Pular para o conteúdo principal

Lagoinha

criado em - atualizado em

Diagnóstico e propostas para a região da Lagoinha

Em 2011, foi desenvolvido um diagnóstico urbano de uma parte do bairro Lagoinha para subsidiar a contratação de Projeto de Requalificação das vias e espaços públicos do bairro. Esse diagnóstico foi compatibilizado e incorporado ao Plano Urbanístico da Operação Urbana Consorciada (OUC) do Corredor de Transporte Coletivo das Avenidas Antônio Carlos e Pedro I, instrumento de política urbana que visa a estruturação da área por meio de intervenções de melhoria no sistema viário, desenvolvimento de comércio e serviços, condições para a construção habitacional, manutenção do patrimônio cultural e incremento de áreas verdes.

 

Após a aprovação do novo Plano Diretor de Belo Horizonte (Lei nº 11.181/2019), a Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) iniciou os estudos para a elaboração do Plano de Qualificação Urbanística Centro-Lagoinha. O Plano Centro-Lagoinha pode ser considerado como um elemento de implementação do Plano Diretor. 

 

Os investimentos previstos neste Plano serão destinados principalmente para obras que irão melhorar as condições de mobilidade e a acessibilidade das pessoas e qualificar os espaços públicos Além disso, serão realizados investimentos em ações relacionadas à mobilidade urbana, ao patrimônio histórico e cultural, assistência social, habitação de interesse social, meio ambiente e saneamento.

 

Nesse contexto, o Parque de Integração da Lagoinha surge como um elemento  de transposição de barreiras e de conexão entre as estações de transporte coletivo e os bairros vizinhos, com vistas a potencializar o uso do transporte coletivo e dos modais de transporte não motorizados. Tal condição se apresenta associada a uma ação de recuperação de espaços públicos residuais e de integração dos mesmos ao tecido urbano.

 

 

icone pdf ▶ Diagnóstico Lagoinha

 

icone pdf ▶ Estudo Preliminar do Parque de Integração da Lagoinha

 

perspectiva ilustrativa - Parque de Integração da Lagoinha

perspectiva ilustrativa - Parque de Integração da Lagoinha

 

perspectiva ilustrativa - conexão da Passarela com o Terminal Rodoviário.

perspectiva ilustrativa - conexão da Passarela com o Terminal Rodoviário

 

perspectiva ilustrativa - Praça Central

perspectiva ilustrativa - Praça Central