Pular para o conteúdo principal

Plantas aquáticas

atualizado em 27/03/2018 | 08:41

aquatica1.jpg

 

 

Soldanela-d`água; Estrela-branca; Floco de neve da água; Banana d`água


aquatica2.jpg
 

Nome científico: Nymphoides indica (L.) Kuntze, MENYANTHACEAE
Origem: América tropical, Asia e Australia. É uma espécie ameaçada no Japão. 
Erva perene encontrada em brejos e lagoas do litoral e do interior. Pode se enraizar firmementeno substrato ou flutuar livremente na água. Pecíolos longos e flexíveis sustentam as folhas arredondadas na superfície da água e ajudam a planta a se adaptar à dinâmica de cheias e secas das lagoas. As flores, de pétalas brancas e franjadas internamente, saem em cachos ou solitárias próximo da base das folhas.

 

 

Ninfeia azul, Lírio da água, Lótus azul

Nome científico: Nymphaea caerulea, NYMPHEAEACEAE
Origem: Norte e centro da África 
Esta bela planta apresenta flores que se espalham sobre a lâmina d`água em forma de estrela com pétalas azuladas eretas, pontiagudas espalhados sobre a superfície da água. Suas folhas são diretamente conectadas ao rizoma pelos longos pecíolos. Embora abundante no Delta do Nilo, a ninfeia azul quase desapareceu nesta região sendo hoje considerada em perigo de extinção. Muita confusão existe sobre o nome comum desta planta, sendo às vezes confundida com o lótus sagrado indiano (Nelumbo nucifera). O lótus azul é sagrado para a cultura egípcia como um símbolo da criação e do renascimento.

 

 

Planta mosaico, Canário-da-água

Nome científico: Ludwigia sedoides, ONAGRACEAE
Origem: tem ampla distribuição desde o sul do México, América Central onde cresce em todos os países, exceto Belize, e no “West Indies” (Cuba, Jamaica). Na América do Sul, ela é satisfatoriamente comum, na Guiana, Venezuela, Colômbia oriental, Equador oriental, Bolívia e Paraguai. No Brasil, nos estados do norte e centro. 
Planta aquática muito atrativa com folhas em roseta flutuando sobre a superfície da água e grandes e brilhantes flores amarelas. A espécie é extremamente reconhecível e uniforme. Embora totalmente aquática, falta a ela pneumatóforos e caules esponjosos, que são associados com algumas outras espécies do gênero. Profusamente espalhadas e ramificadas, ela forma grandes massas na água através de sua eficiente propagação vegetativa.