20vd%20redux%2051x71.png Memorial Descritivo e Estudo Preliminar do Parque do Onça (2014)

Clique aqui e acesse as fotos das Oficinas para elaboração do projeto, realizadas com a população.